E chegámos ao mês de junho...
O tempo passa depressa e daqui a uns dias o ano letivo está concluído. Muito fizemos desde que em setembro recebemos seis turmas de 7.ºano.
Em sala de aula despertou-se a curiosidade e o desenvolvimento da escrita e os alunos, depois de refletirem, fizeram textos sobre a ESCRATURA
Na Grécia Antiga, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante, tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor.
Os escravos eram considerados apenas habitantes da cidade e não cidadãos, não sendo portanto abrangidos pelos direitos e regalias destes últimos. Os escravos costumavam ser capturados nas guerras entre as diferentes polis. A Hélade (Grécia) não era uma agregação territorial, mas antes um conjunto de polis autónomas.
A partir do século V a.C., os escravos eram comparados aos bárbaros, tendo também havido gregos que se tornaram escravos.
Simão e Diogo
Na Grécia Antiga as pessoas podiam-se tornar escravas de várias maneiras, sendo a mais comum a captura em guerras.
Na maioria das cidade-estado gregas transformavam o prisioneiro num escravo. Na cidade de Esparta onde havia muitas guerras, o número de escravos era muito numeroso, sendo assim a cidade com mais escravos da Grécia. Em algumas cidades na Grécia havia a escravidão por dívidas.
Gonçalo
Houve ainda oportunidade para um aluno com um talento especial fazer uma interpretação com a Grécia como pano de fundo.
Templo Grego
Zeus
Já no final do ano ainda, mas ainda recebemos a visita do PROJETO JAH, cujo dinamizador foi Nuno Almeida, e que se rege pelos princípios da Filosofia Rastafari e que promove valores da Cidadania. Mais um momento para os alunos ouvirem falar de diálogo Intercultural e respeito pelo outro.
PROJETO JAH MOMENT
Houve ainda tempo para várias atividades utilizando metodologias ativas.
Em FQ foi aplicada a metodologia Jigsaw, onde a cooperação é a chave para a resposta a uma questão central. Sempre com a preciosa ajuda da classroom onde foram colocados os materiais de apoio e os documentos necessários para a resolução da atividade.
o método Jigsaw baseia-se no princípio da aprendizagem cooperativa e consiste na divisão da turma em grupos que vão trabalhar de modo cooperativo, reorganizando-se em diferentes momentos, para partilhar e construir conhecimento, o que permite o desenvolvimento de diferentes competências nos alunos
E a rotação por estações.
A atividade foi planeada e os alunos rodaram nas atividades distribuídas por 4 estações. Não houve distrações e todos terminaram a tempo. A professora orientou e esclareceu dúvidas.
Estação 1
Estação 2
Agora que o ano se aproxima do fim
E o fim do ano chegou. Tão rápido!
Para a despedida foi combinado um convívio no Parque do Serrado.
Em junho de 2023 professores e alunos foram dar as boas vindas ao verão e despedir-se do ano letivo 22-23.
Agora que acabou é aproveitar o verão e as férias.
Até setembro!