As últimas evidências de saúde indicam que portadores de vírus assintomáticos podem espalhar vírus em aerossóis ao falar. Esses aerossóis permanecem como fumaça invisível no ambiente interno.
Como medida complementar ao uso de máscaras, recomenda-se ventilar as salas de aula.
Isso tem algumas desvantagens: aumenta o custo do aquecimento e a probabilidade de pegar resfriados e doenças semelhantes devido à exposição ao frio.
Essa medida, por outro lado, não resolve o problema, mas reduz a possível carga viral no ambiente.
Uma medida complementar adicional, sem custos ou riscos associados, seria o uso de gestos. Cada gesto feito pelo professor ou pelos alunos significa que menos palavras são ditas e menos aerossóis são produzidos.
Esses gestos também não resolvem o problema, mas podem ajudar a reduzir a possível carga viral no ambiente devido à presença de pessoas assintomáticas e portadoras do vírus (alunos ou professores).
Você pode começar usando este conjunto básico de gestos antivírus:
Ajudando
Bom mau
Muito pouco
Sim não
Saber
Esperar
Por favor
Obrigado
Olá
Adeus
Porta
Janela
Cadeira
Mesa
Banheiro
Números (1-10)
Jogar
Limpar \ limpo
Ir
Vir
Fechar
Abrir
Depois de algum tempo em que alunos e professores já conhecem e utilizam esses gestos em aula, pode-se incorporar o seguinte:
Doente
Dor
copo
Água
máscara
Antes Depois
Rápido lento
Gesto
Compreendo
Devo
Desculpe
Mãe
Pai
Tudo
Nada
Possível
Comer
Beber
Tempo
Dia
Ontem
Hoje
Amanhã
O conjunto completo de gestos antivírus pode ser adicionado posteriormente, e se gestos adicionais forem necessários, eles podem ser consultados no dicionário de gestos YoGoTe.