DESTAQUE 2024-25:
O projeto teve como objetivo promover a melhoria das competências leitoras dos alunos do 3.º e 4.º anos, através de atividades estruturadas que visam desenvolver a fluência, a compreensão e o gosto pela leitura.
METODOLOGIA: Os alunos participantes inscrevem-se voluntariamente, mediante sugestão dos professores titulares, e recebem uma caderneta para registar os seus progressos (leituras realizadas, tempos de leitura, número de palavras, comentários, carimbos, níveis atingidos e o número total de treinos). Nos intervalos, os alunos dirigem-se à BE para realizar uma leitura inicial (diagnóstico), cronometrada. Posteriormente, os alunos treinam o texto em casa com o apoio de adultos e quando se sentem preparados, voltam à biblioteca para uma nova leitura cronometrada (leitura final). Em caso de melhoria, recebem um carimbo e solicitam um novo texto de maior dificuldade. O processo termina quando os alunos conseguem ler todos os textos. No final do ano letivo, os alunos que demonstram maior empenho, evolução e número de treinos recebem um pequeno prémio e reconhecimento pelo seu progresso na fluência da leitura.
VISIBILIDADE DA LEITURA
A visibilidade da leitura também se faz com os alunos que mais leem. Daí que divulgar e premiar os melhores leitores do nosso agrupamento seja tão importante.
Parabéns a todos os premiados!
O concurso Soletrar é uma ação que incentiva a expansão do vocabulário e promove a melhoria das competências de ortografia e de leitura. Desenvolve-se em três fases: uma entre os alunos de cada turma e depois entre todas turmas de cada ano, em cada escola do 1º CEB do Agrupamento; a final realiza-se entre os representantes finalistas de cada ano de escolaridade de cada escola. Para mais informações , clique aqui
O Concurso "Poesia na Escola", que vai já na sua 13ª edição, teve como inspiração a vida e obra de Camões. Os alunos do agrupamento responderam ao desafio, afiaram as suas penas e mostraram os seus dotes poéticos. Ao todo, foram a concurso 50 poemas, o que dificultou a tarefa do júri que, apesar disso, conseguiu escolher, para cada ciclo de ensino, os três melhores textos.
22/02/2025- Fase Municipal
10/05/2025- Fase Intermunicipal (Oliveira do Hospital)
O Concurso Intermunicipal de Leitura é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra [RIB RC], em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares [RBE] e pretende desenvolver as competências de leitura e da oralidade, incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, valorizar a competência literária e da literacia e , fazer do ato de ler um bem, com visibilidade na comunidade.
Este concurso envolveu alunos do 3.º ao 12.º ano e decorreu em várias fases: a fase de escola, que permitiu apurar os alunos que competiram na fase municipal, que decorreu no dia 22 de fevereiro (+ INFO) que apurou os alunos para a fase intermunicipal que decorreu no dia 10 de maio em Oliveira do Hospital . Nesta última fase, o Agrupamento arrecadou o 1.º prémio na categoria do 3.º CEB, graças à fantástica prestação do Miguel Guedes, do 8ºD.
A Semana da Leitura fechou com chave de ouro: cor, sons, vozes, ritmo e muitas leituras num Sarau que prestou a merecida e devida homenagem a este grande vulto da língua e literatura portuguesas: Luís de Camões!
A Semana da Leitura de 2024-25 esteve recheada de iniciativas: palestras (Camões, nosso contemporâneo" , "Camões, um rapaz de Coimbra" e "Engenho e arte... com Ana Paula Mabrouk), sessões de leitura, sessões de contos, sugestões de leitura, apresentação do livro "Camões: as aventuras e desventuras de um poeta épico", sessões com tapete de histórias "Adamastor", sessão Entrelinhas, sessão do projeto READ &Stand Up... tudo culminando com o Sarau "Elogio a Camões" destinado à comunidade educativa. Foi uma semana intensa durante a qual a leitura foi a estrela principal.
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizaram, pelo nono ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. A EB1 acolheu a iniciativa e preparou-se para a campanha eleitoral (+ INFO).
No dia 12 de março ocorreram as eleições (+ INFO) que permitiram conhecer o livro vencedor. Mas, independentemente de tudo, a grande vencedora foi, sem dúvida, a leitura!
No dia 23 de janeiro de 2025, o Agrupamento de Escolas de Condeixa celebrou o V centenário do nascimento de Luís de Camões, respondendo, assim, aos desafios nacionais lançados pela Rede de Bibliotecas Escolares, com a iniciativa "Camões: Engenho e Arte". (+ INFO)
No dia 28 de outubro, dia das Bibliotecas escolares, em todas as escolas de Agrupamento, decorreu um momento de leitura em simultâneo- Elogio da Leitura- de textos relacionados com a temática do MIBE 2024 ("Bibliotecas escolares: a ligar comunidades").
Esta iniciativa pretende promover um espaço de reflexão e de partilha, no âmbito dos desafios que a cultura clássica coloca, projetando os seus significados para o contexto do século XXI. Esta formação reúne diversas metodologias e várias sessões, que incluem a realização de comunicações, de sessões teórico-práticas, de encontros com especialistas em cultura clássica e em tecnologias digitais, de encontros com comunicadores de história e património, assim como momentos culturais de relevo para a formação dos docentes. Este seminário vai permitir também espaços de partilha de práticas e a participação ativa dos formandos em oficinas. Para além disso, as visitas ao núcleo museológico de Condeixa-a-Nova vão permitir enriquecer a experiência dos participantes através de um programa de índole pedagógica e cultural.
O seminário integra uma formação para professores, de 15 horas, acreditada pelo CCPFC (Centro Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA
Ao longo do ano letivo , a equipa da EB1 dinamizou o projeto "Ler, Ouvir, Contar". Esta iniciativa promoveu um conjunto de de atividades que proporcionaram a prática da leitura e da escrita e o contacto dos alunos com livros, motivando-os para o gosto e a competência de saber ler e escrever.
Ao longo do ano, as BE foram palco de várias leituras. Os livros foram o pretexto para assinalar várias efemérides (Dia da Alimentação, Dia do Livro e dos Direitos de Autor, Dia dos Afetos, Dia da Poupança, Dia do pai, Dia da Mãe, Dia da Mulher, Natal) e serviram também para formar para o desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.
O projeto Entrelinhas- ler, reler e tresler, dinamizado pela formadora e atriz Adriana Campos, decorreu ao longo de 12 sessões.
Destinado aos alunos do 3.º ciclo, esta iniciativa teve como objetivo principal promover os hábitos de leitura como base para a recuperação das competências de leitura e escrita dos alunos, potenciando a sua capacidade de pensar sobre o que lê, o que vê e o que ouve. As atividades desenvolvidas basearam-se na oferta de leituras variadas, associadas a tarefas de escrita e comunicação, fazendo uso do pensamento crítico, numa abordagem que integra estratégias e interações em torno do ato de ler e de fruir através da arte. As sessões decorreram todas as segundas-feiras, de 17 de fevereiro até 9 de junho. Em cada sessão semanal, a integração de diferentes metodologias ativas, desafios e dinâmicas performativas à volta dos textos de diferentes autores/tipologias e de outros objetos artísticos de, envolvendo temas do interesse dos alunos e outras propostas que pretendem enriquecer a sua cultura geral e suscitar a sua curiosidade.
Ao longo das sessões, os alunos foram convidados a sair da sua zona de conforto, dar asas à sua criatividade e caminhar por linhas sinuosas que fazem fronteira entre o real e a imaginação. Tudo isto à mistura com textos e estórias. .
Ao longo do ano, a EB1 recebeu o escritor e ilustrador Pedro Leitão, o ilustrador Rui Castro, Teresa Mendes, da Poets & Dragons, e Sérgio Franclim. Pela mão dos nossos convidados, os alunos puderam entrar no mundo das histórias e das personagens imaginadas por estes autores e ilustradores.
Os alunos do 4.º ano da EB1 dinamizaram sessões de leitura para os colegas mais novos. A iniciativa decorreu às quartas-feiras, durante o intervalo da manhã e na hora de almoço e fez as delícias de todos os intervenientes.
LEITURA ORIENTADA
LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA
Ao longo do ano letivo de 2024-25, os alunos da EB2 dispuseram de um conjunto de 27 caixas que continham, cada uma, um conjunto de livros e respetivo guião de leitura passíveis de serem usados em contexto de leitura orientada em sala de aula. Estes recursos foram muito rentabilizados pelos docentes, tendo-se verificado 109 requisições, o que implica um total de 1119 livros.
A pretexto das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, as BE promoveram as oficinas "Rimas à guisa de Camões". A partir de poemas de Luís de Camões sobre o amor, a mulher e o desconcerto do mundo, os alunos reconstruiram, reinventaram, misturaram versos e construíram novos textos.
O resultado? outras formas de ler e sentir a poesia camoniana que vestiram a nossa montra dedicada aos poemas "à guisa de Camões"
Escrita
Este ano letivo, o projeto "30 dias, 30 livros" chegou a 198 alunos dos JI e 1,º CEB do Agrupamento, fazendo circular 250 livros. O feedback da iniciativa foi positivo, tendo em conta alguns testemunhos:
Gostaríamos de registrar o nosso feedback a respeito do Projeto " 30 dias, 30 livros" dinamizado pela biblioteca escolar. A iniciativa teve um impacto bastante positivo tanto no ambiente escolar quanto na convivência familiar, conforme observado ao longo da sua implementação no nosso Jardim de infância.
Na dinâmica escolar, os alunos demonstraram um envolvimento crescente com os livros, verificando-se um aumento na procura por livros quer da caixa, como os livros da sala. Ao mesmo tempo notou-se uma melhoria na capacidade de argumentação e no aumento do vocabulário. As atividades de leitura desenvolvidas na sala, promoveram momentos de partilha de experiências, de saberes e convívio . Observámos que os livros se tornaram o ponto de partida para conversas importantes, despertando reflexões e estreitando o diálogo entre crianças e adultos.
Na dinâmica familiar, observou-se um envolvimento positivo das famílias. Muitas famílias passaram a acompanhar mais de perto o hábito de leitura dos filhos lendo e comentando histórias e até mesmo incentivando a leitura em casa, fortalecendo deste modo vínculos afetivos.
Consideramos que o projeto reafirma a importância da biblioteca escolar como promotora de práticas de leitura significativas. Acreditamos que iniciativas como esta devem continuar e ser ampliadas, pois contribuem diretamente para a formação de leitores críticos, autônomos e socialmente participativos, além de fortalecer os laços entre escola e família.
Os nossos parabéns às professoras envolvidas na organização e desenvolvimento do projeto. BEM HAJA!!!
Educadora de um JI do agrupamento
Lançado pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito do Plano local de Leitura do município de Condeixa, a Rede de Bibliotecas de Condeixa (RBC) procurou promover hábitos de leitura em família, valorizando o papel da biblioteca como espaço de mediação cultural e social. A iniciativa pretendeu sensibilizar para a importância da leitura e capacitar os adultos cuidadores para a criação de momentos de leitura em família. Ao longo de cinco atividades distintas, foram envolvidas, em Condeixa-a-Nova, um total de 626 famílias.
Na sequência da Comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a Rede de Bibliotecas de Condeixa promoveu, com todas as turmas do 1º CEB, a leitura dialogada da obra "A Eleição dos Bichos", da autoria de André Rodrigues, Pedro Markum, Paula Desgualdo e Larissa Ribeiro, editada pela Nuvem de Letras.
De forma faseada, os alunos incorporaram a história e debateram temas relacionados com a preservação dos habitats naturais.
Puderam compreender, de forma prática, as características das sociedades democráticas e a importância das eleições. Progressivamente, descobriram novas palavras, novos conceitos e deram voz aos seus pontos de vista, como verdadeiros candidatos com projetos de mudança.
No momento do voto, todos experimentaram o poder de decidir os destinos dos bichos, numa selva onde reinou a prepotência.
Assentes em metodologias ativas, estas atividades convocaram a reflexão de todos para o exercício de uma cidadania democrática efetiva.
LEITURA RECREATIVA
Ao longo do ano letivo, muitos foram os momentos propícios à leitura por fruição. Nas BE da EB2 e da EB1 "apanhámos" alguns alunos completamente imersos na leitura, alheios ao que os rodeava. Outros houve que fizeram jus ao seu papel de monitores e levaram a cabo verdadeiras sessões de leitura em voz alta.
Diferentes leitores, diferentes leituras...o mesmo prazer de ler!
No dia 23 de junho a EB1 recebeu a Feira de Livros Trocados, onde os alunos puderam trocar livros entre si. Participaram nesta atividade alunos do 2.º A, 3.ºB e 4.ºA que, no total, trouxeram mais de cinco dezenas de livros em bom estado e adequados à sua faixa etária.
A iniciativa agradou aos participantes que, deste modo, puderam reciclar e usufruir de novas leituras a custo zero.
A edição 2024-25 do Concurso Soletrar que pretende ampliar o vocabulário e valorizar os estudos de ortografia, envolveu os alunos do 1.º CEB e decorreu em três fases distintas: na primeira, em cada escola do 1.º CEB do agrupamento, cada professor titular selecionou um aluno da sua turma para representar a turma na fase seguinte; na segunda fase, que decorreu durante a Semana da Leitura, cada escola selecionou um aluno por cada ano de escolaridade para competir na última fase (esta fase não se aplicou às escolas de fora da vila); na terceira fase, os apurados por nível de escolaridade de cada escola participaram na eliminatória final.
A grande final decorreu no dia 20 de junho de 2025. Perante um anfiteatro bem composto de pais e alunos, os concorrentes deram o seu melhor numa competição onde a sorte e o azar também estiveram presentes.
Os vencedores desta edição foram:
1.º ano- Laura Varela (EB1da Ega)
2.º ano- Mª da Luz Lima (EB1da Ega)
3.º ano- Maria Jerónimo (EB nº 1)
4.º ano- Nicholas Kintschner (EB1do Sebal)
Estiveram todos de parabéns!
Amostras para LER+
Para além do serviço de biblioteca, existem caixas de livros, com títulos variados, que entram na sala de aula das turmas do 1.º CEB para servir os alunos nos momentos em que podem e querem ler. As caixas são mudadas trimestralmente. Ao longo desse tempo, os alunos entram em contacto com os livros e podem apresentar oralmente um título aos seus colegas, motivando-os para a sua leitura.
A biblioteca da EB2 disponibilizou 4 caixas-conjunto de livros (2 para o 2.ºCEB e 2 para o 3.ºCEB) para leitura autónoma em sala de aula. Ao longo do ano as caixas foram requisitadas 183 vezes, tendo chegado a 22 turmas que, no conjunto, requisitaram 4575 livros.
Durante o ano, nas bibliotecas promoveram sessões de requisição domiciliária, em articulação com os docentes de Português e do 1º CEB (1.º e 2.º ano) e dos 2º e 3º CEB.
Ao longo do ano, as bibliotecas disponibilizaram sacolas com livros destinados à leitura domiciliária no pré-escolar. As educadoras das escolas da EB nº1, atendendo à proximidade, dirigiram-se à biblioteca municipal para fazer a requisição de livros com os seus alunos.
As bibliotecas escolares das EB nº 1 e EB nº 3 do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova receberam o escritor Paco Rosas para a apresentação do livro "Margarida e o avião de papel".
No mês dedicado aos Direitos Humanos e no dia mundial dos migrantes, os alunos do 1º ciclo puderam refletir sobre a importância da diferença e da solidariedade entre os povos.
As músicas, da autoria de José Rebola, membro da banda Anaquim, acompanharam esta atividade, com atuação ao vivo.
Miúdos a Votos
ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA
Conto Contigo - Programa de Literacia Familiar