Egresso

  • Com a criação do novo menu os discentes titulados na Plataforma Sucupira terão um registro de “egresso” criado automaticamente.

  • O menu egresso foi lançado na versão 3.18.0 em 20/05/2019, ou seja os titulados a partir dessa data contarão com o registro criado automaticamente.

  • Para os egressos que constavam no cadastro de participante externo antes da versão 3.18.0 foram estabelecidos critérios para migração.

  • No menu egresso já é possível visualizar o registro de egresso dos discentes titulados na Plataforma Sucupira desde 2012.

  • Com esse aprimoramento, não será mais necessário criar um cadastro de participante externo para fazer associações desse egresso ao Programa, após a titulação do discente.

  • Para fins da avaliação, a Coordenação de gestão da informação - CGI/CGAP/DAV/CAPES Já tem ciência das atuações dos egressos em 2017 e 2018. Não será necessário corrigir os vínculos anteriores a 2019.


Fique atento!

► O registro de egresso não impede o cadastro dessa pessoa em qualquer categoria (discente, pós-doc, docente ou participante externo) no Programa.

► Se a pessoa está cadastrada como egresso e outra categoria, o PPG deve avaliar se o vínculo a ser registrado é fruto da atuação enquanto egresso ou enquanto a outra categoria.

Ferramentas de apoio ao preenchimento disponibilizadas no menu Egresso

Visualizar

na Lupa que o usuário tem a possibilidade de ver o histórico de atuações do participante externo.

Gerenciar Referências

Viabiliza ao usuário verificar em quais atividades do programa a pessoa teve participação no ano base definido.

Egresso


► Todas as atuações do egresso no programa: Publicações, participações em projetos, bancas ou turmas, poderão ser cadastradas na Plataforma Sucupira.

► Para fins de avaliação, o Conselho Técnico Científico - CTC considerará a atuação dos egressos por 5 anos após a participação.

► A plataforma não bloqueará cadastros posteriores, objetivando evitar cadastros desnecessários de participante externo.


Regras de preenchimento da coleta de dados.

Discente/Egresso:

1) A pessoa X é considerada discente na coleta até a data da titulação, então as atividades desenvolvidas até o dia da titulação são desenvolvidas na qualidade de discente.

2) Titulou: a pessoa X passa a ser egresso no programa, toda atividade desenvolvida na qualidade de egresso (após a titulação deve ser informada), caso haja.

Caso após a mudança de status de (discente para egresso) não seja feito nenhum relacionamento da pessoa as atividades do programa aparecerá na verificação de erros à mensagem:

3) Essa mensagem é apenas um aviso não impede o envio.


4) Para fins da avaliação, a Coordenação de gestão da informação - CGI/CGAP/DAV/CAPES Já tem ciência das atuações dos egressos em 2017 e 2018. Não será necessário corrigir os vínculos anteriores a 2019.

5) Como fazer o relacionamento:

Após Adriana Nunes (status atual egresso) ser associada a uma atividade, no caso coautora da produção o aviso desaparece da verificação de erros.

Fique Atento!

Menu Projeto de Pesquisa

Caso seja necessário, inserir um egresso ou alterar o categoria dele de participante externo para egresso em um projeto de pesquisa, cuja titulação atinja o período de 5 anos em 2019, será necessário colocar a data de fim dessa pessoa no projeto de pesquisa. Caso isso não seja feito, o sistema emitirá uma mensagem de erro.