Minha escola, meu império 

Alea jacta est!

As oficinas de Expressão Dramática "Tempo distorcido II", no dia 07 de junho, apresentaram, para encerramento do Projeto "Minha escola, meu império - Alea jacta est", o exercício "Museu temporário de objetos incríveis", acrescentando um fórum final com discussão de ideias sobre a construção de uma outra escola. Este momento com as turmas do 7º ano marcou a transposição dos objetos da história e do conceito de museu para a atualidade dos alunos, propondo medidas de intervenção para diferentes locais da sua escola, com base na palavra ESPERANÇA (a que ficou, após Pandora ter expulsado todos os males no mundo). As ideias emanadas deste exercício artístico, instigador do pensamento, serão compiladas e entregues, pelos alunos da Oficina, à Direção do Agrupamento de Escolas de Condeixa. Só a esperança, bem guardada no mais fundo daquela mítica caixa, dá ânimo para os humanos continuarem a sonhar, rumo ao futuro. Os dados estão lançados!

Apresentação global do Projeto

Folheto de divulgação do Projeto

Assista ao vídeo das sessões.


Consulte os recursos, em material livro, disponíveis na biblioteca escolar.

No Clube dos Romanos foi desenvolvida a atividade “Intramuros: Construindo a cidade romana”, um contributo do Núcleo de Estágio de História para o Projeto "Minha escola, meu império - Alea jacta est!" do nosso Agrupamento.

Nesta atividade, o professor Gustavo Gonçalves e o professor José Américo, coordenador do clube, transmitiram pormenores sobre a construção das cidades romanas, a arquitetura e também relembraram alguns detalhes sobre a vida quotidiana em Roma. 

Os alunos foram convidados a construir os espaços da cidade, através de uma maquete.