Objetivos/área temática:
Realização de várias experiências com o objetivo de estudar as caraterísticas físico-químicas da água. Discutir a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, com exemplos locais, regionais, nacionais ou globais. Monitorizar e inspecionar um troço do rio Tejo, com vista à avaliação da qualidade da linha de água. Implementar ações que promovam melhorias do rio, como recolher lixo e/ou divulgar por cartaz. Participação na melhoria ambiental
Público alvo:
8.º ano
Nome das entidades parceiras e contributos:
Coordenação do Projeto Rios e Coordenação Eco-Escolas: a coordenação do Projeto Rios disponibilizou uma aplicação Survey 123 para recolha dos dados monitorizados, a coordenadora do Programa Eco-Escolas e professores de CN/FQ acompanharam os alunos na saída de campo.
Resultados obtidos:
O Projeto Rio é Vida, inserido no Projeto Rios, surgiu como uma estratégia inovadora no ensino-aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais e ao mesmo tempo possibilitou uma contextualização de várias áreas curriculares. Para se proceder à avaliação foi ponderado o seguinte: o trabalho desenvolvido pela equipa; os contributos das parcerias e o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em relação ao trabalho desenvolvido pela equipa, verificou-se uma grande interação e cooperação na partilha de ideias e na procura de soluções para atingir os objetivos do Projeto. Este trabalho de equipa foi fundamental para visualizar e organizar as sequências de ações necessárias para atingir os objetivos/metas e estimar prazos e recursos requeridos. No trabalho desenvolvido com os alunos estudou-se a problemática através de uma ação investigativa e de intervenção. Assim, a aprendizagem resultou de um conjunto de atividades de investigação. Pretendeu-se desenvolver espírito crítico, operações mentais de observação, procura de informação, autonomia, iniciativa pessoal, análise, síntese e exploração. Este projeto funcionou como uma alfabetização à investigação científica. O papel dos professoras foi especialmente orientado para a criação do espírito de equipa de investigação: vigiaram o rigor, orientaram o método e apoiaram o tratamento dos dados recolhidos. Para o próximo ano letivo, o Projeto Rio é Vida terá continuidade. Está previsto a introdução de novas atividades - Conservação de amostras biológicas, caso o orçamento permita, com o objetivo de estudar formas de elaborar uma coleção de amostras biológicas. O principal enfoque será dado aos cuidados de conservação necessários para a correta preservação das amostras ao longo do tempo. Este planeamento visa não apenas a continuidade do desenvolvimento científico dos alunos, mas também o aprofundamento das habilidades práticas e teóricas adquiridas, contribuindo para uma formação mais completa.
Contributo para o Projeto Educativo da Escola/AE:
Com a implementação desta atividade, foi possível operacionalizar a objetivo do PEA, diversificar estratégias de complemento/Reforço dos conteúdos dos currículos, que contribui para o sucesso académico dos alunos.