Se preferir, ouça este conteúdo
1 - APRESENTAÇÃO
A equipe composta por técnicos, colaboradores e estudantes do SENAI mobilizaram competências profissionais para desenvolverem um projeto inovador, de modo a promover desenvolvimento e transformação de um espaço da localidade onde a escola se insere, utilizando o conjunto de conhecimentos adquiridos na prática através da educação profissional, com parceria da indústria local.
1.1 Equipe Semeadores
Entre Alunos e colaboradores, integraram diretamente a equipe do projeto SIS, os seguintes profissionais:
Gilson Guedes (Tecnologia da informação)
Vitória Régia (comunicação visual)
Acleibson Lins (Metalmecânica)
Thomas Motta (Construção civil)
Francisco Amilto (Elétrica)
André Ribeiro (Multimídia)
Bruna Bianchi (Articulação)
Julio Praseres (Administração)
Carla Nunes (Coordenação pedagógica)
Ângela Bim (Gerente de unidade)
Alex Kalk Sanches (Aluno)
Gustavo Gonçalves dos Santos (Aluno)
Sergio Bento dos Santos (Aluno)
Alunos do Curso Técnico em Qualidade
2 - JUSTIFICATIVA
A repercussão das recorrentes tragédias ambientais ocorridas no brasil recentemente, gerando incalculáveis prejuízos ambientais, sociais, econômicos e culturais, foram retratadas pela imprensa nacional e internacional, evidenciadas em documentários, reportagens e mídias digitais, tem despertado a atenção de toda a sociedade para a questão da conservação e preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade.
3 - PREMISSAS
Levando em consideração a dimensão dessa repercussão, realizamos essa pesquisa para identificar o grau de interesse e envolvimento da comunidade local nos assuntos relacionados a conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sua sustentabilidade. Notou-se que, a população se mostrou preocupada à assuntos relacionados ao Meio Ambiente, bem como sua preservação.
4 - DEFINIÇÃO DO PRODUTO/ESPAÇO A SER DESENVOLVIDO OU TRANSFORMADO
Produto: Guia Eletrônico do Parque Botânico de Ariquemes
Espaço: Parque botânico de Ariquemes - RO
4.1 - Descrição Sintética do Produto
O produto ao qual a comunidade se beneficiará, consiste em um ambiente eletrônico no formato de guia eletrônico, que apresentará imagens, vídeos e áudios com informações sobre a fauna e flora do ambiente, bem como curiosidades, Quiz interativo com temática ecológica, cuidados com segurança, história do parque e galeria de fotos dos visitantes.
5 - ACESSIBILIDADE
Atendendo ao quesito acessibilidade, o projeto prevê a instalação física das placas de forma que ofereça facilidade na aproximação, possibilitando e dando condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia. Na parte interativa, o projeto oferece no Guia Eletrônico a opção de recurso auditivo, oferecendo o áudio do conteúdo disponível nas páginas do Guia, auxiliando pessoas que apresentam presbiopia (vista cansada), deficiência na visão, analfabetos e semianalfabetos
6 - OBJETIVOS GERAIS
O objetivo do projeto “Guia Eletrônico do Parque Botânico” é oferecer à comunidade, estudantes e turistas que visitam o parque botânico, com deficiência ou não, uma ferramenta que permite ao utilizador tomar conhecimento da rica variedade da fauna e flora regional, como animais, peixes, pássaros, plantas e árvores encontradas na área do parque, promovendo a conscientização e reflexão sobre a questão ecológica e a preservação ambiental, através da tecnologia, informação e conhecimento.
7 - ACESSO AO GUIA ELETRÔNICO
Para ter acesso ao guia eletrônico, o visitante deverá utilizar a câmera de seu smartphone com aplicativo leitor de QR-Codes. Após realizar o escaneamento do QRCode contido na placa, será direcionamento para a página online do guia eletrônico. Os QR-Codes serão impressos em placas inteligentes, estrategicamente dispostos por toda a área do Parque botânico ao alcance dos visitantes.
7.1 - ENDEREÇO ELETRÔNICO
Domínio: zoobotanicoariquemes.com
URL: https://sites.google.com/view/zoobotanicoariquemes
8 - INDÚSTRIA PARCEIRA
Atuando de acordo com as mais rígidas políticas de sustentabilidade, cumprindo assim todas as suas responsabilidades para um ambiente sustentável, a FEMAR uma empresa jovem e atuante, fundada em 2003 atualmente com 280 colaboradores. Uma das sete licenciadas da marca Tampico no Brasil, com licença para envase e comercialização desta marca mundial que é encontrada atualmente em mais de 60 países no mundo, para os estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Amazonas e Roraima. Produz ainda os Refrigerantes Frisky, Energy Drink Blue Ray e Água Mineral Puragua, utilizando-se de frota própria para distribuição.
Impulsionada pela qualidade inerente de seus produtos a Femar investe em equipamentos modernos, logística de distribuição e qualificação de seus colaboradores para que com isso possa dobrar a capacidade de produção nos próximos anos.
9– DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS E RECURSOS
A Equipe de técnicos, alunos e colaboradores do SENAI, realizaram levantamento da fauna e flora local através de pesquisa em campo, ficando responsável também pelo levantamento dos requisitos tecnológicos, desenvolvimento do ambiente interativo (Guia Eletrônico/site) e instalação das placas no parque. A quantidade de informações obtidas através da pesquisa e coleta de dados em campo, apontaram inicialmente para a necessidade de distribuição de pelo menos 50 (cinquenta) placas pelo parque.
Os materiais utilizados na confecção das placas foram: Metalon, placa de acrílico, cantoneira metálica, tinta, cimento e areia para concretagem e fixação da placa no local. O QR Code com a arte gráfica será realizada em material de PVC à prova de água.
10 – DESCRIÇÃO DAS ESPÉCIES
Cada Placa receberá um Qr-code com link para acesso aos detalhes das espécies da fauna e flora do parque, entre outras informações e interatividades relativas ao tema ambiental.
Foram catalogados animais da fauna local frequentemente observados no parque, e também animais avistados ocasionalmente por visitantes e funcionários do parque. Animais com ocorrência permanente e como outros que são migratórios ou ocasionais, procuram abrigo e alimento na área do parque, dependendo da preservação e equilíbrio do meio ambiente para sobreviverem.
Alguns exemplos da fauna do parque:
Foram registrados a ocorrência de plantas e árvores encontradas na flora nativa, é também espécies introduzidas de outras regiões do Brasil e de outros países. Espécies raras como o Pau Brasil, dependem da conscientização e da preservação do meio ambiente para continuarem existindo.
11 – PARCEIROS
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Indústria Femar (http://femar.ind.br), comunidade e apoiadores da causa ambiental e social.
Agradecimento especial ao Biólogo Richard Rasmussen, que apoiou e prestigiou a implantação do projeto.
Coleta de Informações
Equipe SENAI em visita técnica para coleta de dados
Levantamento de Espécies da Fauna e Flora