Respostas

... para perguntas frequentes.

Qual é a ordem dos livros?

Pela data de publicação:

Colega de Quarto (2015)

O Casamento (2017)

Quando Ela Desaparecer (2019)

Vozes do Joelma (2019)

Preciso ler nessa ordem?

Não. Os livros possuem histórias independentes. Por outro lado, os três primeiros são com o mesmo investigador, Conrado Bardelli (ou Lyra, se você preferir o apelido). Por mais que os mistérios não girem em torno da vida do Lyra, partes da história dele são espalhadas pelos livros, e você acompanha cronologicamente se ler na ordem.

Colega de Quarto: Conrado Bardelli #1

O Casamento: Conrado Bardelli #2

Quando Ela Desaparecer: Conrado Bardelli #3

Quais são suas maiores inspirações literárias?

Sou 100% geração Harry Potter. Aprendi a gostar de ler com os livros da J.K. Rowling, e logo embalei mistérios juvenis que trilharam meu caminho no romance policial: A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira, O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, e Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida — só para citar alguns da Coleção Vagalume e afins.

Depois, descobri Agatha Christie e devorei os quase cem livros dela entre meus 13 e 17 anos. Ela é, até hoje, minha maior influência. Desembarquei de volta no Brasil com O Silêncio da Chuva, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, conheci a escrita direta e duramente crua de Rubem Fonseca e Patrícia Melo e me animei com o sucesso de Suicidas, do Raphael Montes, que eu conhecia das comunidades do Orkut (RIP).

Foi aí que eu descobri que era possível ser autor de histórias policiais no Brasil. Você vai dizer "jura?" Mas a real é que até então, minhas referências tinham sido todas estrangeiras. Saber que minhas histórias seriam aceitas no Brasil foi uma descoberta — extremamente tardia, é verdade, já que o romance policial já tinha passaporte brasileiro desde 1920, com a revista Mysterio.

A partir daí, tentei aumentar minhas referências e ler o maior número de romances (não apenas policiais) em que conseguia pôr as mãos. Entre outros autores cujos livros mudaram a minha vida, de alguma forma, estão Dennis Lehane, Stephen King, Machado de Assis, José Saramago, Harper Lee, Harlan Coben, Gabriel García Márquez, Nelson Rodrigues e Ruth Rendell. Não tenho boa memória, então sem dúvida me esqueci de alguns. Lembrando, volto para atualizar.

Não encontrou sua pergunta aqui?

Então faz o seguinte: escreve um e-mail para bonini.victor@gmail.com ou manda mensagem em alguma das minhas redes que eu tento, o mais rápido possível, responder sua dúvida e acrescentar aqui.