Para assinalar o dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, bem como os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, os alunos de 8.º ano participaram numa atividade especial na última semana de aulas: assistiram a uma animação sobre a vida do poeta, realizaram um quizz e criaram um cartaz com a primeira estrofe de diferentes poemas deste autor, completando a atividade com a leitura em voz alta, individual e coletiva (em jogral) de sonetos, vilancetes e outros textos líricos.
O resultado foi uma exposição que refletiu o empenho, a criatividade e as aprendizagens desenvolvidas.
A Português, os alunos das turmas B, C, D e E assinalaram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor. Depois de conhecer a tradição catalã que deu origem a esta comemoração realizada no dia 23 de abril, debateu-se a importância do respeito pelos direitos de autor, explorando oralmente situações de plagiato e as suas consequências.
No âmbito deste dia, elaboraram cartazes com o título e o autor dos livros que mais gostaram de ler, posteriormente expostos na Biblioteca.
Este ano, nas turmas B, C, D e E, estudamos um livro diferente. Através da obra Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa, os alunos criaram diferentes textos, individualmente e em grupo, antes, durante e depois da leitura desta história, realizaram debates sobre a doença, a perda, as relações familiares e de amizade, os afetos, entre outros.
Começamos pela audição e exploração da música “Óscar”, de Mafalda Veiga, imaginando a vida daquele Óscar, cheio de sonhos e planos. Os grupos pesquisaram e apresentaram à turma cada artista referido no poema desta canção. De seguida, criamos histórias a partir de diferentes capas de edições do livro que se iria estudar.
A partir daí, ao longo de várias aulas, caminhamos com o Óscar (o da história), através da leitura do texto (expressiva, à primeira vista, silenciosa, individualmente ou preparada em grupo), explorando diferentes aspetos da ação e do relacionamento entre as personagens. Ao longo do percurso, foram elaborados mapas de personagens e redigidos diários de leitura, terminando-se com a escrita de uma carta do Óscar.
Finalmente, através de um exercício de resolução de problemas, procuramos formas de, enquanto colegas, podermos ajudar outros alunos em diferentes situações colocadas.
A propósito do Dia dos Namorados, os alunos falaram de afetos e da forma de os expressar. Para assinalar a data, em algumas turmas houve pesquisa poemas de autores diferentes, que copiaram para poder expor e mostrar à comunidade escolar a sensibilidade de vários escritores relativamente ao tema do Amor, enquanto noutras a criatividade foi expressa através da criação de textos.
Foram momentos interessantes, de descoberta de novos nomes da literatura portuguesa a explorar no futuro.
A Português, os alunos das turmas B, C, D, e E falaram das línguas oficiais de Portugal (que são o Português, o Mirandês e a Língua Gestual Portuguesa) e de diferentes formas de comunicar à distância ao longo da História. Os alunos foram desafiados a aprender e a utilizar um código, já antigo, de comunicação à distância: o homógrafo, um código em que são usadas bandeirolas para formar cada letra e algarismo (ver imagem). No final deste semestre, os alunos irão pôr em prática o que aprenderam.
In: https://jotajoti.pt/wp-content/uploads/2021/11/tecnica_homografo.png
Desafio: Com o código ao lado tenta decifrar a mensagem abaixo
Entre vários tipos de texto, estudou-se a carta de apresentação. Como exercício de escrita, os alunos escreveram cartas dirigidas à Sr.ª Diretora do Agrupamento, prof.ª Célia Almeida, propondo projetos de voluntariado ou apresentando propostas para melhorar alguns problemas da escola. Os melhores textos serão entregues à destinatária.
Queria eu ser Pai Natal,
Andar num trenó movido por renas,
Pousar no cimo das casas,
Tanto em Buenos Aires como em Atenas.
Descer pelas chaminés,
E trocar um sonho por um presente,
Fazer a profissão mais nobre,
Deixar toda a gente contente.
O Natal é uma época feliz,
É a estação da saudade,
Faz-nos festejar,
Independentemente da idade.
O presente mais belo não se compra,
É o carinho que dá se dá e se sente ,
A alegria mora no simples,
Na união que nos fortalece,
E faz de nós mais gente.
Que este Natal seja luz e paz,
Que a esperança renasça,
E o amor se refaça,
Porque em cada momento, cada ação,
É o Natal a força de um coração.
Leonor Silva, 8.ºA
Na noite serena,
A estrela a brilhar,
Luz que desperta,
O amor a pular.
Presépios humildes,
Canções a soar,
É Natal,
É tempo de amar.
A neve que cai,
O calor do lar,
Famílias unidas,
Para celebrar.
No olhar das crianças,
A paz a reinar,
É Natal,
O mundo abraçar.
Henrique Silva, 8.ºA
No presépio, a estrela a brilhar,
Anjos cantam para celebrar.
Com esperança no coração,
Vivemos o Natal em união.
Com os sinos a tocar,
Que trazem paz no coração.
O Natal vem para lembrar,
Que o amor é a solução.
No Natal é altura de sorrir,
E o tempo aproveitar.
De bom coração vamos agir,
e o amor espalhar.
Nesta noite encantada,
de alegria e emoção.
Que a família seja abençoada,
Feliz Natal, de coração.
Daniel Rocha, 8.ºA
A minha árvore de Natal,
É muito especial.
É um pinheirinho diferente,
Mas que alegra muita gente.
Tem luzinhas que piscam,
Tão bonitas e brilhantes,
A acompanhar a linda melodia,
Que naquela casa entrava.
Mas esta árvore não tem só bens materiais. Tem coisas que não podem faltar, amor, alegria e também muita magia!
Que o vosso Natal seja repleto de amor e alegria e que tenham um dia feliz ao lado dos que mais amam.
Feliz Natal
Carolina Serafim, 8.ºA
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA