O hábito de Alimentar os animais do parque pode ser prejudicial à saúde dos animais. Alimentá-los com amendoim, salgadinhos, pipoca, doces e outros produtos industrializados pode provocar um problema sério de saúde a esses animais.
Outro hábito que pode prejudicar a saúde dos animais e a preservação do meio ambiente são os lixos e embalagens de alimentos deixados pelo caminho.
Os animais silvestres, diferentemente dos seres humanos, possuem hábitos alimentares distintos e quando alterados, implicam em maior suscetibilidade às doenças, mudanças metabólicas, impacto sobre a cadeia reprodutiva, entre outros riscos.
É errado pensar que os animais estão passando fome, por aceitar alimentos oferecidos pelos visitantes. Dar comida aos bichos, faz com que eles parem de buscar seus próprios alimentos na natureza.
Além de alterar os hábitos alimentares, quem alimenta esses animais podem sofrer algum tipo de agressão por parte dos bichos, como mordidas.
Muitos desses animais quando se acostumam com alimentos oferecidos pelos humanos, saem da área protegida do parque e podem invadir residências nas proximidades do parque reagir de forma negativa ao se sentirem ameaçados.
Portanto alimentar os animais silvestres oferece riscos para ambos.