Criar Abril

Encontre aqui as inicitivas de âmbito artístico em que os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova estiveram envolvidos. Diversas formas de criação artística constituiram-se como uma forma de perpetuação de valores e sentidos, tendo por base o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974

Paredes de Abril: À Procura da Manhã Clara

Assinalando os 50 anos do 25 de Abril de 1974, esta exposição, patente no PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó, parte da obra do artista condeixense Manuel Filipe para fazer um percurso sobre a história do país, desde o Estado Novo até aos nossos dias.

A exposição resultou de um exercício conjunto com o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova , pois a museografia foi idealizada pela equipa da Unidade de Gestão de Equipamentos Museológicos de @Condeixa Município e executada pelos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário do Agrupamento, sendo as paredes da sala o espaço expositivo. Esta iniciativa conta ainda com um espaço (parede) destinada à criatividade/memória do visitante. Procurou-se criar mais do que uma exposição, um espaço de partilha, que tal como o 25 de abril de 74, seja para todos.

A exposição permanecerá na sala de exposições temporárias do PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó até 5 de janeiro de 2025. A entrada é livre e gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

No âmbito da Comemoração dos 50 anos do 25 de abril, propomos à comunidade educativa um exercício fotográfico em torno da liberdade de expressão. Conscientes das dimensões que envolve este fenómeno, inserido nos pressupostos em que assenta a democracia, abre-se um conjunto de possibilidades de criação que a imagem permite e potencia. 

O olhar fotográfico é sempre uma reflexão sobre a realidade. O que faz sentido fixar em fotografia? Em que medida essa imagem transmite uma ideia? Que legitimidade temos hoje para exprimir um ponto de vista?

Consulte o Regulamento

Opereta "A Cantiga é uma arma!" pelo Coro e Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa, com a colaboração da equipa da biblioteca escolar na composição do texto, narração e elaboração dos cravos em papel. Apresentação à comunidade no Cineteatro de Condeixa, no dia 01 de maio de 2024.