Proposta pedagógica

Apresentação

O projeto Tecnologias sustentáveis busca integrar aprendizagens da formação profissional técnica e as questões ambientais contemporâneas. O ponto de partida é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A abordagem transdisciplinar justifica-se diante da própria natureza das questões ambientais, que demandam uma reflexão contextualizada, capaz de situar os diferentes interesses, necessidades sociais e da vida na Terra.

Lembra Morin (2000, p. 114), a humanidade “está enraizada em uma Pátria, a Terra, e a Terra é uma Pátria em perigo”, daí a importância de comunicar e compreender questões complexas.

Objetivo geral

Desenvolver um protótipo ou um produto para alcançar, articulados entre si, dois ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O uso de processos e/ou tecnologias próprios das áreas dos cursos técnicos oferecidos no Campus Timóteo do CEFET-MG é necessário na proposta. Outro aspecto de interesse é focalizar a realidade local, portanto, mais próxima das questões que nos afetam mais diretamente.

Protótipos, neste projeto, são maquetes, aplicativos e jogos de computador, demonstrações experimentais, entre outros modelos físicos ou digitais tridimensionais.

Objetivos específicos

O primeiro objetivo específico será trabalhado ao longo do 1º bimestre e será documentado em um portfólio. Essa parte do trabalho é individual.

O 2º e o 3º bimestres são dedicados a elaboração de um projeto e à sua execução na prática. Os diversos resultados serão apresentados à comunidade no início do 4º bimestre.

Disciplinas envolvidas

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linguagens e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Disciplinas específicas dos cursos técnicos

Metodologias educacionais

Ao longo deste projeto de ensino, mais de uma orientação metodológica é empregada. A fase de estudos teóricos e conceituais se fundamenta em pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo e é operacionalizada por meio de atividades organizadas em itinerários, que preveem a reiteração de objetivos com vistas à progressão das aprendizagens.

A fase de elaboração do projeto parte de conceitos centrais à aprendizagem e à escrita colaborativa e à própria pedagogia dos projetos. Essa terceira abordagem metodológica é potencializada durante a execução dos projetos criados por cada grupo e sua apresentação final à comunidade escolar. Essas escolhas implicam a adoção de diferentes mecanismos de  acompanhamento e avaliação.