Objetivos/área temática
Fazer o planeamento de um canteiro mediterrânico.
Pesquisar sobre jardins mediterrânicos e sobre espécies que sejam autóctones.
Fazer o estudo das condições do espaço para a plantação de plantas autóctones: luminosidade, exposição solar, humidade, vento, etc.
Decidir de entre as espécies autóctones disponíveis entre arbustos ou plantas mais rasteiras.
Perceber as diferenças entre as plantas disponíveis para colocar no nosso canteiro.
Projetar um canteiro de 25 m2 de área na escola.
Exposição dos trabalhos de planeamento e votação dos mesmos.
Público alvo (anos de escolaridade): 6 e 7º ano
Número de alunos envolvidos: 50
N.º de professores envolvidos: 5
Parcerias e Contributos
Nº de entidades parceiras: 2
Nome das entidades parceiras e contributos:
Câmara Municipal da Moita e Programa Eco-Escolas. A câmara Municipal disponibilizou algumas espécies autóctones e a parceria com o Eco- Escolas concretizou-se com a participação dos EcoDelegados, na pesquisa, no estudo das espécies e seleção das mesmas e na manutenção do canteiro.
Resultados obtidos
Foram planeados e criados três canteiros no espaço escolar, dois canteiros foram implementados pelas turmas do 6º e 7º anos e um canteiro foi projetado pelos EcoDelegados. Nos dois primeiros canteiros criados, seguiram-se os seguintes procedimentos: primeiro foram selecionados os espaços, depois delimitados com recurso ao cálculo matemático de áreas e perímetros, seguiu-se a fertilização dos solos (com os biorresíduos) e a preparação e cultivo nos mesmos. O terceiro canteiro surge pelo interesse dos EcoDelegados no canteiro mediterrânico, foi feita a pesquisa das espécies a cultivadas, seguiu-se a delimitação do espaço com recurso a sebes naturais (canas), a preparação do terreno, o cultivo das espécies e a manutenção do canteiro.
Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Esta atividade possibilitou a operacionalização do objetivo estratégico - valorizar, humanizar e preservar os espaços e o ambiente.