Depois da paragem para o Natal e fim de ano, alunos e professores regressam para o que resta do 1.ºsemestre.
É tempo de terminar as atividades interrompidas e fazer as últimas avaliações, o semestre está no fim e passou a correr!
Assim que regressámos, os alunos com uma caligrafia bonita, participaram no concurso promovido pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Biblioteca Escolar.
Como já nos habituaram tiveram uma boa prestação e foi difícil escolher os melhores.
Aos participantes... muitos parabéns!
Em Educação Física são demonstrados os conhecimentos na prática e na teoria.
Desenvolver o PASEO em todas as disciplinas!
Dar a opinião sobre o trabalhado... mostrar o que se aprende, e ao mesmo tempo desenvolver a sua escrita e o seu pensamento critico.
O PASEO a ser trabalhado!
Uma peça que nos leva a viajar no tempo e a uma reflexão!
Esta peça levou-me a uma "viagem no tempo" e fez-me refletir sobre vários assuntos presentes, ainda nos dias de hoje, na nossa sociedade. Na minha opinião, Gil Vicente realizou um ótimo trabalho ao dar "lições" aos espectadores através do riso.
Se tivesse de escolher uma personagem para interpretar, escolheria o Parvo, pois é a personagem com que mais me identifico. Joane é uma pessoa bastante sincera, diz tudo o que pensa e é engraçado, dado que a sua sinceridade induz o riso. Aprecio a forma como ele lida com as situações com que se depara e creio que não é por acaso que é o favorito de muitos.
Porém, há situações com as quais eu não concordo e que, se fosse eu, tomaria outra decisão. A meu ver, o Anjo e o Diabo agiram bem quanto ao destino do Fidalgo, pela sua vida de superioridade e arrogância, característica partilhada com o Onzeneiro, que apresentava ser também ganancioso e enganador. Os arrais foram justos com o destino do Sapateiro, falso e enganador; com o Frade, que me surpreendeu bastante devido aos seus comportamentos e aos da sua classe social ( o Clero); com a Alcoviteira, que não só era prostituta, como incentiva meninas a seguir o seu exemplo. Por último, o Corregedor e o Procurador foram merecedores do seu destino, pela corrupção e os subornos, e o Enforcado, apesar de ingénuo era um criminoso.
Considero que o Parvo e o Judeu não foram bem recebidos pelos arrais. O parvo por não ser levado a sério e o Judeu pela sua religião. Concordei com o destino do mesmo, pelos atos e subornos que praticava, mas não com a forma como foi tratado. Por fim, discordo com o destino dos Quatro Cavaleiros e com a forma como o Anjo os tratou. Acho que não mereciam o paraíso, pois mataram muita gente em busca de território e apresentavam uma certa superioridade e, a meu ver, falsa religiosidade.
Em suma, o auto é uma obra muito importante para a história da literatura portuguesa pois faz uma crítica social com algum humor e uma reflexão sobre os valores humanos. Gil Vicente faz-nos pensar sobre as consequências das nossas escolhas e a necessidade de desenvolver o espírito crítico. Todos estes temas continuam a fazer parte da atualidade, o que pode ser um abre olhos para a sociedade.
Inês
Por falar em reflexão...
Os alunos foram convidados, na disciplina de educação física, a ver um pequeno documentário e refletir sobre a sua história.
Uma história de vida que nos faz pensar. Uma história de superação e resiliência.
Um convite para todos... espreitem e fiquem a conhecer a vida e o legado de João Semedo Tavares, mais conhecido por Johnson!
Para ver e refletir...
Este ano o 9.º ano participa na atividade promovida pela Câmara Municipal do Seixal e do Ecomuseu, e que bonitos ficaram os "nossos corações".
Um trabalho realizado nas disciplinas de Português, Educação Tecnológica e Educação Visual.
Vamos ficar muito orgulhosos quando virmos o trabalho de todos exposto. Parabéns a todos!
E CHEGOU A ÚLTIMA SEMANA DO SEMESTRE...
Uma semana cheia, assistir a sessões de esclarecimentos, ir ao teatro e por fim trabalhar colaborativamente e apresentar os trabalhos interdisciplinares - VIAGEM DE SONHO
Porque nunca é demais saber!
A enfermeira Inês Batista, esteve durante um dia inteiro a prestar esclarecimentos e a tirar todas as dúvidas existentes.
E finalmente chegou o dia em que turmas de 9.º ano foram ao TEATRO.
Uma vez mais, foi a oportunidade de aprender de forma diferente, assistindo à peça AUTO DA BARCA DO INFERNO de Gil Vicente, pela companhia O SONHO.
Já todos tinham trabalhado a peça nas aulas de português, mas ver o PARVO e o DIABO ao vivo foi uma emoção😄.
E alguns alunos tiveram oportunidade de subir ao palco para participarem!
TEATRO O AUTO DA BARCA DO INFERNO
DE GIL VICENTE - 23 DE JANEIRO
Uma opinião sobre a peça em cena no teatro O SONHO
A peça de teatro "Auto da Barca do Inferno", que foi representada pela companhia de teatro "O Sonho" é baseada na peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, a qual retrata uma visão diferente do "após vida", onde nós, o público, estamos frente-a-frente com um cais, várias personagens e duas escadas com destinos e regras diferentes, dando a conhecer várias personagens, com personalidades e estilos de vida diversos. Os aspectos que mais gostei foram:a interação com o público, os efeitos sonoros e o cenário.
Os efeitos sonoros ajudavam a perceber melhor as cenas e melhoram a apresentação.
O cenário cativou a atenção, pois as cores e os elementos eram chamativos e, de modo geral, fáceis de identificar e separar O " inferno" do " Paraíso".
A interação com o público foi o que mais gostei, pois foram interações simples, mas engraçadas que causaram o riso, mas também a melhor compreensão da peça em alguns casos.
Gostei também de como o Diabo "brincava" com as personagens e ridicularizava as mesmas, o que provocou alguns risos.
Eu consigo pensar em vários aspectos positivos sobre esta peça, mas não consigo dizer algo que seja negativo ou que estivesse contra as minhas expectativas para esta peça.E com isso o que eu quero dizer é que foi uma dramatização que valeu a pena ir ver e que, se eu fosse ver de novo, teria o mesmo impacto que teve quando a vi pela primeira vez.
A meu ver, o visionamento desta peça foi bastante importante e enriquecedor, pois cativa a atenção e provoca risos ao público.
Em suma eu recomendo esta peça e, se tiver a oportunidade de ir ver, vá porque não se irá desapontar.
RF
Ao longo do semestre a professora Agostinha trabalhou de uma forma muito original a responsabilidade e a necessidade de cumprimento de prazos. Ao mesmo tempo desenvolveu o digital e as competências da sua disciplina, a matemática... que a maioria dos alunos acha muito difícil.
Propôs a realização de um Diário de Aprendizagem digital na classrom.
E não é que a maioria cumpre com o combinado. Às vezes só é preciso ser persistente!
E PARA TERMINAR O SEMESTRE
A 2.ª sessão do CAPACITAR NA PEL e apresentação da VIAGEM DE SONHO...
O que fazer em situação de emergência, todos deveriamos saber.
Para isso os nossos alunos, apoiados pelos professores preparam a informação para que todos se sintam preparados para uma emergência.
Na disciplina de geografia, em colaboração com as restantes disciplinas, as turmas foram desafiadas a viajar... o que seria preciso para fazerem a sua viagem de sonho.
Quanto será preciso, o que ver, que caminho tomar. E todos responderam ao desafio...
Agora foi tempo de apresentar e partilhar o destino de sonho à turma e aos professores!
E o semestre terminou... agora os alunos vão descansar e os professores vão mergulhar nas grelhas de avaliação para serem o mais juntos possível.
Até dia 3... cá vos esperamos!