Proposta: Identificar algum medicamento disponível no mercado que possua alguma particularidade em relação aos aspectos de qualidade relativos ao desenvolvimento. Apresentar o problema e as possíveis consequências para seu registro junto à Anvisa. Quando disponível na literatura, apresentar possíveis alternativas para mitigar ou resolver o entrave.
O Hemitartarato de Zolpidem é um insumo farmacêutico ativo que apresenta o fenômeno do polimorfismo, podendo existir de diferentes formas no estado sólido. A forma comercialmente mais utilizada é a forma A, que converte facilmente na presença de água ou umidade, tornando a granulação via úmida um processo que merece atenção.
Um dos pontos que gera um pequeno alerta quanto à possíveis questionamentos da Anvisa é a questão da instabilidade da forma A do IFA, pois a mesma pode transicionar para a forma D e/ou mistura de fases envolvendo às formas A, D e E, como exemplificado na figura ao lado. Neste sentido faz se necessário o controle da matéria-prima lote a lote, bem como estabelecer estratégias de armazenamento do IFA no processo produtivo a fim de garantir que a forma polimórfica utilizada no início da produção do medicamento seja a forma A.
Embora este fato seja relevante ao processo de desenvolvimento de fórmula, baseado na classificação biofarmacêutica do IFA (classe I) e aliado aos dados de solubilidade em equilíbrio que mostraram não haver diferenças significativas entre as formas polimórficas do IFA, é possível a presença de forma E ao final do processo produtivo, com a justificativa de que a forma polimórfica do IFA não irá impactar na performance do produto.
Adaptado de: Patentes: EP 1292304 B1, 2001 e US 2008/0200680 A1, 2008.
A nomeclatura correta dos polimorfos do Zolpidem foi essencial para investigação mais assertiva acerca das transições polimórficas.
Proposta: Apresentar em formato de vídeo sobre um dos temas expostos, de maneira a informar de forma didática e interessante. Tema escolhido: Desafios no desenvolvimento de medicamentos para pacientes pediátricos.
Assista o vídeo :