As pesquisas científicas são publicadas em relatórios. Um “relatório” é um termo genérico para abranger muitos gêneros com pequenas diferenças entre si, mas com uma estrutura semelhante, típica de todos os trabalhos acadêmicos.
Outro aspecto semelhante é a orientação para o passado: um relatório (relato) detalha o que se passou, quais foram as evidências encontradas e como elas podem ser interpretadas. Por exemplo, ao final de uma pesquisa de mestrado, o relatório que comunica o trabalho é a dissertação. No cotidiano de pesquisadores, gênero mais usado é o “artigo científico”.
Enquanto um projeto de pesquisa tem uma orientação para o futuro (aquilo que se pretende investigar), o relatório de pesquisa tem uma orientação para o passado (o que se descobriu e como isso pode ser interpretado).
Portanto, os capítulos de livro a se escrever nesta etapa do projeto “Tecnologias Sustentáveis” são o resultado do trabalho de pesquisa previsto nos projetos de cada grupo. O gênero será chamado “capítulo de livro” principalmente em função do modo como será publicado, ou seja, todos os capítulos serão organizados em um livro.
Trata-se da estrutura típica dos trabalhos acadêmicos, que pode ser vista na NBR 14724.2011, e é bem semelhante à já empregada para a redação dos projetos. Em termos bem esquemáticos, é o seguinte:
Título
Resumo
Palavras-chave
Introdução
Contextualização
Pergunta de pesquisa e objetivos
Desenvolvimento
Fundamentação conceitual
Procedimentos metodológicos
Resultados da pesquisa
Discussão dos resultados e/ou proposições
Considerações finais
Síntese da trajetória da pesquisa
Resposta à pergunta de pesquisa
Reflexão sobre as possibilidades e limitações do trabalho
Referências bibliográficas
Em coerência com as demais partes, listar as fontes citadas
Certamente que a composição da estrutura levará em conta a natureza particular de cada trabalho. No entanto, os traços gerais, observáveis nos textos acadêmicos, são os listados acima. A definição de detalhes e especificidades será feita levando-se em conta as leituras e instruções do/a orientador/a.
Função social
Comunicar os resultados de pesquisa realizada quanto à adaptação às mudanças climáticas em nosso contexto regional mais próximo.
Interação e público leitor
O destinatário do capítulo inclui os munícipes e os formadores de políticas públicas em âmbito municipal.
Abordagem e linguagem
Dado o público, a linguagem precisa ser rigorosa do ponto de vista formal. Objetiva, sem perder de vista a clareza necessária à discussão que se propõe.
Recursos semióticos
Conforme é típico na comunicação científica, além da escrita, incluem-se recursos semióticos tais como quadros, tabelas, gráficos e mapas.
Extensão
A extensão não tem como ser determinada a priori. A avaliação do/a orientador/a será crucial neste aspecto. Considere-se um texto em torno de 10 páginas (cerca de 5.000 palavras).