O PROJETO DE LEITURA - Ler é um Prazer

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

O objetivo geral é incentivar e despertar o interesse dos alunos pela leitura, especialmente, por obras literárias. Em torno deste objetivo são traçados, conforme as habilidades que se pretende desenvolver nos alunos nos diferentes bimestres, outros objetivos específicos. 

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir  os diferentes níveis de leitores. Espera-se que:

Estratégias:

Recursos:

Empreendimentos:

Parceria:

Sala de Leitura: empréstimo de livros.

Avaliação:

Será realizada a avaliação da leitura  do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de  produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades previstas auxiliem no desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos.

Projeto elaborado pela professora Francisca P. Martins, professora da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos, em 2009.


Versão do projeto para 2021

No 4º bimestre de 2021, o projeto visava contribuir para formação de leitores e escritores autônomos e críticos. Além disso, esperava-se desenvolver habilidades como: empatia, solidariedade e cooperação com a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos num viés socioeducacional. O problema era como engajar toda escola na campanha. Para isso, os alunos produziram o gênero propaganda social  para divulgarem a gincana: "Leitura e Solidariedade Andam de Mãos Juntas". 

Para o desenvolvimento do projeto foi utilizada a metodologia do ensino híbrido. Em sala de aula, foram trabalhadas as características dos gêneros narrativa de aventura e propaganda social, as práticas de linguagem, análise linguística e orientações para a produção textual colaborativa da propaganda social, por meio de sequência didática. Em casa, os alunos realizavam atividades complementares, como: leitura dos livros de aventura indicados pela professora, exercícios online e do livro didático sobre os assuntos trabalhados durante as aulas e a produção colaborativa da propaganda social. 

Durante duas semanas, os alunos divulgaram a campanha de arrecadação de alimentos, recolheram os alimentos doados por alunos do Ensino Fundamental I e II e conseguiram arrecadar uma quantidade de alimentos suficiente para organização de 13 cestas básicas, que foram doadas para famílias de alunos carentes. 

Os alunos dos 6ºanos participaram nas últimas semanas do mês de novembro e na primeira semana de dezembro de uma gincana em sala de aula, para a qual foram preparados desafios com questões sobre os livros de aventura lidos durante o período do 3º e 4º bimestres.

Algumas das propagandas sociais produzidas pelos alunos:

Livros lidos pelos alunos