Este é o sítio das Bibliotecas Escolares [BE] de Condeixa-a-Nova: BE da Escola Secundária Fernando Namora, BE da EB nº 1 de Condeixa, BE da EB nº2 de Condeixa e BE da EB nº3 de Condeixa.
Descubra-nos, no espaço físico e virtual!
ACOMPANHE AS NOSSAS NOTÍCIAS E ATIVIDADES AQUI:
Bem-vindos às Bibliotecas!!
Anos letivos anteriores
Comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões
Síntese das atividades realizadas, no AE de Condeixa, no âmbito das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões. Aceda aqui.
Na última semana de aulas, as turmas do JI da EB1, graças a um tapete de histórias, conheceram a "saga" de uma pequena tartaruga que queria dormir. Mas estão sempre a bater à porta para lhe deixarem presentes. Na verdade, o presente que ela mais queria era silêncio... para poder dormir.
Chegado o final do ano letivo, foram revelados os nomes dos 3 melhores leitores da EB1. Estas verdadeiras "devoradoras de livros" tiveram direito a um prémio- um livro- que, certamente, irá alimentar a vontade de ler.
Parabéns aos vencedores e a todos os outros ávidos leitores!!
No dia 23 de junho a EB1 recebeu a Feira de Livros Trocados, onde os alunos puderam trocar livros entre si. Participaram nesta atividade alunos do 2.º A, 3.ºB e 4.ºA que, no total, trouxeram mais de cinco dezenas de livros em bom estado e adequados à sua faixa etária.
A iniciativa agradou aos participantes que, deste modo, puderam reciclar e usufruir de novas leituras a custo zero.
No dia 23 de junho de 2025, a biblioteca da EB2 recebeu os alunos do 4.º ano de todas as EB1 do agrupamento. Estes alunos visitaram aquela que será a sua nova escola a partir de setembro e familiarizaram-se com os espaços da EB2.
Na biblioteca, os grupos descobriram os seus cantos e recantos com a ajuda de um jogo de pistas. No final, receberam um marcador que assinalou a visita.
Decorreu no dia 20 de junho de 2025 a final do Concurso Soletrar. Perante um anfiteatro bem composto de pais e alunos, os concorrentes deram o seu melhor numa competição onde a sorte e o azar também estiveram presentes.
Os vencedores foram:
1.º ano- Laura Varela (EB1da Ega)
2.º ano- Mª da Luz Lima (EB1da Ega)
3.º ano- Maria Jerónimo (EB nº 1)
4.º ano- Nicholas Kintschner (EB1do Sebal)
Estiveram todos de parabéns!
Ao longo do ano letivo , a equipa da EB1 dinamizou o projeto "Ler, Ouvir, Contar". Esta iniciativa promoveu um conjunto de de atividades que proporcionaram a prática da leitura e da escrita e o contacto dos alunos com livros, motivando-os para o gosto e a competência de saber ler e escrever.
No dia 18 de junho, foram entregues os prémios aos autores dos trabalhos premiados no concurso (Re)Criar Camões.
A cerimónia, que decorreu na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, contou com a presença do Diretor do AE, Dr. Avelino Santos, da Vereadora da Educação da Câmara de Condeixa, Drª Ana Manaia, e da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Drª Helena Duque.
Paraéns ao premiados!!
No âmbito do Concurso "Todos Contam", as turmas do 3º e 4º anos da EB1 de Condeixa dinamizaram, ao longo do ano letivo, o projeto "Alimenta a poupança". Esta iniciativa obteve uma menção honrosa.
O objetivo principal deste projeto foi dotar os alunos de ferramentas e conhecimentos que os tornem financeiramente capazes e autónomos e mostrar como estes conceitos se adaptam ao nosso quotidiano e se adequam à realidade e às necessidades da comunidade educativa. Imbuídos deste espírito, a alimentação (e, consequentemente, a saúde) foi escolhido como tema aglutinante, pois é uma área vita onde se verifica mais desinformação e desperdício.
Esta iniciativa teve o apoio de diversas entidades, como a Câmara Municipal de Condeixa, na figura da Dra Daniela Soares, nutricionista da CMC.
Mais informações sobre as atividades realizadas podem ser encontradas aqui.
Ao longo do ano letivo, muitos foram os momentos propícios à leitura por fruição. Nas BE da EB2 e da EB1 "apanhámos" alguns alunos completamente imersos na leitura, alheios ao que os rodeava. Outros houve que fizeram jus ao seu papel de monitores e levaram a cabo verdadeiras sessões de leitura em voz alta.
Diferentes leitores, diferentes leituras...o mesmo prazer de ler!
Entre os dias 5 e 21 junho de 2025, encontra-se patente ao público, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento de Condeixa, a exposição dos trabalhos do concurso (RE)Criar Camões proposto no âmbito das Comemorações dos 500 anos do seu nascimento.
Na última semana de aulas na EB2 foram entregues os prémios aos leitores mais "top" do agrupamento. Os três leitores com mais livros requisitados na biblioteca receberam uma pequena lembrança para premiar o seu "apetite leitor". Afinal... ler faz bem e vale a pena!!
Categoria Expressão Plástica
Escalão Pré escolar: “Descalça vai Leonor pelas fontes de Condeixa”, JI EBNº1 Turma A
Escalão 1° ciclo: Manuel Santos, 1º ano, EB1 de Anobra
Escalão 2° ciclo: Mariana Pereira, 6ºA
Escalão 3° ciclo: “O Mostrengo”, António Alves, 9ºF
Categoria Expressões Artísticas Digitais
Escalão 3° ciclo: “Concílio dos Deuses” - 9ºA, Carolina, Irís e Mariana
Prémio especial do Júri
“Descalça vai Leonor pelas fontes de Condeixa”, JI EBNº1 Turma A
Nesta última sessão foi tempo de reunir todos os resultados materiais do ENTRELINHAS, como pretexto para a criação de relatos individuais.
Apresentou-se e debateu-se a instalação dinâmica "Libreria Rebelde", de Antonio Ampudia (artista plástico espanhol, que aí coloca o livro como um elemento que se insinua nas prateleiras, do mesmo modo que os livros, as ideias e a poesia se insinuaram ao longo dos últimos meses no programa ENTRELINHAS);
Replicou-se o exercício proposto pelo artista, treslendo e reescrevendo a experiência do ENTRELINHAS.
Os alunos vencedores do concurso "Poesia na Escola" receberam os prémios. parabéns aos vencedores!!!
2.º CEB
1.º prémio- José Monteiro, 6.º C
2.ºprémio- Matilde Sousa, 6.º D
3.ºprémio- Diogo Silva, 6.º D
3.º CEB
1.ºprémio-Filipa Antunes, 8.º G
Os alunos dos 6.º A, C, E, F e G da Profª Sílvia Pires construíram um glossário camoniano que foca as principais temáticas e características da obra no nosso grande poeta. O resultado pode ser apreciado aqui.
No dia 25 de maio de 2025 , as turmas dos 8º A e D assistiram a uma palestra proferida pelo Dr. António rebelo sobre a herança latina e grega nas línguas europeias. O nosso convidado explicou a origem de alguns dos nomes próprios dos alunos presentes bem como de muitas das marcas publicitárias conhecidas. Também acentuou a importância destas duas línguas nos nossos dias, mostrando que a Europa ainda fala latim e grego.
Apresentação e exploração ad obra fragmentada de Ana Pessoa e Joana Estrela: "Aqui é um bom lugar" (Prémio Literário Maria Rosa Colaço) e replicação do exercício proposto pelas autoras, treslendo e reescrevendo a experiência do ENTRELINHAS, explorando e desconstruindo a ideia do desconcerto e do fragmento na produção escrita.
As sessões decorreram a par e passo:
Primeiro passo: descobrir e debater o exercício poético da obra "RE-Constituição Portuguesa", da Editora Companhia das Letras, que constrói um exercício poético de liberdade a partir de um texto inesperado. Segundo passo: replicar o exercício que os artistas se propuseram, treslendo e reescrevendo a mesma obra;
Terceiro passo: explorar e desconstruir a ideia do azul na criação artística.
Ao longo do ano letivo, muitas turmas participaram na atividade "Rimas à guisa de Camões". Durante estas sessões, os alunos reconstruiram, reinventaram, misturaram versos e poemas de Camões.
O resultado? outras formas de ler e sentir a poesia camoniana que vestiram a nossa montra dedicada aos poemas "à guisa de Camões"
Nos dias 20 e23 de maio, os alunos dos 3º e 4º anos da EB1 participaram ativamente na atividade "IA: boa ou má?". A partir de questões sugeridas por pequenas narrativas, os alunos refletiram sobre aspetos positivos e negativos da IA. As sessões foram bastantes animadas graças ao empenho dos grupos na defesa das suas opiniões.
No âmbito do projeto de literacia financeira, os alunos dos 3º e 4º aos da EB1 participaram nas Olimpíadas de Literatura Financeira.
O 3º A foi a turma vencedora a nível municipal.
Com os dois pés no capítulo RELER, descobriu-se as "vozes que estão dentro das letras", estendendo esta ideia também nos sinais ortográficos. Assim, descobriram-se as vozes escondidas em sinais ortográficos, a partir do "Divertimento com sinais ortográficos" de Alexandre O'Neill;
Inventaram-se novos divertimentos gráficos a partir de sinais ortográficos, criaram-se novas significações escritas para os divertimentos gráficos e explorou-se a leitura poética desses trabalhos.
Ao longo dos dias 12 a 14 de maio, as professoras bibliotecárias deslocaram-se às EB1 e JI do agrupamento para apresentarem o tapete de histórias "O Adamastor". Com a ajuda das personagens e do cenário 3D, os alunos puderam conhecer melhor a vida e a obra de Luís de Camões, bem como uma das personagens mais conhecidas de Os Lusíadas - o Adamastor.
A BE assinalou o dia da Europa com uma pequena exposição evocativa da data.
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. Este ano, a data assinala o septuagésimo quinto aniversário da «Declaração Schuman», uma proposta histórica feita em 1950 por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que lançou as bases da cooperação europeia. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.
Decorre na biblioteca da EB2 uma exposição sobre as plantas invasoras, atividade integrada na semana das Plantas Invasoras que tem como principal objetivo de alertar para o problema destas espécies que põem em risco o equilíbrio da fauna e da flora locais e sensibilizar para a importância da proteção da biodiversidade e do papel que podemos desempenhar na sua defesa. Esta iniciativa insere-se na Semana sobre espécies Invasoras 2025- Portugal & Espanha.
A comunidade escolar poderá apreciar muitos dos trabalhos elaborados nas disciplinas de Ciências Naturais que pretendem alertar para este flagelo que cada vez mais alastra no nosso território. A iniciativa também contou com uma sessão de esclarecimento sobre as plantas invasoras dinamizada pela professora Hélia Marchante. Esta sessão, promovida pela Associação de Pais em parceria com o Agrupamento decorreu na sexta-feira, dia 2 de maio, no Auditório da EB n.º 2 de Condeixa.
Iniciou-se uma nova fase do ENTRELINHAS, cujo propósito é abordar o inutilismo da palavra e do livro, antecipada na última sessão da primeira etapa. "A proposta passou por abordar a poesia, a beleza do que não está escrito e o desenho gráfico dos textos". A ela acrescentou-se a ideia de Mia Couto que afirma que "dentro das letras estão vozes". Durante a sessão, os alunos puderam descobrir as vozes de uma imagem e de um poema de abril: o cartaz “50 ANOS 25 DE ABRIL”, de José Manuel Castanheira e o poema "As mãos" de Manuel Alegre; em seguida, criaram uma sequência de gestos para o poema de Manuel Alegre e experimentaram a palavra como gesto.
A biblioteca assinalou a operação 7 dias com os media com sessões sobre a IA e as fake news. Esta iniciativa ocorre anualmente entre 3 de maio (Dia Mundial da Liberdade de Imprensa) e 9 de maio e é promovida pelo GILM, entidade que a RBE integra.
A Biblioteca da EB2 assinalou o 25 de abril com uma exposição da URAP- União de Resistentes Antifascistas Portugueses. Os cartazes que integram a exposição relembraram-nos a necessidade de manter sempre vivos os ideais subjacentes à revolução de Abril.
Os alunos do Ensino Especial estiveram na biblioteca para assistir à dramatização da história do livro "O tesouro" de Manuel António Pina e falar sobre o que, para eles, significa a liberdade.
As turmas de alunos com adaptações curriculares significativas e dos 2.º A e B da EB1 comemoraram o Dia da Mãe. Ouviram as histórias "Ó mãe" e "Quando a mãe grita". Falou-se sobre a relação mãe-filhos e ajudaram a encontrar os pedaços do pequeno pinguim destroçado.
Uma sessão para desconstruir ideias feita sobre a poesia e a sua presença nas nossas vidas: começar por explorar um conjunto de exercícios poéticos a partir da obra "Vamos comprar um poeta", da autoria de Afonso Cruz. Depois, descobrir a poesia como gesto inicial, comum a todos os seres humanos. E, por fim, experimentar a palavra como desenho, a invenção de um poeta a partir da primeira letra do nome de cada um e a escrita de um verso nas janelas da biblioteca.
A biblioteca aliou-se ao grupo disciplinar de Espanhol e celebrou o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Os alunos de Espanhol realizaram trabalhos que ficaram expostos no átrio da biblioteca. A Biblioteca escolar desafiou os professores e os alunos a participarem na atividade "Livros que marcam" e a identificarem o livro que mais os marcou e as razões.
Decorreu no dia 9 de abril de 2025 , no auditório dos Bombeiros Voluntários, o sarau de encerramento da Semana da Leitura. Este evento pretendeu prestar tributo a esta figura ímpar da Literatura Portuguesa- Luís Vaz de Camões. Perante um vasto público, professores e alunos homenagearam, através da música, da dança, do teatro e da leitura, o nosso grande poeta. Foi, sem dúvida, um serão memorável!
Durante a Semana da Leitura, o escritor sérgio Franclim dinamizou várias sessões para os alunos dos 5.º e 6.º anos. Conduzidos pelo nosso convidado, os alunos exploraram a vida e obra de Luís Vaz de Camões de uma forma envolvente e educativa, aprofundando o seu conhecimento sobre um dos maiores poetas épicos da literatura portuguesa.
No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 10.º ano assistiram a uma palestra dinamizada pelo Prof. catedrático e camonista, José Cardoso Bernardes, comissário-geral para as comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões.
Nesta sessão, o nosso ilustre convidado, com o saber e simpatia que lhe é peculiar, falou sobre a atualidade do legado de Camões.
No dia 4 de abril decorreu, na EB1, a fase escolar do Concurso Soletrar que permitiu escolher os alunos que vão representar a escola na fase final do concurso. Os alunos apurados foram:
1ºano - Telmo Nujo
2ºano - Afonso Silva
3º ano - Maria Jerónimo
4º ano - Diana Veríssimo
Parabéns aos vencedores!
No dia 8 de abril, as turmas dos 8.º A, D e F assistiram a uma sessão com a escritora Ana Paula Mabrouk, professora no nosso agrupamento, que falou do seu percurso enquanto escritora e do seu processo criativo, apresentando também as suas obras.
No âmbito das Comemorações do V Centenário do nascimento de Camões, a Biblioteca Escolar convidou o Dr. Pedro Bingre do Amaral a dinamizar uma palestra sobre Camões. Assim, no dia 3 de abril, as turmas do 7.º C e dos 8.º G e H ouviram o nosso ilustre convidado falar sobre alguns aspetos da biografia do nosso grande poeta e puderam ver um fac-simile de Os Lusíadas.
Ao longo da Semana da Leitura, as turmas do JI e as turmas do 1.º A, 2.ºA e 3.ºA da EB2 ouviram a história do Adamastor. Graças ao tapete de histórias e a um conjunto de elementos em 3D, os alunos puderam tomar contacto com a história do conhecido gigante que integra um dos episódios mais conhecidos de Os Lusíadas.
Ao longo da semana da leitura, os alunos dos JI e dos 1.º e 2.º anos das EB1 receberam Teresa Mendes, da Poets & Dragons e puderam conhecer as personagens e as histórias que povoam o universo literário desta editora.
Hoje, 21 de março de 20205, foi dia de fazer fantoches com meias velhas e outro material reciclável. O resultado foi deveras fantástico! Com a ajuda da presidente da Associação de pais, Andrea Cravo, os nossos alunos criaram encantadoras personagens que poderão dar vida e emoção a várias histórias.
Engenho e Arte com Maria João Leitão
Para comemorar o dia da Poesia (21 de março), a BE convidou a professora Maria João Leitão a falar de poesia , da inspiração poética, do seu percurso de poetisa às turmas do 5.º C e do 5.ºD. No final, foi-lhes lançado um desafio poético: criar a letra para uma música dos Capitão Fausto.
Para assinalar o Dia da Poesia e o Dia da Árvore, a BE convidou alunos e professores a vestir a árvore da poesia com versos ou poemas da autoria dos próprios ou de autores consagrados.
Encontro com Pedro Leitão
No dia 20 de março, o escritor e ilustrador pedro leitão esteve na EB1 de Condeixa para falar dos seus livros e das suas ilustrações. Os alunos ficaram surpreendidos com a naturalidade com que, dos seus lápis, surgem diferentes personagens e ambientes. No final das sessões, o autor fez uma sessão de autógrafos diferente, criando desenhos a pedido dos nossos pequenos leitores.
No âmbito do projeto "Todos Juntos Podemos ler", os alunos da Sala de Multideficiência da EB2 estiveram na biblioteca para ouvir a história "Querido pai". no final, fizeram a caracterização do pai e desenharam uma atividade que gostam de realizar com o progenitor.
A nutricionista da Câmara Municipal de Condeixa, a Dra Daniela Soares, dinamizou, junto das turmas do JI e do 1.º CEB, quatro sessões onde desenvolveu um conjunto de atividades que visam educar crianças e famílias para a necessidade de ter uma alimentação saudável.
Na primeira sessão os alunos ouviram a história do sinaleiro Simão que os ajudou as distinguir os alimentos que fazem bem à saúde daqueles que não são tão bons e que devemos evitar. Depois, os alunos forma convidados a serem eles próprios os "sinaleiros" e a decidir a que semáforo estão ligados certos alimentos e até os lanches que trazem para a escola.
Na segunda e terceiras sessões as turmas do 3.º A, 3.º B e 4.º A descobriram o que os rótulos têm para nos ensinar. Assumiram o papel de investigadores e foram analisar as embalagens dos lanches que trazem para a escola e... as conclusões foram surpreendentes!
Na última sessão- Comer bem é caro? "O Preço Certo dos Alimentos"- os alunos puderam pôr à prova os seus conhecimentos sobre poupança e alimentação saudável. Agora é só passar a informação lá para casa e ensinar aos pais quais os lanches mais saudáveis. E saíram-se muito bem!! A lição ficou sabida!
O que se passa dentro de um livro quando está fechado? -
Esta oficina pretende tornar a repor a leitura como viagem e a biblioteca como local de embarque, utilizando o livro "A História Interminável" de Michael Ende como pretexto de jogo.
Propõe-se um percurso às cegas, a pares, pelas estantes da biblioteca e um exercício de leitura para segredar ao ouvido de um colega. Depois, será gravado o relato da experiência (sensorial) com o auxílio de um telemóvel.
As turmas do 6.º ano da professora Sílvia Pires têm desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre a biografia de Camões em contexto da biblioteca. Esta pesquisa resultará num glossário camoniano que será divulgado junto da comunidade educativa.
No dia 12 de março, a biblioteca foi palco de uma tarde de jogos de tabuleiro, supervisionadas pela encarregada de educação e membro da Associação de Pais, Ana Margarida Vicente . Os alunos passaram uma tarde divertida.
Podemos escolher livros pela capa? - desconstruir ideias feitas.
Propomos a leitura como viagem e a biblioteca como local de embarque, utilizando o livro "Viagem à volta do meu quarto" de Xavier de Maistre como pretexto para os exercícios.
Em seguida, será criada uma viagem desenhada e escrita pela biblioteca, em roupão de viagem. os relatos serão acrescentados ao novo arquivo-prateleira do ENTRELINHAS.
Chegou o dia 12 de março, data estipulada para as eleições de Os Miúdos a Votos. O hall junto à biblioteca da EB1 transformou-se numa sala de votação: não faltaram mesas de voto, urnas, cadernos eleitorais, boletins de voto, crachás identificativos dos membros da mesa... As eleições foram bastante concorridas, pois todos quiseram manifestar a sua intenção de voto. No final, contados os votos e conferido todo o processo eleitoral, eis que foram afixados os resultados eleitorais: vitória de "O Cuquedo", com 83 votos, mais 44 votos do que os obtidos por "O lápis Mágico de Malala".
As Oficinas (Re)CriArte estão de vento em popa. Temos mais de três dezenas de alunos inscritos nestas oficinas onde se faz de tudo um pouco: tricô, origami, crochê e até pintura.
No dia 26 de fevereiro, uma encarregada de educação, Ana Costa Alves, esteve nas oficinas para ensinar técnicas de pintura de aguarela. As alunas participantes puderam, assim, descobrir alguns "segredos" que tornam as pinturas em aguarela verdadeiras obras de arte.
Começou a campanha dos Miúdos a Votos na EB1.
Os livros candidatos são "O Cuquedo" de Clara Cunha e "O Lápis Mágico de Malala" de Malala Yousafzai.
Os alunos envolvidos na campanha multiplicaram-se com ações diversa que procuraram angariar o maior número de votos possível para as suas causas : fizeram e afixaram cartazes, distribuiram marcadores, criaram pequenos teatros e canções, fizeram campanhas de rua... Tudo serviu para passarem a sua mensagem. No dia 10 de março, último dia da campanha, apresentaram a toda a escola o seu programa eleitoral.
Alea jacta est. Os dados estão lançados! Agora resta esperar pelo dia da votação...
O Dia da mulher foi assinalado na biblioteca da EB2 : exposição de livros, de biografias de mulheres que marcaram o mundo e um conjunto de poemas de Camões que versam a figura feminina. Durante a manhã de dia 10, professores e funcionários ouviram declamar alguns desse poemas que lhes foram oferecidos, juntamente com uns bonitos porta-chaves realizados pelo ATL da EB2.
A EB1 também realizou uma pequena exposição evocativa de algumas mulheres excecionais e uma exposição de livros relacionados com a efeméride.
No âmbito da Literacia Financeira, a Biblioteca Escolar , com o apoio do Gabinete de Educação da Câmara promoveu , junto do público escolar da EB1 , um conjunto de ações que visão promover a educação alimentar. Assim, a Dr.ª Daniela Soares, nutricionista da CM Condeixa, com a ajuda do sinaleiro Simão, ensinou às crianças do JI e do 1.º e 2.º anos o que são lanches realmente saudáveis. Aos alunos do 3.º e 4.º anos convidou-os a descobrirem o que são e o que nos contam os rótulos.
O 6.º D, acompanhado pela profª Aldina Esteves, assistiu a uma sessão sobre Pegada Digital onde se falou de questões relacionadas com a privacidade de dados e como nos devemos proteger quando utilizamos as redes sociais. Ao longo da sessão, os alunos foram instados a resolver alguns desafios e conheceram algumas regras básicas de netiqueta.
Após a fase escola, chegou o dia da fase municipal. Foi um dia em que se festejou a leitura e que permitiu escolher os alunos que vão representar o agrupamento na fase intermunicipal, dia 10 de maio, em Oliveira do Hospital.
Os vencedores da fase municipal são:
Gabriela Barata, 4.ºA , EB1
Carolina Semedo, 5ºB ;
Miguel Guedes, 8ºD ;
Maria Clara Lacet, 11.º
Boa sorte para a próxima etapa!
Viva a leitura!!
No dia 18 de fevereiro de 2025, a Oficina (Re)CriArte abriu as portas aos alunos e alunas da EB2. Esta oficina, da responsabilidade da Biblioteca Escolar, funciona na sala da biblioteca e oferece várias alternativas ao uso do telemóvel. Assim, os jovens poderão aprender artes decorativas, origami, tricô, jogos de tabuleiro, entre outros.
Ao longo do mês de fevereiro, os alunos do 3.º A, 3.º B e 4.º A da EB1 estão a realizar um trabalho de pesquisa que incide na vida e obra de Camões. Antes de iniciarem a pesquisa online, os alunos aprenderam alguns métodos e técnicas que ajudam a fazer uma pesquisa verdadeiramente eficaz. Este trabalho servirá de base para a construção de um Kahoot que será divulgado e partilhado junto da comunidade escolar.
Iniciou no dia 17 de fevereiro de 2025 o projeto Entrelinhas- ler, reler e tresler, dinamizado pela formadora e atriz Adriana Campos. Desenrolou-se em duas sessões muito divertidas , desafiadoras que provocaram a reflexão sobre o poder e o lugar das palavras.
Este projeto, destinado aos alunos do 3.º ciclo, visa dar resposta às necessidades de recuperação de competências de leitura e escrita que ficaram comprometidas durante o lockdown da Covid-19.
Esta iniciativa tem como objetivo principal promover os hábitos de leitura como base para a recuperação das competências de leitura e escrita dos alunos, potenciando a sua capacidade de pensar sobre o que lê, o que vê e o que ouve. As atividades desenvolvidas baseiam-se na oferta de leituras variadas, associadas a tarefas de escrita e comunicação, fazendo uso do pensamento crítico, numa abordagem que integra estratégias e interações em torno do ato de ler e de fruir através da arte. As sessões decorrerão todas as segundas-feiras, até perto do final do ano letivo. Prevê-se, em cada sessão semanal, a integração de diferentes metodologias ativas, desafios e dinâmicas performativas à volta dos textos de diferentes autores/tipologias e de outros objetos artísticos de, envolvendo temas do interesse dos alunos e outras propostas que pretendem enriquecer a sua cultura geral e suscitar a sua curiosidade.
Ao longo das sessões, os alunos são convidados a sair da sua zona de conforto, dar asas à sua criatividade e caminhar por linhas sinuosas que fazem fronteira entre o real e a imaginação. Tudo isto à mistura com textos e estórias .
Na semana em que se comemora o Dia dos Namorados/ Dia dos Afetos, as bibliotecas encheram-se de corações e de versos de amor.
Na EB2, o átrio da biblioteca recebeu uma exposição de poemas de Camões que versam o amor. Na manhã de S. Valentim, as portas das salas de aula receberam as turmas com QRcodes de poemas de Camões. E a sala da biblioteca acolheu um marco do correio onde os alunos e alunas depositaram cartas de amor/de amizade que posteriormente foram distribuídas por alunas da Associação de Estudantes.
Durante a semana, a biblioteca da EB2 proporcionou algumas oficinas comemorativas dos V Centenário do nascimento de Camões. A partir de um vídeo e do poema "Amor é um fogo que arde sem se ver", as turmas participantes foram convidadas a refletir sobre esse sentimento e, posteriormente, deixarem registadas algumas "Rimas à guisa de Camões", onde tentaram definir o Amor.
As duas salas da Educação Especial da EB2 também assinalaram a efeméride. A partir da história de Davide Cali, "O que é o amor?", os alunos também falaram do amor e tentaram dar uma definição deste sentimento.
Na EB1, e no âmbito do projeto "Ler, Ouvir e Pensar", as professoras afetas à Biblioteca dinamizaram também atividades do Dia dos Namorados/ Dia dos Afetos a partir da leitura deste livro. A biblioteca enfeitou-se com inúmeros corações e outras tantas tentativas de definir o Amor.
O Dia da Internet Mais Segura é uma iniciativa em que as bibliotecas escolares se empenham, uma vez que vai ao encontro de uma das suas vocações mais relevantes: desenvolver a literacia mediática.
Para assinalar esta data, a Biblioteca Escolar, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, dinamizou, com o 7.º A, 7.ºH e 4.ºA, uma atividade sobre desinformação e as Fake News- temática actual que vai ao encontro dos domínios que sustentam o conceito global de cidadania digital.
No âmbito do estudo da disciplina de Português-10.º ano, as turmas da professora Sandra Galante, sob a sua orientação, realizaram um trabalho sobre a Lírica Camoniana. O resultado final é esta breve antologia que reúne alguns dos poemas mais conhecidos do poeta.
Ao longo da última semana do 1.º semestre, a BE da ESFN e da EB n.º 2 assinalaram esta data com um conjunto de iniciativas: exposições de livros, exposições informativas e duas palestras dinamizadas pela professora Ana Oliveira que, gentilmente, se deslocou às nossas escolas para falardesta temática.
Ler Camões: vozes, versos e melodias
No dia 23 de janeiro de 2025, o Agrupamento de Escolas de Condeixa celebrou o V centenário do nascimento de Luís de Camões, respondendo, assim, aos desafios nacionais lançados pela Rede de Bibliotecas Escolares, com a iniciativa "Camões: Engenho e Arte".
Alunos de todas as escolas participaram na leitura simultânea de vários textos selecionados pela Biblioteca Escolar (lírica camoniana, excertos de livros sobre Camões, vídeos com poemas de Camões musicados). Esta atividade, que une alunos de todas as faixas etárias, decorrerá de forma sincronizada, celebrando o legado literário do poeta maior da literatura portuguesa.
De manhã, as BE da ESFN e da EB n.º 2 foram palco de um momento musical protagonizado por alunos do prof Mário Alves e da profª Maria João, onde se cantaram temas representativos da poesia Camões, entrecortados com a declamação de alguns dos seus sonetos.
Foi um dia para celebrar Camões, revisitar a obra e relembrar o legado do príncipe dos poetas portugueses.
Os alunos do 5.º C e do 5.º D assistiram na biblioteca a uma sessão sobre como utilizar o dicionário. Os alunos puderam recordar alguns conceitos e truques que ajudam a fazer uma utilização eficaz desta ferramenta.
Um dos momentos mais aguardado pelos alunos, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos!” está a aproximar-se! falamos da campanha eleitoral que inicia a 20 de janeiro e que se prolonga até 10 de março. As bibliotecas já têm em destaque os livros candidatos.
O Natal trouxe muitas sessões de leitura à BE da EB1. No âmbito do projeto "Ler, Ouvir, Pensar", equipa da BE apresentou às turmas os livros "O Pai Natal vai à guerra" (uma obra que aborda temas tão atuais como a guerra , os refugiados...), e "Feliz Natal, lobo mau".
O Natal chegou às bibliotecas do Agrupamento. A BE da EB2 engalanou-se a preceito: luzes, presépio, árvore de Natal e outras decorações a lembrar a época natalícia.
A comunidade educativa foi convidada a oferecer uma prenda sustentável à biblioteca: um livro usado e em bom estado.
Também foi feito um sorteio de natal para os alunos que fizeram a requisição domiciliária de livros.
As sessões de Literacia financeira estão atodo o vapor na EB 1. Desta vez , o tema foi o orçamento- despesas e rendimentos. tudo trocado por miúdos!
No dia 10 de dezembro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, algumas turmas da EB2 e da ESFN assistiram a uma sessão dinamizada por um membro da Amnistia Internacional. Esta iniciativa marcou o arranque de uma ação conjunta- a Maratona de Cartas- que procurou envolver toda a comunidade escola (alunos, professores, assistentes e famílias). Esta foi uma atividade que procurou consciencializar para a importância de uma cidadania ativa e responsável em prol dos que sofrem ataques às suas liberdades.
No dia 29 de novembro- dia da Black Friday- os alunos do 4.º A da EB1 de Condeixa estiveram na biblioteca da EB2 para ouvirem a história "Bico Falante- vende tudo num instante", um livro hilariante que nos faz pensar sobre o consumismo desenfreado típico desta data e que mostra que , muitas vezes, precisamos de pouco para sermos felizes.
Os alunos do 6.º D, sob a orientação da professora Otília Mignon, estiveram na biblioteca da EB2 para fazerem a recriação histórica dos acontecimentos que levaram à Restauração da Independência. Os alunos do 4.º A e do 3.º A da EB1 puderam perceber a importância desta data (1 de dezembro) , um dos feriados nacionais em Portugal.
A biblioteca da EB2 acolheu quatro exposições integradas nas comemorações da semana das Ciências e da Cultura Científica: "Química no dia a dia", "O porquê das coisas?", "Cientistas que mudaram o mundo" e "Poesia de António Gedeão". A par com estas exposições, a Biblioteca destacou alguns livros relativos a esta temática.
O Dia Mundial da Poupança foi assinalado na EB1 com sessões sobre "Necessidades e desejos", dirigidas para os 3.º e 4.º anos. A partir da leitura da obra "Comprar, comprar, comprar!" de Luísa Ducla Soares, os alunos forma convidados a refletir sobre situações do quotidiano e a inferir conceitos ligados às finanças.
Já na EB2, os 7.º F, 7.ºG e 8.º D foram convidados a assistir a uma aula aberta dinamizada pela DECO, onde foram abordadas várias temáticas ligadas à poupança.
A biblioteca enfeitou-se para o Dia das Bruxas. Fantasmas, morcegos, bruxas e bruxinhas e uma enorme teia de aranha que "enredou" quem passava a caminho da biblioteca.
"Quanto pesa a abóbora?" - este foi o mote de um concurso que apelou para a capacidade de estimar o peso de uma abóbora. Nenhum aluno/a conseguiu acertar no peso, mas os que mais se aproximaram receberam um prémio de participação.
Outubro foi um mês muito atarefado nas bibliotecas do nosso agrupamento. Houve muita animação à volta do livro e da leitura.
A EB1 de Condeixa abriu as comemorações apresentando "Os incríveis devoradores de livros"- uma sessão de animação de leitura baseada na obra "O incrível rapaz que comia livros" de Oliver Jeffers . A partir deste livro, alunos e pais foram convidados a apresentarem o(s) livro(s) que já "devoraram" ao longo do seus percursos de leitores.
As sessões de animação de leitura continuaram ao longo do mês junto dos alunos da Pré e do 1.º CEB da EB1 e dos alunos das salas de Apoio à Multi-deficiência e de Educação Especial da EB2, com a obra "A ovelhinha que veio para o jantar" que deu o mote para as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Ao longo deste mês, a biblioteca da EB2, como parceira privilegiada no apoio ao currículo escolar, assinalou várias efemérides: Dia mundial da Música ( exposição ) , Dia Mundial da Alimentação ( exposição), Dia Mundial da Poupança (sessões formativas na EB1 e Aula Aberta Digital da responsabilidade da DECO na EB2) e Dia das Bruxas ( concurso).
Foram também realizadas várias sessões de formação de utilizadores orientadas para os alunos do pré-escolar ao 5.º ano. Durante estas sessões várias iniciativas foram lançadas: entrega de caixas de livros ( Leitura Vai & Vem, Amostras para Ler+ e Palavras que unem), Monitores da Biblioteca, Miúdos a Votos, Fluência Leitora e TotoCDU.
Ao longo deste mês funcionou em permanência um a oficina de criação de marcadores de livros, onde os alunos puderam dar largas à imaginação e construir o seu marcador personalizado.
No dia 28 de outubro, dia das Bibliotecas escolares, em todas as escolas de Agrupamento, decorreu um momento de leitura em simultâneo- Elogio da Leitura- de textos relacionados com a temática do MIBE 2024 ("Bibliotecas escolares: a ligar comunidades").
Foi um mês repleto de surpresas!!!
O Mês Internacional das BE trouxe os livros e a leitura para a ribalta.
Os incríveis devoradores de livros... em cena na biblioteca da EB1 de Condeixa.
O dia mundial da música foi assinalado na BE da EB2.
Ao longo da semana, os professores de música estiveram na biblioteca com as suas turmas para explorar os objetos e instrumentos expostos.
A biblioteca enfeitou-se com motivos musicais e os sons dos clássicos ecoaram na sala durante os intervalos.
Ideias com Mérito RBE
Movimento 14-20 - Read & Stand Up