2º Job-shadowing

English and Maths from an interdisciplinary point of view

Atividade de job-shadowing dinamizado no Colégio Athénée Royal Jules Bara, em Tournai (Bélgica) prevista para o período entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022, com a participação das professoras Ilda Oliveira (do grupo 500) e Mónica Ferreira (do grupo 220).

Objetivos principais do curso:

- Conhecer novos métodos de ensino de inglês e Matemática;

- Reforçar as estratégias interdisciplinares do Inglês e Matemática com outras disciplinas;

- Conhecer novas maneiras de aplicar o trabalho com os alunos em inglês;

- Experienciar novos ambientes de ensino-aprendizagem;

- Partilhar conhecimento e estratégias pedagógicas;

- Conhecer novas realidades culturais, numa lógica de partilha com professores de outros países.

Metodologia da atividade de job-shadowing

Pretende-se que as participantes em mobilidade possas conhecer mais sobre métodos inovadores de ensino de inglês e matemática nas aulas com alunos entre os 10 e os 15 anos. Durante o período de mobilidade, as participantes acompanharão professores do Colegio Athénée Royal Jules Bara nas aulas de inglês e Matemática e irão vivenciar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores mentores, numa lógica de partilha.

1º dia de job-shadowing - 24 de janeiro de 2022

Iniciou-se hoje mais uma experiência Erasmus de Job-shadowing, desta vez, na cidade de Tournai, na Bélgica. As participantes são as docentes Mónica Ferreira e Ilda Oliveira.

O foco desta atividade está no conhecimento de novas estratégias de ensino da matemática e inglês, numa lógica de interdisciplinaridade.

Começámos o dia bem cedo, 8.00H, reunindo com a diretora do Colégio Athénée Royal Jules Bara, la préfète Stalens, para planear a semana que se vai dividir entre a observação de aulas de matemática, com a madame Elise, e de inglês, com o monsieur Jean-Claude. Acompanhamos duas turmas de matemática e duas de inglês do 1° ano do colégio, que corrresponde em Portugal ao 6° ano. As turmas têm 20 alunos por integrarem alunos que são filhos de refugiados. Fomos muito bem recebidas e a vontade de conhecer novas estratégias de ensino é enorme.

2º dia de job-shadowing - 25 de janeiro de 2022

Ao contrário do que acontece connosco, são os alunos a mudar de sala ao fim de 50 minutos, pois os alunos necessitam de libertar energias e não estarem tanto tempo sentados a ouvir a mesma aula. As salas de aula são temáticas de modo a que o professsor mantenha o material da sua disciplina.

A utilização do telemóvel é proibida em todo o recinto escolar. As mochilas são extremamente leves, pois aqui não há manuais adotados; cada professor cria e gere os seus materiais. As editoras não vão ao encontro das necessidades das escolas e os poucos manuais existentes são extremamente caros e são os encarregados de educação que os teriam de adquirir.

A 2a língua estudada é Inglês, sendo dinamizadas atividades de listening, vocabulary and writing ao longo da aula. A língua inglesa tem a carga horária de 4 horas semanais. No entanto, a escola tem como oferta "Activitée" as opções de inglês e matemática, latim, holandês, podendo, cada turma, ter no total 9 horas de inglês, caso os alunos escolham essa opção. Estas horas de oferta de escola são dinamizadas como clubes com atividades mais lúdicas.

O dia foi bastante produtivo, sendo que demos a conhecer Cinfães e o nosso Agrupamento aos alunos de várias turmas através de vídeos elaborados pela equipa Erasmus. Aliás, por estes dias a partilha mútua de informação sobre os sistemas educativos de Portugal e da Bélgica tem sido muito profícua. Amanhã há mais...

3º dia de job-shadowing - 26 de janeiro de 2022

A escola está a ser, aos poucos, equipada com smart boards. O que é  invulgar é que estes equipamentos são  financiados através de  donativos de diversas instituições locais. No entanto, nenhuma sala de aula possui computador, tem de ser o professor a trazer o seu  computador pessoal. Existem 2 computadores na sala de professores, mas fomos informadas que servem apenas para a introdução das avaliações.

Os smart boards apenas servem como quadro branco, pois não  existe cobertura de rede de internet existe wifi o que castra as potencialidades deste equipamento.

Durante a tarde,  fizemos uma visita cultural por Tournai. A praça central ilustra o estilo arquitetónico e a Catedral de Notre Dame de Tournai é  qualquer coisa de imponente.

4º dia de job-shadowing - 27 de janeiro de 2022

Hoje o tema debatido nas reuniões com os colegas foi a avalição. Do 7° para o 8° ano, 1° e  2° anos do secundário belga, não  há  lugar a  retenção, funcionando como um ciclo.

Os critérios de avaliação não estão  definidos de forma uniforme. No entanto,  alguns professores, para sua orientação e fundamentação da avaliação atribuída, aplicam, por iniciativa própria, alguns critérios. 

Não existe um Conselho responsável pelos assuntos pedagógicos. Esta ausência é  sentida como uma falha por parte dos docentes, uma vez que sentem alguma desorientação por falta de diretrizes superiores.

O instrumento mais usado para avaliar é a  prova escrita (contrôle). Existem três  momentos de avaliação sumativa nos quais são  elaborados registos de avaliação (bulletins) que se assemelham muito aos nossos.

5º dia de job-shadowing - 28 de janeiro de 2022

O Colégio Jules Bara utiliza a plataforma Classroom para partilhar documentos com os alunos. A colega de matemática, Elise, disponibiliza videos informativos aos seus alunos, permitindo assim a implementação da Sala de Aula Invertida. Estes vídeos são elaborados pela professora, pois, como já referimos, não existem recursos disponíveis.

Foi-nos entregue o certificado de participação, despedimo-nos das turmas e almoçámos na cantina do colégio com as colegas, onde o silêncio e organização eram notórios.

Esta experiência foi extremamente interessante e enriquecedora pela partilha de métodos de ensino e de ferramentas de trabalho.

Agradecemos a simpatia e disponibilidade de todos os elementos da comunidade educativa do colégio Athénée Jules Bara em Tournai.