UEPS 3 ESTUDO DA RETA

ORIENTAÇÕES:

DURAÇÃO:

Esta UEPS está organizada para 12 períodos de aula (podendo ser adaptada, a critério do/a professor/a).

OBJETIVOS:

  • Identificar corretamente os coeficientes angular e linear diferenciando seus significados;
  • Ser capaz de determinar as equações geral e reduzida de uma reta;
  • Conhecer as equações de reta nas suas diferentes versões;
  • Diferenciar as condições para retas paralelas, perpendiculares, coincidentes e concorrentes;
  • Ser capaz de calcular a distância entre um ponto e uma reta;
  • Reconhecer a equação de uma reta, o significado de seus coeficientes, bem como as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas;
  • Calcular corretamente o ângulo formado por duas retas que se interceptam no Plano cartesiano;
  • Identificar o ponto de intersecção entre duas retas;
  • Calcular a área de um triângulo conhecendo os seus vértices;
  • Compreender e utilizar o pensamento geométrico (Geometria Analítica) que possibilite a resolução de situações-problema;
  • Articular o conhecimento entre a álgebra e a geometria em uma perspectiva interdisciplinar.

ETAPA 1 - DEFINIÇÃO DO TEMA

Para esta UEPS o tema definido foi o Estudo da Reta e suas características. Ao longo da aplicação, abordam-se os seguintes conteúdos:

  • Coeficiente Angular e Linear;
  • Equação Reduzida da Reta;
  • Equação geral da reta;
  • Pertinência de um ponto a reta;
  • Posições relativas entre duas retas no plano;
  • Ângulo formado entre duas retas;
  • Ponto de intersecção entre duas retas;
  • Distância de um ponto a uma reta;
  • Área de um triângulo;
  • Problemas envolvendo situações práticas;
  • Resolução de problemas de vestibulares e ENEM.

ETAPA 2 - CONHECIMENTOS PRÉVIOS

A 2º etapa está organizada para um período de aula, ou menos, a critério do/a professor/a (cerca de 55 minutos). Trata-se da aplicação de uma atividade diagnóstica, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes.

Para tanto foi solicitado que os mesmos resolvessem situações-problema entregues, envolvendo diferentes retas (ruas), apenas utilizando e observando o mapa da cidade de Farroupilha. Sugere-se que o professor adapte a atividade para a sua turma de acordo com a cidade de aplicação.

A partir das resoluções apresentadas, realiza-se uma sondagem, a partir da qual serão elaboradas as demais etapas da UEPS.

ETAPA 3 - SITUAÇÃO-PROBLEMA INTRODUTÓRIA

A 3º etapa desta UEPS consiste em uma introdução do conhecimento, por meio do software matemático Geogebra, disponível também em aplicativo para celulares, para que o estudante possa fazer experimentações geométricas e, partindo delas, construir os conceitos algébricos necessários. Enquanto os estudantes, em duplas, resolvem a atividade proposta, a professora aproveita para observar as discussões e fazer anotações.

Durante as discussões, os questionamentos buscam ouvir opiniões resultantes, estimulando a curiosidade sobre o assunto e possibilitando aos estudantes a partilha dos conhecimentos prévios, para desempenhar o papel de organizadores prévios, de forma a dar sentido aos novos conhecimentos.

Você pode utilizar a versão online do software Geogebra, disponível no link abaixo, em Graphin Calculator - GeoGebra.

ETAPA 4 - DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA

Para iniciar essa etapa, os estudantes recebem, impressa, uma lista de atividades impressa (disponível abaixo). Para realizá-las, os estudantes devem utilizar as pranchas e comparar as respostas com a resolução resolvida algebricamente.

Após,resolver das duas formas (algébrica e geométrica) devem verificar os resultados encontrados, com o colega, discutindo e analisando as resoluções.

ETAPA 5 - COMPLEXIDADE

Nessa etapa é desenvolvida uma nova situação-problema, com nível maior de complexidade, a qual deve ser resolvida algebricamente. Feito isto, deve ser verificada geometricamente, no GeoGebra, com vistas à confirmação da solução.

6° ETAPA – RECONCILIAÇÃO INTEGRADORA

Nesta etapa os estudantes são estimulados a resolver uma situação-problema, a fim de verificação da aprendizagem e a aplicabilidade do conteúdo em questão.

Ao final desta etapa, é fundamental que o(a) professor(a) faça as correções necessárias, partindo das soluções encontradas pelos estudantes e de discussões que favoreçam a aprendizagem e a identificação dos erros.

7° ETAPA – AVALIAÇÃO SOMATIVA

Na sétima etapa, a proposta é a aplicação de uma avaliação somativa individual com questões/situações – cujas resoluções exijam a compreensão dos tópicos estudados, a fim de evidenciar o grau de captação de significados e da aprendizagem significativa.

8° ETAPA – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA UEPS

Nesta etapa, utilizou-se como recurso a avaliação qualitativa.

A avaliação foi contínua, ou seja, realizada em todas as etapas da UEPS, destacando-se alguns aspectos que foram observados: capricho na entrega do material, o respeito aos prazos da entrega ou realização das atividades, o comportamento e comprometimento na realização das atividades em sala de aula.

Como estudos de recuperação, sugere-se que sejam feitos “recortes” das atividades em que os estudantes apresentaram dificuldades e/ou erros, para que os mesmos identifiquem as falhas cometidas e façam as correções necessárias. Acredita-se que o erro pode ser um excelente recurso na construção da aprendizagem.

Por fim, utilizando-se dos resultados da avaliação somativa e dos estudos de recuperação, que servem para verificar a efetividade da UEPS, é realizada com os estudantes, de forma conjunta, uma “autoavaliação”, a fim de nortear a construção da próxima UEPS, avaliando não apenas a aprendizagem dos estudantes, mas também o trabalho docente realizado.