Propaganda da Leitura

Um convite ...

Este é um espaço para compartilharmos nossas leituras e trocarmos nossas experiências como leitores. Se você, professor, quiser nos enviar trabalhos realizados pelos seus alunos ou divulgar em nosso espaço o resultado de algum projeto desenvolvido para estimular o gosto pela leitura na garotada, envie-nos seu material. Contribua e faça parte da nossa comunidade de professores leitores!


RODA DE LEITURA

Ensinar que a leitura é prazerosa não é uma tarefa fácil. Por isso, o caminho a percorrer com seu grupo de alunos deve ser cuidadosamente planejado. 

A proposta do Projeto Ler é um Prazer incluiu práticas como: o professor ser um modelo de leitor para seus alunos, o professor demonstrar entusiasmo por uma obra e fazer recomendações de leitura, criar na aula um espaço reservado para a leitura de livros, que despertem o prazer de ler obras literárias entre a garotada.

O entusiamo do professor contagia os alunos e a prática da leitura acontece naturalmente da maneira mais prazerosa possível. Confira o resultado da aplicação deste projeto com alunos do 6º ao 8º  ano do Ensino Fundamental, da EMEF. PROF.ª Lúcia Pereira Rodrigues, que fizeram a leitura em classe de livros do autor Pedro Bandeira, Prova de Fogo e outros títulos.

De leitor para leitor - A 1ª produção de vídeo produzida por alunos em 2017.

PROPAGANDA DA LEITURA

Link para você assistir a propaganda de incentivo à leitura produzida com fotos e slogans produzidos por alunos da turma do 6º ano A da EMEF. PROF.ª LÚCIA PEREIRA RODRIGUES

www.canva.com/design/DAFRFaS7ZHk/q9XTADauqUCXzd7RmgAuOw/watch?utm_content=DAFRFaS7ZHk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

PROPAGANDA DA LEITURA

Maria Eduarda Olímpio.mp4
lv_0_20220906133037.mp4
Vitor, 6ºB - Propaganda
Aline.6ºB.mp4
Henry, 6ºB.mp4
km_20220824_1080p(1).mp4
Joaquim 7C.mp4
Aline.6ºB.mp4
Propaganda Miguel - Aventuras.mp4
Leonardo 6A Propaganda Ilha do Tesouro
Otávio.mp4
Bianca - Parte I.mp4
Bianca - Parte II.mp4
Luisa.6A.mp4
Matheus,6ºA.mp4
Propaganda A divina comédia.mp4
Caio Bruno.mp4
propaganda do Pablo.mp4
Propaganda_Pedro Augusto_6B.mp4
Propaganda_Victor.mp4
Lucas, 6B, Propaganda.mp4
Gabriela propaganda 1ºbimestre.mov

Propaganda dos sextos anos A, B e C

Gabriela propaganda 1ºbimestre.mov
Propaganda_Ana_6C.mp4
Propaganda_Pedro Augusto_6ºB.mp4
Propaganda_Pedro_Henrique_6C.mp4
lv_0_20230414213209.mp4

RESENHA CRÍTICA

WAGNER COSTA é jornalista, autor de contos, de peças de teatro como Cena Aberta, De amor e verdade, De verdade e amor e do livro QUANDO MEU PAI PERDEU O EMPREGO. Costa diz que escreve porque acredita naquilo que acontece quando a palavra chega e se aninha no coração e na consciência das pessoas.

Obra destinada a um público jovem, o livro aborda o tema desemprego, um grave problema social que aflige tantas famílias no país.

A gíria é a linguagem utilizada pelo narrador-personagem, Pepê, o que aproxima texto e leitor e faz tudo parecer mais real. Ficção e realidade se confundem, já que a história narrada é bem parecida com a vida de muitos adolescentes que, como Pepê, têm que dividir o tempo entre o trabalho e o estudo, para ajudarem na renda familiar.

Pepê, Betão, Ju e Caró, antes da tempestade do desemprego chegar, moravam numa boa casa, estudavam em escola particular, tinham tudo do bom e do melhor, gozavam ,por assim dizer, de uma vida cheia de mordomias. O pai era liberal e dava de tudo o que os filhos queriam, sem exigir nada em troca, nem responsabilidade. Mas, de um dia para o outro, tudo mudou. O pai ficou desempregado e ainda perdeu toda a reserva de dinheiro num negócio que não dera certo. E agora? Como enfrentarão o problema?

As coisas na vida da família ficam complicadas, os pais não se entendem e passam a viver no maior bate-boca. O desespero toma conta de todos. De um lado, o pai totalmente perdido, deprimido e desesperado, sem saber o que fazer para reverter a situação e de outro; os filhos sem entender o que se passava, por não conhecerem a verdade. É nesse clima de tensão, conflitos e tristezas que chega o avô das crianças, o Capitão Esperança.

Capitão Esperança é quem ajuda a família nas horas difíceis e com um jeitinho todo especial explica para as crianças que não é vergonha ter o pai desempregado. É ele quem cria a Nave Azul e todos da família passam a ser os tripulantes. É emocionante! Nenhum adolescente pode ficar sem ler esse livro que encerra capítulos como, Beto, Betão e outros. 

O autor consegue retratar em 60 páginas quais são as dificuldades enfrentadas por um desempregado e sua família: angústia, revoltas e conflitos, que podem levar ao desespero ou a solidariedade. E, quando aponta soluções para os problemas, acaba indiretamente orientando os leitores que não estão livres de passarem por uma situação semelhante, uma vez que o Brasil é o 4º país do mundo em desemprego.

É de fato uma obra excelente, realista e comovente, capaz de levar à reflexão e quem ainda não foi vítima do desemprego entenderá que não adianta revoltar-se como fez Betão, é preciso se pôr na luta como Pepê e todos os outros da família. Enfrentar a situação juntos “ na base do um por todos e todos por um”(p.09), como disse o Capitão Esperança em sua mensagem aos tripulantes na Nave Azul.

Compre nas melhores livrarias ou empreste o livro na sala de leitura de sua escola e boa leitura.

COSTA, Wagner. Quando meu pai perdeu o emprego.23.ed.São Paulo: Moderna, 1993

Modelo de resenha crítica criado pela professora Francisca P. Martins, em 1.999. 

Objetivo: Trabalhar a resenha crítica com alunos do 9º ano.

Mais dicas sobre o trabalho, acesse: francisprofessora.blogspot.com

Recomendações dos alunos do 7º Ano B - 2018

"Eu recomendaria a leitura deste livro para outro adolescente, porque  achei-o muito legal. A Droga do Amor é um livro dedicado para o público infanto-juvenil, é cheio de aventuras, mistérios, etc. Achei ele um livro muito “gostoso” de se ler. Ele me cativou muito. Quando eu comecei a ler, não conseguia mais parar, pois queria desvendar os mistérios. Então se você, adolescente, gosta de livros assim (com aventuras, amor, mistério, ação, etc.), leia A Droga do Amor!"

"Em minha opinião, a leitura de histórias com essa temática trazem contribuição para a formação do adolescente, pois preserva, em primeiro lugar, a amizade. Magrí preferiu deixar de ficar com o menino que ama, do que magoar seus amigos e ainda destruir o grupo dos Karas."

Lívia Fernandes Tavares de Morais 

"Eu recomendaria a leitura deste livro não só para os adolescentes, mas também aos adultos. Este livro nos deixa curiosos para saber o desfecho, e isso faz com que tenhamos mais e mais vontade de ler. Será que o amor de Magri significa o fim dos Karas?”

João Victor Trevizan 

"A leitura desta história contribui não só para a formação do adolescente como para a dos jovens adultos também, pois essa história trata de uma doença que transforma o amor, em alguns casos, em morte, essa doença não é nada mais que a Aids, os adolescentes e jovens devem ter consciência de que o amor pode se transformar em uma doença e de que alguém mal intencionado pode se aproveitar dessas doenças."

"Eu recomendaria a leitura deste livro para outros adolescentes porque achei que esta história é interessante e viciante de ler, o assunto e o modo de que ele é apresentado na história é por uma linguagem informal que é a que nós adolescentes mais utilizamos, a situação que os personagens vivenciam como amigos e adolescentes que são pode ser um pouco parecida com a que nós vivemos, essa história também possui muitas aventuras e um grande mistério em que somente no final do livro você desvendará. Ao longo de sua leitura você encontrará situações em que os personagens vivem momentos de tensão, mas para compensar como todos os fãs de Magrí queriam ela revela de quem gosta e algo de inesperado também acontece mas você só irá descobrir se ler o livro A Droga do Amor de Pedro Bandeira."

"Eu gostei muito do desfecho desta história pois nele já contém tudo o que queríamos saber sobre o final dessa aventura que eles vivenciam, como na história é possível saber o porque que aconteceu toda essa aventura em que os personagens tem que desvendar os mistérios."

Helena Beatriz Pinto Miranda 


"Eu recomendaria a leitura deste livro para outro adolescente, pois achei muito interessante, emocionante a história e com um ótimo mistério ao redor dela. Assim, acho que os adolescentes que gostam de uma história de amor. muito intensa e cheia de obstáculos, iriam gostar de ler este livro, que se trata de um amor verdadeiro entre duas pessoas que enfrentam diversos desafios para conseguirem viver juntos."

"Eu gostei do final da história, mesmo torcendo pelo  o amor verdadeiro entre Eve e Mark desse certo, pois conseguia sentir e imaginar o quanto intenso era aquele  sentimento, assim não mudaria o final da história e acho que o final da história foi muito emocionante e adequado, pois terão mais duas continuações do livro.  Assim poderemos saber se Mark conseguirá viver seu amor com Eve."

Maria Eduarda Reis, Turma: 7° Ano C