Ao longo do 3º Bimestre, a avaliação considerará tanto a dimensão individual quanto a coletiva. A observação dessas duas dimensões leva em conta a execução do projeto de trabalho e sua transformação em um capítulo. Usa como instrumentos os registros gerados em reuniões de orientação e a escrita coletiva em si.
Em um mesmo grupo, é possível, portanto, que alunos tenham notas diferentes segundo os diferentes graus de contribuição que apresentarem. De um lado, os professores atribuirão níveis de desempenho às contribuições individuais. De outro lado, a versão final do trabalho será avaliada empregando-se a grade adiante.
Para alcançar a nota máxima, é preciso que o projeto seja avaliado no nível 5 em todas as competências e o aluno seja avaliado também no nível 5 em suas contribuições individuais.
Seleção e aprofundamento na organização de conceitos, fatos e dados para a elaboração do capítulo
Articulação de vozes discursivas para selecionar e organizar conceitos, fatos e dados na elaboração do trabalho
Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, especialmente das formas de impessoalização da linguagem típicas da linguagem acadêmico-científica
Desenvolvimento do texto no gênero em acordo com os elementos estruturais indicados no template e em acordo com as limitações da proposta
Domínio das normas gerais de apresentação de textos acadêmicos
Nesta competência, avalia-se a habilidade e o cuidado no manejo dos editores de texto a fim de alcançar uma forma gráfica livre de ruídos. Portanto, capaz de manifestar sem interferências os sentidos que se deseja produzir. O objetivo é mostrar atenção aos detalhes e ele pode ser plenamente alcançado desde que se separe o tempo e a concentração necessários à revisão.