O Projeto "Palavras que unem" nasce da convicção de que a inclusão é um direito inalienável de todas as crianças e alunos, garantindo-lhes acesso pleno e efetivo a ambientes educativos impactantes e significativos. Através da colaboração estreita entre a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e as equipas das bibliotecas escolares, este projeto propõe soluções para melhorar a acessibilidade à leitura e qualificar as intervenções pedagógicas.
Este é um projeto integrante da iniciativa Todos Juntos Podemos Ler, lançada pela RBE, com candidaturas anuais a todas os agrupamentos/escolas da rede escolar pública. Esta iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação Altice Portugal.
Reconfigurar a Biblioteca Escolar como um espaço de aprendizagem inclusiva, fornecendo recursos acessíveis a todos os alunos para aprimorar as suas habilidades de comunicação e leitura e criar ambientes inclusivos que incentivem a construção e o uso de recursos de leitura multiformato e aprendizagens por meio do trabalho colaborativo e parcerias qualificadas são os nossos objetivos.
Todos juntos, estaremos a construir um ambiente inclusivo e acolhedor onde as palavras são verdadeiras pontes que nos unem.
Objetivo 2
Criar ambientes de inclusão, com oportunidades de construção e uso de recursos de leitura e de aprendizagem, através do trabalho colaborativo e do envolvimento de parcerias que garantam a qualificação e sustentabilidade do projeto
Ações/ atividades
1- Atividades de leitura (leituras partilhadas, dialogadas, mediadas) com interação entre pares com níveis diferentes de proficiência leitora e intervenção de diferentes grupos disciplinares; cooperação; mentorias; intervenção de parcerias internas (Clubes e Monitores das bibliotecas escolares):
(oficinas de criação) partindo da descoberta do livro, do que ele é fisicamente (objeto com imagens e palavras), do que contém (histórias e ideias) e do que se pode (re)criar a partir dele, o aluno é conduzido à construção, individual ou em grupo, de produtos artísticos variados.
atividades que incentivam à leitura e em simultâneo com o desenvolvimento de experiências práticas.
seleção de um tema e realização de oficinas de escrita para a construção de uma narrativa, a transformar em podcast.
as bibliotecas escolares servem as valências de apoio especializado com caixas de recursos variados.
Ações/ atividades
2- Oficinas na área do trabalho com linguagem simbólica, de expressão plástica e dramática que envolvam os alunos na construção de produtos variados de leitura:
"sessões com livros de histórias originais ou adaptadas enriquecidas com estímulos sensoriais diversificados que propiciam, aos seus destinatários, uma experiência sensorial, afetiva, linguística e socializadora, inspirado nos projetos Bag Books e The Sensory Story Project (Reino Unido)".
abordagem de textos que estimulem estratégias de comunicação oral, em pequenos ou grandes grupos; apoio de softwares específicos de comunicação aumentativa e alternativa, para estimulação sensorial, causa-efeito, aprendizagem, comunicação, controlo do computador e controlo de ambiente. [trabalho colaborativo das PB com a EMAEI e a terapeuta da fala]
Objetivo 1
Reconfigurar a Biblioteca Escolar como espaço de aprendizagem inclusiva, dotando-a de fundo documental, equipamentos e recursos digitais "acessíveis todos e a cada um dos alunos, com vista à melhoria das suas competências de comunicação e de leitura.
Avalição da eficácia do projeto quanto ao Contributo para a melhoria das aprendizagens:
As atividades desenvolvidas permitiram o/a:
- Contributo para a aquisição/ consolidação de conhecimentos/ competências;
- Contacto com diferentes linguagens (literária, artística (expressão plástica, dramática…), tecnológica, histórica…);
- Transformação da informação em conhecimento;
- Pesquisa/ seleção, apresentação/ declamação/ leitura/ representação de material literário (poemas) à comunidade escolar (leitura partilhada, individual e ilustrações feitas de acordo com a proficiência leitora e artística de cada um e respetivas competências);
- Trabalho colaborativo, em equipa (grupal, em pares);
- Interpretação da informação recebida: observação, análise e discussão de ideias;
- Aperfeiçoamento de capacidades básicas de compreensão e expressão (oralidade, leitura e escrita);
- Desenvolvimento da sensibilidade artística e estética (ilustrações, escrita criativa);
- Frequência de outros espaços escolares (BE) e alargamento das relações interpessoais (interação adequada/comportamentos adequados com os pares e adultos em diferentes contextos/ situações);
- Contactos sensoriais com livros adaptados.
Em suma: permitiram o desenvolvimento/consolidação de competências, conhecimentos e até de atitudes/ comportamentos de alunos ACS.