A finalização do projeto, com a apresentação dos trabalhos em sua versão final ocorrerá em 05/12/2025.
Quanto aos espaços, os trabalhos serão alocados no Bloco B — hall e salas de aula. Os quadros seguintes especificam as salas nas quais ocorrerão as apresentações (comunicação oral e pôster) de cada grupo.
Quanto aos horários, os trabalhos serão organizados na seguinte sequência:
13h50 a 14h30: montagem dos stands no espaço alocado para o grupo; preparação para as comunicações orais;
14h30 a 16h30: apresentação ao público e aos avaliadores;
16h30 a 17h00: desmontagem dos stands, reorganização dos espaços e descarte adequado dos materiais.
Todos os integrantes do grupo devem estar preparados para realizar a apresentação do trabalho, tanto para o público visitante, quanto para os professores avaliadores.
Comunicação oral
É parte de uma sessão de comunicações e cada grupo fará sua comunicação em uma hora determinada. A pontualidade de todos é crucial para a organização da sessão. A pontualidade diz respeito ao momento de início da fala e sua duração. Afinal, uma fala mais longa do que o tempo disponível acarretaria atrasos para os grupos subsequentes.
Os participantes da sessão, enquanto apresentam seu trabalho, precisam fazê-lo de modo ordenado e claro, tanto na fala, quanto na apresentação de slides. Também é necessário ouvir com atenção às intervenções e perguntas. Sem isso, fica mais difícil compreendê-las e contribuir para as discussões.
De outra forma, quem comunica seu trabalho é também o público ouvinte das demais apresentações que integram sua sessão. Nesse papel, é preciso respeitar o trabalho dos demais colegas: ouvir com atenção para compreender bem; refletir e participar das discussões. E, como etiqueta, não distrair-se ou provocar distrações.
Apresentação de pôster
É parte de uma sessão e os integrantes do grupo precisam organizar-se para apresentar o trabalho múltiplas vezes, tantas quantas forem as pessoas interessadas em conhecê-lo. Todos os integrantes do grupo devem estar preparados para realizar a apresentação, tanto para o público visitante, quanto para os professores avaliadores.
Neste caso, os recursos de linguagem tendem a ser mais ricos e complexos, já que envolvem múltiplos recursos: fala e gestos; experimentos e/ou modelos físicos e a escrita em forma de pôster. Portanto, é preciso planejar a ordenação lógica e clara no uso desses diferentes meios semióticos — sempre levando em conta a objetividade e a clareza na expressão.
Os autores são também ouvintes: é preciso conhecer os demais trabalhos e o grupo precisa organizar-se em uma escala tal que permita a circulação de parte dos integrantes entre os demais stands. Nessa condição de ouvinte é preciso agir com etiqueta e respeitar os trabalho dos demais colegas. Afinal, o objetivo é conhecer e compreender as contribuições que esses trabalhos têm a oferecer, refletindo e participando delas.