Produção Intelectual

Ferramentas de apoio ao preenchimento disponibilizadas no menu Produção Intelectual

Cadastrar Produção Intelectual

A Produção intelectual de um docente pode ser inserida manualmente na Plataforma Sucupira

Visualizar

É na Lupa que o usuário tem a possibilidade de ver o histórico de atuações do participante externo.

Alterar

Utiliza-se caso seja necessário algum ajuste no registro concluído.

Remover

Possibilita a exclusão do registro que tenha sido feito equivocadamente.

Ajuda

Ao acessar qualquer um dos menus observe os itens solicitados no preenchimento, e onde aparecer o ícone de interrogação, colocando o cursor sobre a interrogação aparecerá a explicação.

Produções Importadas do Lattes

Produções inconsistentes

Produção com algum campo obrigatório sem preenchimento.

Produção mais relevante

Dentre as produções intelectuais cadastradas pelo programa, aquelas consideradas mais relevantes ficarão destacadas com o símbolo.

Não associado

Para aqueles coautores, pertencentes ao Programa, mas cujo nome ou abreviatura divergir com o registro na Plataforma (nome abreviado ou abreviatura não cadastrada) o status será "não associado".

Associado

Será necessário incluir a abreviatura no cadastro da pessoa para que o sistema faça a associação. Outra opção é buscar essa pessoa pelo nome completo ou CPF na busca avançada quando utilizar a importação.

Cadastramento de produções intelectuais

Há opções de importar produções de docentes do currículo Lattes ou de cadastrar manualmente.

Fique Atento!

No cadastro de produções intelectuais deverão ser declaradas somente as produções que foram publicadas a partir do ano em que a pessoa (Docente, Discente ou Participante Externo) foi vinculada ao programa.

Devem ser registrados.

Apenas trabalhos ou atividades efetivamente concluídos e no caso da produção bibliográfica, exclusivamente os trabalhos publicados.

Não devem ser registrados.

Não devem ser registrados trabalhos apenas submetidos à publicação, mesmo que aceitos ou atividades ainda em andamento.

Vínculo da produção intelectual (Bibliográfica) com um trabalho de conclusão.

Dá-se através de uma relação de autoria. Ou seja, um dos autores da produção deve ser necessariamente autor ou orientador do trabalho de conclusão.

Essa informação, que atende a solicitação das comissões de avaliação, objetiva constatar o grau de disseminação desses trabalhos.

Registro de produções com coautoria.

Produções com coautoria devem ser registradas apenas uma vez, informando-se todos os autores.

Para evitar que uma mesma produção seja registrada e avaliada em dois ou mais programas, ou que haja a duplicidade de uma mesma produção em um mesmo Programa, os Coordenadores de Área poderão glosar essas inconsistências durante a Avaliação dos Programas.

Produção Intelectual é a denominação genérica da Produção Bibliográfica, Técnica/Tecnológica e Artística realizada pelos docentes, discentes e demais participantes do programa.


A produção intelectual abriga um amplo conjunto de realizações. Os dados requeridos para detalhamento variam em função do Tipo de Produção.


Para efeito de registro no Coleta de Dados, a produção intelectual é classificada, num primeiro nível, como Produção Bibliográfica, Produção Técnica e Produção Artística.


Num segundo nível, a produção é classificada pelo seu tipo:

Tabelas de Produção Intelectual:

Artística

Bibliográfica

Técnica

Aba (1) Dados Gerais

O menu Produção Intelectual é composto por Três abas:


Dados Gerais, Detalhamento, Contexto.


Antes de operar o menu Produção Intelectual, recomenda-se ao usuário registrar os seus autores na base de dados, através do menu Pessoas.

A produção é vinculada a trabalho de conclusão concluído?


São registrados os dados comuns a qualquer natureza e tipo de produção intelectual: o nome dos autores e a denominação da produção.

Título

Denominação da produção intelectual tal como consta no documento original.

Ano da publicação

Ano em que a produção foi publicada.

Caixa de Seleção

Presta-se ao registro da relação da produção com trabalhos de conclusão. A caracterização do vínculo exige que um dos autores da produção seja autor ou orientador do trabalho de conclusão. O vínculo pode ocorrer com trabalho de conclusão concluído.

Categoria

Selecionar a categoria (Discente, Docente, Participante Externo, TODOS, Sem categoria), preencher o nome e clicar em ADICIONAR AUTOR.


Sem categoria - É importante ressaltar que essa ação não permitirá que essa pessoa seja associada ao programa, o que impede o reaproveitamento do seu cadastro em outras atividades do programa, sendo que ela contará apenas como um quantitativo de coautoria para a publicação.

Nome

Nomes dos autores da produção.

Aba (2) Detalhamento

LIVRO

Fique Atento!

Para produção Bibliográfica - Subtipo de produção - Livro

Foi disponibilizado no final da aba (2) Detalhamento - um campo para inserir arquivo.

O ícone da interrogação esclarece quais os tipos de detalhamento devem ser inseridos.

Para cada um dos tipos de produção, há um conjunto específico de campos de detalhamento. Ou seja, os campos cujo preenchimento é requerido na ficha Detalhamento não são sempre os mesmos, variando de acordo com o conjunto natureza e tipo estabelecido.

A partir da aba (2), há o botão “Salvar e Avançar”. Dessa forma, é possível salvar os dados preenchidos até essa aba e continuar o preenchimento posteriormente.


Enquanto todos os campos obrigatórios da produção intelectual não estiverem preenchidos, o registro fica marcado com o ícone Produções Inconsistentes. A produção ficará consistente quando se clicar em concluir na aba 3.

Fique atento!


Caso o periódico não conste na listagem apresentada pelo sistema o usuário deverá ir ao menu, opção Solicitações > Cadastro de Veículos, conforme indicado a seguir: Será utilizada quando houver necessidade de incorporar um novo periódico a base.

Fique atento!


Artigo em periódico – registro de ISSN

No caso do cadastramento de artigo em periódico, é obrigatória a informação do campo ISSN (International Standard Serial Number). É um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen.

Nos casos de inclusão de uma produção do tipo “Bibliográfica” e subtipos “Artigo em Jornal e Revista” e “Artigo em Periódico” esse número deve ser informado.

Nesse campo, poderão ser digitados tanto o número quanto o título do periódico e o sistema buscará automaticamente o cadastro correspondente na base de dados e não haverá possibilidade de alteração deste número de ISSN ou grafia do mesmo. Caso a busca não retorne nenhum resultado, significa que esse registro ainda não foi feito. Para cadastrar um periódico, é necessário fazer uma solicitação que será encaminhada a DAV para validação da informação (ver item solicitação de cadastramento de veículos). Apenas após essa validação, é que o periódico estará disponível para seleção.

Na coleta será declarada a informação sobre o artigo científico e qual é o seu veículo de publicação (os periódicos científicos). Com efeito, quando o Coordenador de um Programa for inserir um novo artigo em periódico, a Plataforma Sucupira não admite que qualquer informação seja inserida livremente no campo de ISSN/título. O Coordenador apenas poderá escolher os periódicos que já estão previamente cadastrados na base de periódicos da Plataforma Sucupira.

Aba (3) Contexto

Na aba Contexto também são registrados dados comuns a qualquer natureza e tipo de produção intelectual.


A produção deve ser contextualizada em relação às linhas e projetos do programa e às suas áreas de concentração. Devem ainda ser registradas as áreas de conhecimento nas quais a produção se insere. É possível associar uma produção intelectual publicada em 2016 a áreas de concentração, linhas de pesquisa ou projetos de pesquisa já concluídos (em 2015, por exemplo).


A produção intelectual pode ser vinculada a uma área de concentração, linha de pesquisa e projeto de pesquisa já cadastrados previamente nos respectivos Menus.

Área de Concentração

Área de concentração do programa à qual a produção está associada.

Linha de Pesquisa

Linha de pesquisa do programa à qual a produção está associada.

Projeto de Pesquisa



Projeto do programa em cujo contexto foi desenvolvida a produção.

Caminhos para relacionar a Produção ao contexto das atividades de pesquisa do programa:


  1. Ao selecionar uma Área de Concentração, todas as Linhas de Pesquisa a ela vinculadas ficam disponíveis para seleção.

  2. Ao selecionar uma Linha de Pesquisa é exibida sua Área de Concentração associada e todos os Projetos a ela vinculados ficam disponíveis para seleção.

  3. Ao selecionar a linha virtual “Projeto Isolado”, ficam disponíveis para seleção todos os projetos isolados. Escolhido o Projeto é exibida a Área de Concentração associada.

  4. Ao deixar a seleção de Área de Concentração e Linha de Pesquisa em branco todos os Projetos registrados ficam disponíveis para seleção.