Turismo de Évora

Évora Monte

Tem o nome alternativo de Santa Maria. Teve foral em 1248. Fez parte do património da Casa de Bragança e pertenceu ao concelho de Vimieiro até à sua extinção em 1846. Foi sede do concelho de Évora monte criado nesse ano e extinto em 1855.

Era constituído por 5 freguesias: Évora monte, São Pedro, São Bento do Mato, Freixo e Vidigão.

Em 1801 tinha 2661 habitantes e 227 km². Após as reformas administrativas do início do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de Santa Justa. Em 1849 tinha 3 030 habitantes e 270 km².

Aqui se assinou, em 26 de maio de 1834 a Convenção de Evoramonte, que pôs termo à guerra civil de 1832-34 travada entre absolutistas e liberais e definiu o exílio do ex-infante D. Miguel.


Praça do Giraldo

A Praça do Giraldo é a principal praça da cidade de Évora e situa-se no centro histórico na freguesia de Santo Antão.

Formada como praça no século XIV, aqui se situavam os antigos Paços do Concelho e um arco romano, posteriormente demolido aquando da construção da Igreja de Santo Antão e do Chafariz da Praça do Giraldo . Aqui também se realizava o mercado da cidade.

Atualmente a praça é dominada pela Igreja de Santo Antão e pela sede do Banco de Portugal de Évora nos topos da praça. A volta estão situadas bancos, lojas, restauração e esplanadas.


Igreja da Graça

A Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD, também conhecida simplesmente como Igreja da Graça) é uma igreja evangélica de denominação neopentecostal fundada em 9 de Junho de 1980 por Romildo Ribeiro Soares (mais conhecido como Missionário R. R. Soares), na cidade do Rio de Janeiro, estado homônimo. Presente em outros países, além do Brasil, possui mais de 5.000 templos em seu total. Sua sede se encontra em São Paulo. Sua nova sede já está sendo construída, terá capacidade para dez mil pessoas, ainda terá um grande prédio para estacionamento, vagas de estacionamentos para ônibus e micro-ónibus; espaços para grandes festas e casamentos; ele será denominado Templo das Nações.