É com grande satisfação que partilhamos convosco a Newsletter do 2.º semestre da Equipa Pedagógica do 8.º Ano, que reúne um conjunto de momentos marcantes e atividades desenvolvidas com os nossos alunos ao longo deste período letivo.
Esta edição reflete o envolvimento dos alunos e o trabalho colaborativo dos professores da equipa, com destaque para projetos onde se cruzam criatividade, cidadania, sustentabilidade e tecnologia, sempre com foco nas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Agradecemos, desde já, a todos os que contribuíram com ideias, práticas e disponibilidade para tornar possível esta partilha.
Boas leituras e votos de excelentes férias!
No passado dia 4 de abril, dois alunos do 8.º ano participaram na Final Nacional do European Money Quiz, representando o AEPEL em mais um desafio da área de Educação Financeira, promovido pela Associação Portuguesa de Bancos.
Após se terem destacado na competição entre alunos de 2 turmas do 8.º ano e 2 turmas do 9.º ano da nossa escola, na 1.ª Fase do Quiz, realizada em 20 de fevereiro, estes jovens enfrentaram agora a Final Nacional.
Competiram contra alunos de escolas de todo o país, na esperança de conseguir o tão desejado 1.º lugar e poder participar na grande Final Europeia, em Bruxelas, no mês de maio.
A competição foi renhida e puseram à prova os seus conhecimentos no que respeita a poupar dinheiro e serviços bancários.
Embora não tenham conseguido o 1.º lugar, ficaram com a satisfação de ter participado e desenvolvido novas aprendizagens. Estão de parabéns por isso!
Apropriação do espaço e das aprendizagens, tomando consciência de outras realidades e refletindo sobre a nossa.
Descrição da atividade:
- Visionamento de um vídeo sobre escolas noutros países (destacar contrastes e comparar com a nossa escola; registo em brainstorming no quadro).
“A PEL pela voz dos alunos”
Alunos em grupo: Como caracterizar a nossa escola? O que poderiam destacar?
- Elaboração de um cartão de visita para a tua escola.
O visionamento do filme visa a sensibilização dos alunos para a importância da empatia e do apoio mútuo.
Videoclipe: “Juntos, somos mais fortes” dos Amor Eletro
Pedro Eanes Lobato foi amigo e companheiro de armas de D. Nuno Álvares Pereira, destacando-se na defesa do território português contra a invasão castelhana durante a Crise de 1383-85. Terá sido armado cavaleiro por volta da Batalha de Aljubarrota e integrou o Conselho de Guerra do Condestável.
Pelos serviços prestados, D. Nuno Álvares Pereira concedeu-lhe, por volta de 1393, os direitos sobre a vila de Almada e a Quinta de Cheira-Ventos, na Amora. D. João I, reconhecendo o seu mérito, nomeou-o vedor da Fazenda e regedor da Casa Cível, cargos mais tarde confirmados por D. Duarte, que ainda o incluiu no Conselho do Rei.
Faleceu em 1442 e foi sepultado na Igreja de S. Mamede, em Lisboa, na Capela do Espírito Santo, mas o seu túmulo desapareceu com os desmoronamentos e incêndios provocados pelo terramoto de 1755.
Apesar de residir em Lisboa, passava longas temporadas na sua propriedade em Amora, que esteve na origem de um pequeno núcleo populacional, mais tarde conhecido como Amora Velha. A partir deste local, impulsionou o desenvolvimento da região, tanto pelos cargos de relevo que ocupou como pelos benefícios que concedeu à terra e às suas gentes.