São objetivos deste Projeto CCVnE:
Contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o interesse pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida;
Contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através do trabalho experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes;
Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade e entre escolas, gerando sinergias de trabalho e de partilha.
Fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior.
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas, na escola ou fora dela, de forma a abordar os conteúdos de cada área do saber de forma transversal, associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno.
Promover atitudes científicas como a observação, pesquisa, questionamento, espírito crítico, argumentação, análise/reflexão e espírito de abertura.
Fomentar a cooperação, partilha, colaboração e o trabalho de livre iniciativa.
Incentivar uma consciência ambiental que permita uma intervenção positiva no meio escolar e na comunidade e promover a adoção de comportamentos ecológicos
Pretendemos fazer uma sensibilização ambiental, promovendo uma consciência ambiental crítica e a adoção de comportamentos ecológicos.
Implementar abordagens metodológicas que envolvam o Pensamento Computacional. Aliar o pensamento computacional às várias disciplinas, promove um ensino mais inovador, onde o aluno se situa no centro da aprendizagem e “codifica para aprender” para além de “aprender a codificar”, numa visão mais holística de aprendizagens STEAM.
Colaborar em diferentes contextos comunicativos utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente.
Utilização de instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais, a sua credibilidade e capacidade de transformar a informação em conhecimento.
Promover uma cidadania ativa sustentada pelo conhecimento científico, respeito pela natureza, pelos animais e pelas plantas. Construir/reforçar laços afetivos e o sentido de pertença com o meio natural.
Promover a educação para a sustentabilidade do planeta, reconhecendo a importância do equilíbrio nos consumos, na gestão dos recursos.
Fomentar a reciclagem e a compostagem com o objetivo de proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente.
Neste projeto participam alunos do 2º e 3º ciclos da Escola Básica José Afonso, num total de 653 alunos envolvidos. O projeto procurará ser um vetor de ação estratégica para o desenvolvimento das diferentes áreas de competência- científica, técnica e tecnológica, consignadas no Perfil dos Alunos. Insere-se no âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento, integrando as três linhas orientadoras priorizadas: Promoção do Sucesso Escolar / Cidadania Plena e Responsável / Ligação à Comunidade.
O Clube de Ciência Viva na Escolas irá dinamizar atividades do Projeto “ Rio é Vida”, inserido no Projeto Rios e no Programa Eco-Escolas. O projeto Rio é Vida propõe uma metodologia que promove a curiosidade científica e implementa o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global. É um projeto que possibilita vivências de aprendizagem muito enriquecedoras para o desenvolvimento de competências específicas no âmbito das Ciências, assim como possibilita o trabalho interdisciplinar que será explorado no âmbito dos DAC, Domínios de Articulação Curricular.
Parceiros
Este Centro de Ciência será parceiro, de forma a termos maior representatividade e força junto da comunidade educativa.
Câmara Municipal da Moita
Junta de Freguesia de Alhos Vedros
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita
Escola Superior de Tecnologia do Politécnico do IPS
Rómulo Ciência Viva de Coimbra
Associação Azeitão Eco-consciente
CCVnE Secundária da Moita
CCVnE Secundária da Baixa da Banheira
CCVnE Fragata do Tejo
Associação de Pais e EE do AE José Afonso
FPF Audiovisuais, Educação e Informática Lda.
Associação Ludus
Empresa Via láctea Lda.