O projeto Tecnologias sustentáveis busca integrar aprendizagens da formação profissional técnica e as questões ambientais contemporâneas. O ponto de partida é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A abordagem transdisciplinar justifica-se diante da própria natureza das questões ambientais, que demandam uma reflexão contextualizada, capaz de situar os diferentes interesses, necessidades sociais e da vida na Terra.
Lembra Morin (2000, p. 114), a humanidade “está enraizada em uma ‘Pátria’, a Terra, e a Terra é uma Pátria em perigo”, daí a importância de comunicar e compreender questões complexas.
Desenvolver pesquisas de caráter científico em torno da adaptação às mudanças climáticas nos municípios que compõem a região, tendo como referência inicial os ODS da Agenda 2030.
Tais pesquisas se desdobram nos gêneros da comunicação científica, ajustados para a série em questão, e têm como tema central ideias e bases para políticas públicas e protocolos.
Um aspecto de interesse é focalizar a realidade local mais próxima dos impactos que nos afetam mais diretamente.
Realizar estudo teórico sobre a temática ambiental e o conceito de sustentabilidade;
Elaborar um projeto de pesquisa especificando um recorte temático da temática geral;
Desenvolver e apresentar pesquisa realizada.
O primeiro objetivo específico será trabalhado ao longo do 1º bimestre e será documentado em um portfólio. Essa parte do trabalho é individual.
O 2º e o 3º bimestres são dedicados a elaboração de um projeto e seu desenvolvimento. Os diversos resultados serão apresentados à comunidade no 4º bimestre.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Geografia
História
Filosofia
Linguagens e suas Tecnologias
Artes
Educação Física
Língua Portuguesa
Redação e Estudos Linguísticos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biologia
Física
Química
Disciplinas específicas de cursos técnicos
Materiais de Construção
Química
Ao longo deste projeto de ensino, mais de uma orientação metodológica é empregada. A fase de estudos teóricos e conceituais se fundamenta em pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo e é operacionalizada por meio de atividades organizadas em itinerários, que preveem a reiteração de objetivos com vistas à progressão das aprendizagens.
A fase de elaboração do projeto parte de conceitos centrais à aprendizagem e à escrita colaborativa e à própria pedagogia dos projetos. Essa terceira abordagem metodológica é potencializada durante a execução dos projetos criados por cada grupo e sua apresentação final à comunidade escolar. Essas escolhas implicam a adoção de diferentes mecanismos de acompanhamento e avaliação.