Literacia dos Media


Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova

Assista aos vídeos premiados nas Olimpíadas da Cultura Clássica, realizados pelos alunos do 7º A no ano letivo 2022-2023.

Propostas de atividade articuladas entre a biblioteca e a sala de aula, de acordo com o nível de educação ou ensino, com disponibilização de ficha modelo, editável, a utilizar para a planificação de atividades no âmbito do referencial Aprender com a biblioteca escolar.

"Partindo das potencialidades desta cultura participativa, pretende-se com este estudo dar a vez e a voz a crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos (6º, 9º e 12º ano) com o intuito de conhecer e problematizar uma das suas experiências quotidianas globalmente mais partilhada – a sua relação com os media."

Disponível em URL: https://www.byou.ics.uminho.pt/ [consult. 2023-02-13]

"O MILD(*)– Manual de instruções para a literacia digital é um portal da Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais."


Disponível em URL: https://mild.rbe.mec.pt/ [consult. 2023-02-14] 

Lançado em Portugal em 2008, o Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 14 anos de idade.

O objetivo do Media Smart é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazerem escolhas informadas.

O Media Smart desenvolve e fornece gratuitamente materiais pedagógicos a escolas, organizações infantis, professores e educadores, onde se ensinam as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.

Spam Cartoon é uma nova geração de humor gráfico: animações muito curtas, em tom jocoso, sobre assuntos variados: política, estrelas, rancores, atmosferas, catástrofes e até ex-namoradas...

Criado por André Carrilho e João Paulo Cotrim com Cristina Sampaio, Tiago Albuquerque e João Fazenda