Gastronomia de Aveiro

Ovos Moles

Os tradicionais ovos moles de Aveiro, claramente um doce conventual, feito com gemas de ovos bem frescos e açúcar em ponto, cria um creme delicioso de ovos, que normalmente é posto em formas feitas de hóstia ou em pequenos barris decorados com motivos do mar e da ria de Aveiro.

Tripas de Aveiro

As tripas de Aveiro ou tripas doces, conhecidas localmente como tripas, são uma especialidade da doçaria portuguesa, típica da região de Aveiro e mais concretamente da Costa Nova. As tripas consistem numa massa à base de farinha, com ou sem produtos de origem animal, que posteriormente é levemente cozida numa máquina, distinguindo-se da receita mais antiga da bolacha americana.

Tradicionalmente, é servida quente e num guardanapo, simples ou recheada com chocolate ou os tradicionais ovos moles, e polvilhada com canela. Atualmente, é presença comum em barraquinhas na zona nas praias e centros comerciais de Aveiro e em cafés no centro da cidade, chegando a ser comercializada em estabelecimentos em outras cidades de Portugal ou no estrangeiro.

 Caldeirada de enguias

Antigamente, as enguias eram apanhadas exclusivamente na Ria de Aveiro, em riachos e ribeiros da região, pelo que, eram abundantes e um prato bastante confecionado, porque eram as próprias pessoas que as apanhavam. Atualmente, esta prática já não se verifica, e a sua grande maioria é produzida em viveiro.