Unidades de Ensino Potencialmente Significativa para Aprendizagem de Geometria Analítica

Professora Ma. Rafaela Regina Fabro

Este site foi elaborado pela professora e pesquisadora Rafaela Regina Fabro, sob a orientação da Professora Dra. Laurete Zanol Sauer, como produto da dissertação intitulada "Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem de Geometria Analítica" do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Com o objetivo de apresentar uma metodologia que proporcione ao professor uma alternativa para o planejamento de suas aulas de Geometria Analítica e com isso propicie formas de motivar o estudante para aprender Matemática, as UEPS aqui apresentadas pode ser aplicadas com estudantes do 3° ano do Ensino Médio. A proposta tem embasamento em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) que visa fazer com que o estudante compreenda o processo de aprendizagem como uma construção e participe ativamente dela, correlacionando conhecimentos prévios e novos conhecimentos e em Dewey (1959) com a Teoria da Aprendizagem por Interesse, tão essencial para que ocorra a aprendizagem.

O site foi desenvolvido pela professora pesquisadora e apresenta cinco Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS, que abordam: Plano Cartesiano, Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência e utilização de softwares matemáticos para a aprendizagem de Geometria Analítica.

Cada uma das UEPS propostas está dividida nas oito etapas propostas por Moreira (2011) para a sua aplicação. Em cada etapa, são propostas diferentes estratégias de aprendizagem, mas todas partem da identificação do conhecimento prévio do estudante, condição necessária para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa.

As atividades propostas são todas constituídas por situações-problema elaboradas considerando o contexto dos estudantes participantes, mas podem ser adaptadas a outros contextos e devidamente fundamentada nos referenciais teóricos que embasaram este trabalho.