Sequência Didática

Olá, professores!

Para organizar o tempo didático é importante a escolha de uma modalidade organizativa. Uma boa dica é planejar uma sequência didática, para organizar o trabalho docente e as etapas das atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes.

Caso você não tenha experiência com sequência didática, para contribuir com o seu trabalho, disponibilizamos abaixo um rico material sobre as etapas de construção de uma sequência didática. Acesse o link e confira:

Sequência Didática


Uma proposta de trabalho

Você pode iniciar o trabalho propondo a leitura de alguns livros de crônica, pode começar incentivando a leitura da coleção Para Gostar de Ler.

Você pode inovar na forma de propor a leitura da coleção Para gostar de Ler, o próprio gênero permite ao leitor escolher qual a primeira história a ser lida. Não são livros que exigem uma leitura sequencial, porque as histórias são independentes. Os alunos costumam amar quando contamos isso a eles. E, como são narrativas curtas, você pode propor a leitura de algumas crônicas em sala de aula.

Que tal promover uma roda de leitura? 

Convide os alunos para ler para a turma a crônica que considerou mais interessante.

Você, professor, também poderá selecionar a sua crônica predileta para ler para seu grupo de alunos. Leia para eles e comente o que você destacaria na narrativa, mostrando o que chamou sua atenção. Semelhante ao que você fez, peça a seus alunos que comentem sobre uma crônica que tenham lido.

Ler, compartilhar e comentar as leituras são boas ações para o início de uma sequência didática. Os estudantes devem aprender a apreciar a leitura que fazem, identificar o tema abordado, observar a estrutura, conhecer e reconhecer na narrativa as características do gênero, e sua relação com os temas do cotidiano, muitas vezes, divulgados em textos jornalísticos. 

O trabalho com crônicas pode ser associado ao trabalho com textos informativos e se tornar uma atividade rica e prazerosa.  

Para envolver a turma no processo, é interessante apresentar aos alunos a proposta de trabalho e deixar que escolham um tema da atualidade e do interesse deles para pesquisarem notícias e reportagens sobre o assunto. Combine, inclusive, qual será o produto final desta sequência didática. Uma boa dica é produzir uma coletânea com as produções dos alunos, publicar na internet ou produzir um e-book.

Que tal organizar uma sequência de ações?

Planejamento da crônica

Tema:  Exploração do trabalho infantil doméstico

Personagens principais: Cenira (a menina), a patroa e o procurador do Ministério Público do Trabalho.

Personagens secundários: os pais e os irmãos da Cenira e a vizinha da patroa.

Enredo: A crônica conta a história de Cenira, que, aos 10 anos, saiu do interior do Pará e foi para Belém, com a promessa de um futuro melhor, que incluía estudos na capital. Mas, ao contrário disso, a menina desembarcou do ônibus numa cidade onde não conhecia ninguém foi direto para a casa onde trabalharia, moraria e aprenderia as duras lições da rotina diária de uma empregada doméstica, que trabalhava das 6 horas da manhã até a meia noite, de segunda a domingo.

Narrador:  narrador-observador ( x  )      narrador-personagem  (    )

Tempo: Numa tarde de sexta-feira.

Espaço (lugar em que acontecerá a história): A rodoviária, a casa da patroa de Cenira e o abrigo para crianças.

A partir do planejamento da narrativa, individualmente ou em dupla, proponha a produção de uma crônica.

Confira a explicação da professora Flávia Suassuna sobre o gênero crônica:

"A crônica é um gênero híbrido, ou seja, tem características do texto informativo e do texto literário. Na aula do Projeto Educação desta sexta-feira (7), a professora Flávia Suassuna destacou as particularidades técnicas da crônica e disse que o cronista enxerga além da notícia: ele vê a beleza ou o humor que há no fato.

O cronista pernambucano Samarone Lima é uma dessas pessoas que veem situações corriqueiras com outro olhar. Entre as funções que exerce como jornalista, ele sempre encontra sempre tempo para enxergar o dia a dia recifense com uma visão diferenciada.

“Os diálogos que a gente escuta nas ruas, nos ônibus... Então esse cotidiano é trabalhado de forma poética, porque já tem muita informação dos jornais sobre os problemas da cidade”, diz.

Segundo a professora Flávia Suassuna, escrever uma crônica é colocar seu olhar particular sobre uma narrativa. "A partir dessa narração, surgem as considerações do escritor, que podem ser filosóficas, literárias”, explica.

As crônicas podem ser publicadas em revistas e jornais e falam, geralmente, do cotidiano urbano. No Brasil, um tipo muito comum é a crônica esportiva. Rubem Braga, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes são alguns exemplos de cronistas brasileiros"

Retirado de: https://goo.gl/HD5FGo

Sequência didática  

Leitura de livro paradidático  e aulas online

Literatura e Letramento Digital 

Sequência de ações:

1- Peça que os alunos que leiam um livro do gênero que você estiver trabalhando com a turma. Indique alguns títulos que considerar mais adequados à faixa etária de seus alunos. 

2- Grave um vídeo ou podcast  realizando a leitura de um capítulo e o envie para seus alunos. Nesta etapa, é importante que o professor/professora  apresente à turma um modelo leitor, que será reproduzido pelos alunos. 

3- Combine um prazo para que leitura seja finalizada pelos alunos. Oriente quantos minutos  devem ser dedicados à leitura da obra para que o aluno consiga cumprir o prazo combinado.

4- Após a leitura, é interessante propor um aula online (ou quantas considerar necessárias) para que possam conversar sobre diferentes aspectos do livro: gênero, enredo, tema, perfil dos personagens, conflitos e outros elementos da narrativa que queira explorar. Reserve também um tempo para conversarem sobre o autor da obra. Procure, nesta aula, criar momentos prazerosos e lúdicos para que os alunos sintam-se convidados a participar oralmente.

5- Proponha a criação colaborativa de uma vídeo-resenha da obra lida. 

6- Oriente seus alunos nas diferentes etapas: na elaboração da resenha crítica, na produção e edição do vídeo. 

7- Sugestão para o professor: Crie um site ou um blog utilizando os recursos do Google e publique o resultado do trabalho produzido pelos alunos.

Dicas aos professores:

Por fim,  uma dica de professora para professor(a): faça um levantamento entre seus alunos aqueles que possuem maior familiaridade com esses recursos que serão utilizados para produção/edição dos vídeos, do blog/site e envolva-os neste trabalho, atribua responsabilidades, dê a eles autonomia. Você poderá se surpreender com o engajamento dos alunos.

Algumas sugestões de sites  e audiolivros que você poderá indicar aos seus alunos: 

Toca livros: https://tinyurl.com/y9pp4sgl

No Youtube poderá encontrar vários títulos de audiolivros disponíveis, no canal  Audiolivros em Português há uma diversidade de títulos que o professor poderá indicar para seu aluno, principalmente, neste momento de isolamento social em que não há possibilidade de  acesso às bibliotecas e salas de leituras das escolas.  

Sequência didática  interdisciplinar

Leitura de livro "O Diário de Anne Frank"


Literatura e Letramento Digital 

Áreas do Conhecimento: Português e História

Descrição:   Para você que está trabalhando o gênero diário, uma sugestão é desenvolver uma sequência didática, a partir da leitura do livro O Diário de Anne Frank. Este livro está disponível para download em diferentes sites. É possível encontrar o livro em PDF gratuito, inclusive, em quadrinhos. Uma ressalva que faço em relação a versão em quadrinhos é que se objetivo é trabalhar o gênero diário, talvez seja melhor não iniciar a leitura pela versão em quadrinhos.

Aqui em nosso site, na aba, Diferentes Tipos de Literatura você encontrará duas versões do livro em PDF e outros materiais complementares que poderão ser inseridos nesta sequência didática:

 https://tinyurl.com/y9pp4sgl

Listei uma sequência de ações, que poderão ser contempladas (ou não) nesta sequência didática. Tudo dependerá dos objetivos de aprendizagem previstos para sua turma:

Dica 1 - O ideal é que você  conte com a parceria de um professor de História da turma (ou da escola) para que contextualize para os alunos o momento histórico (2ª Guerra Mundial), na qual a obra está inserida para que façam as devidas conexões. Vocês poderão organizar um  roteiro de leitura interdisciplinar ou ainda uma  WebQuest com questões relativas ao contexto histórico e à biografia de Anne. Uma questão interessante para ser pesquisada e debatida com a turma relaciona-se ao fato do diário de Anne ter se tornado uma obra literária e um documento histórico. 

Dica 2 - Sugiro  o uso do Google Docs ou Apresentações para a criação e desenvolvimento do Webquest. São ferramentas que facilitam o trabalho colaborativo e o acompanhamento dos trabalhos por parte do professor. Marque uma aula interdisciplinar, na qual os alunos possam expor o resultado da WebQuest. 

Você sabe o que é uma WebQuest?

"WebQuest é um tipo de atividade que orienta os alunos a construírem conhecimentos sobre um determinado assunto por meio de pesquisas realizadas na internet."

Sugestões de recursos para criação de uma WebQuest:

Dica 3: Para motivá-los e seguir explorando os recursos digitais em sua aula, acesse o recurso Google Arts & Culture, no link https://tinyurl.com/yar667hn e explore o material apresentado. Nesta página, você encontrará, inclusive, imagens do original do diário de Anne, fotos dela com a família e ainda poderá promover uma visita virtual à casa de Anne e ao esconderijo da família. Veja:

Nem toda sequência didática necessitam de um produto final, entretanto, 

Dica 4: Crie um blogue da turma para registrarem, desde o início desta sequência, as impressões e aprendizagens.

Você ainda poderá explorar em suas aulas:

Dica 5: Anne Frank, sua vida, seu diário, seu legado

Dica 6: Casa da família de Anne Frank

Dica 7: Filmes sobre Anne Frank - aqui no site na aba em que disponibilizo material sobre os diferentes gêneros textuais, incluí, alguns filmes que podem ser recomendados para os alunos assistirem para  mergulharem no universo de Anne Frank e sua família. O filme também poderá facilitar a compreensão a respeito do contexto histórico. Vale a pena conferir: 

1. A biografia de Anne Frank: https://www.youtube.com/watch?v=dgX6ceLAR_0 

2. Site oficial: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/who-was-anne-frank/quem-foi-anne-frank/ 

3. Audiolivro: Os sete últimos meses de Anne Frank: https://youtu.be/mol2YriZqPE