OBJETIVOS

O presente projeto Erasmus KA1 visa potenciar, através de um conjunto de cursos de formação e de atividades de job-shadowing, junto da comunidade docente do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, os seguintes resultados:

- Melhorar os processos de liderança e articulação;

- Fomentar a partilha de ideias e experiências inovadoras;

- Concretizar diferentes métodos e técnicas de ensino, mais abertas à articulação curricular;

- Capacitar os docentes para trabalhar com turmas heterogéneas, permitindo a inclusão de todos os alunos;

- Promover a ligação à comunidade local.

Acreditamos que a formação e a partilha de experiências com professores de outros países poderão trazer óbvias melhorias para o nosso Agrupamento, ao mesmo tempo que se aposta no reforço da cidadania europeia. A partilha de experiências, bem sucedidas, e de preocupações comuns contribuirá para que possamos educar as crianças e jovens da Europa rumo a um futuro melhor, reforçando a solidariedade e a partilha das oportunidades, responsabilidades e deveres.

Estão previstas 4 mobilidades individuais para:

- o Centro de Formação IFOM, entre os dias 26 de janeiro 1 de fevereiro de 2019 em Bolonha, na Itália

- o Centro de Formação Teacher Academy, entre os dias 4 e 9 de novembro de 2020 em Florença, na Itália

- o Centro de Formação Out Door Ed, entre os dias 17 e 22 de maio de 2020 em Linkoping, na Suécia*

- o Centro de Formação Pricalica entre os dias 5 e 11 de dezembro de 2021 em Viena, na Áustria

* Esta mobilidade teve de ser substituída por outra, por motivos relacionados com o Covid-19. Assim, foi programada uma nova mobilidade para o curso "News Ways of Learning" no Centro de Formação Out Door Ed, a dinamizar entre os dias 12 e 17 de setembro de 2021 em Kutná Hora, na República Checa.

As experiências de job-shadowing previstas têm a duração de duas semanas e visam conhecer com maior profundidade abordagens diversas no que concerne à flexibilidade curricular. Por razões relacionadas com o Covid-19, estas experiências poderão ser encurtadas para uma semana, com a participação de dois docentes.

Uma das escolas parceiras no nosso projeto é o Colégio Abaco, de Madrid, em Espanha. O foco estará na flexibilidade curricular que é desenvolvida ao nível do 1º ou 2º ciclos de ensino. A outra escola parceira é o Colégio Atheneum Royal Jules Bara, em Tournai, na Bélgica, estando prevista uma atividade de job-shadowing ao nível do 3º ciclo (Línguas ou Ciências conforme as candidaturas apresentadas).

Acreditamos que vivenciar diferentes formas de ensinar, com estratégias diferentes das nossas, em sistemas de Educação de outros países, poderão resultar em benefícios ao nível da organização e das próprias práticas letivas.