Em novembro recebemos duas associações de imigrantes com um programa cujo conteúdo estava relacionado com os seus Países de Origem e aspetos culturais relevantes.
Esta iniciativa visou contribuir para que todos os jovens mantenham o conhecimento e o contacto com as realidades, tradições e cultura das suas origens, e ao mesmo tempo fomentando a sua integração e o diálogo intercultural por parte da restante comunidade educativa, através do envolvimento direto do movimento associativo imigrante do Seixal.
Ainda no âmbito da atividade OUTROS POVOS, NOSSAS CULTURAS, a turma E realizou, depois de algum debate na disciplina de português um cartaz coletivo bem original.
A pretexto do Dia Universal dos Direitos da Criança a 20 de novembro os alunos ficaram a conhecer um pouco melhor estes direitos. Durante uma manhã de novembro em colaboração com a Biblioteca Escolar todas as turmas de 8.ºano pararam para ouvirem os seus direitos.
E se em vez de pensarmos no passado pensarmos no presente e no nosso caso particular! Foi isso que os alunos fizeram, pensaram no si e fizeram um painel bem original
DÁ ASAS À TUA IMAGINAÇÃO
Em articulação com a equipa da Biblioteca Escolar os alunos participaram num momento de escrita criativa.
Com um guião ao dispor, a pares, os alunos deram largas à sua imaginação, aliando a escrita à criatividade.
A CÓMODA DOS EUS
Atividade da responsabilidade das dinamizadoras são da Casa Fernando Pessoa com a participação do 8.ºano
Já a terminar o mês de novembro, os alunos do 8.ºano participaram no corta mato escolar.
E a passos largos chegamos ao mês do dezembro, o mês do natal e último mês do ano, daqui a pouco estamos em 2024!
...e ai está dezembro!
Durante o mês de dezembro foi feita a recolha de alimentos para posterior entrega ao EcoSol.
Os alimentos serão depois distribuídos pelas famílias em dificuldades e que são apoiadas pelo projeto.
No dia 5 realizou-se o Concurso de Ortografia nas disciplinas de português, inglês e francês. Participaram dois alunos de cada turma e as disciplinas. Deram todos o seu melhor e estiveram de parabéns.
Na última semana de aulas do ano, a equipa planeou algumas atividades.
Os alunos tiveram oportunidade de treinar com o seu kit tecnológico, algumas ferramentas necessárias para o seu futuro. Apesar de alguns constrangimentos o balanço foi positivo.
No dia 20 de dezembro, fomos conhecer a Cidade da Amora com outros olhos... houve muito para ver e fotografar. No fim foi criado um padlet onde foram colocadas as fotos tiradas
Treinar as competências digitais foi o objetivo e ao longo da manhã foram atividades onde utilizaram o processador de texto e o editor de equações.
Em articulação com o Centro de Saúde e a Polícia de Segurança Pública na manhã do dia 18 e 19 decorreu uma sessão de sensibilização cujo o tema é de máxima importância e onde todos os esforços são poucos para o seu desaparecimento.
Ao longo de uma manhã. todas as turmas do 8.ºano juntamente com os professores visitaram alguns locais históricos da Cidade de Amora. Com a ajuda de um itinerário percorremos um bocadinho da história da nossa cidade. Alguns olharam pela primeira vez para locais por que diariamente passam
Ao longo da caminhada os alunos tiveram oportunidade de fotografar não só o património, mas também as provas de que a matemática e as ciências estão por todo o lado.
Os alunos de CEA - ET com a orientação da professora trabalharam afincadamente... pelo menos alguns, e o resultado foi uma bela exposição alusiva ao Natal.