Aprendizagem Significativa Ausubel

A Teoria da Aprendizagem Significativa

A Teoria da Aprendizagem Significativa visa à compreensão do processo de aprendizagem como uma construção, de forma que o estudante participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e a construção de novos conhecimentos.

Desta forma, almeja-se que o estudante passe a compreender a aprendizagem como um processo que vai além dos conteúdos da sala de aula; que o conhecimento adquirido tenha significados e que estes colaborem para o desenvolvimento da sua autonomia e emancipação, ou, como afirma Dewey (1959), que o estudante seja capaz de adquirir uma aprendizagem para a vida, com significado.

Para que essa aprendizagem ocorra, Ausubel (2003) aponta como fundamental que seja levado em consideração no planejamento do professor: a identificação dos subsunçores, o uso de organizadores prévios adequados para introduzir as atividades, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, os quais comentamos a seguir.

SUBSUNÇORES

O conhecimento a ser estudado deve relacionar-se aos subsunçores, isto é, aspectos ou informações existentes, especificamente relevante na estrutura cognitiva do aprendiz.

ORGANIZADORES PRÉVIOS

São materiais introdutórios apresentados antes do material a ser aprendido buscando estabelecer relações com o que já conhece.

DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA

Parte do processo educativo quando o educador aponta os conceitos mais gerais e inclusos e parte para as especificações e detalhamentos do conteúdo.

RECONCILIAÇÃO INTEGRADORA

Ocorre quando dois ou mais conceitos relacionam-se, de forma significativa, e integram-se, formando assim um novo conceito de maior significado.