Diário

Anne Frank

Biografia 

Anne Frank (1929-1945) foi uma jovem judia vítima do nazismo. Morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, deixando escrito um diário, que foi publicado por seu pai, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz (Polônia), intitulado "O Diário de Anne Frank".

Anne Frank (1929-1945) nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 12 de junho de 1929. Filha dos judeus, Otto Frank e de Edith Frank, saiu da Alemanha em 1933, para fugir das leis de Hitler contra os judeus, a família emigrou para a Holanda, quando seu pai se tornou diretor administrativo de uma empresa que fabricava produtos para fazer geleia. Anne e a irmã Margot estudaram na escola Montessori e depois foram para o Liceu Israelita.

Em maio de 1940, a Holanda foi invadida pelos nazistas, foi então que começaram as restrições contra os judeus com uma série de decretos antissemitas: deviam usar uma estrela amarela e eram submetidos a diversas proibições.

No dia 12 de junho de 1942, quando completou 13 anos de idade, Anne ganhou um diário e nesse mesmo dia começou a escrever o seu cotidiano. No dia 9 de julho, para não serem presos, a família de Anne Frank se muda para um esconderijo, com mais quatro judeus, nos fundos de escritório de Otto Frank, na Prinsengracht, 263, permaneceu ali até 04 de agosto de 1944.

Anne Frank relatou em seu diário os conflitos de uma adolescente e a tensão de viver escondida sobrevivendo com a comida armazenada e com a ajuda de amigos. O sofrimento da guerra e os bombardeios que aterrorizavam a família, e com a possibilidade de o “anexo secreto” ser descoberto e serem mortos a tiros.

Na manhã de 04 de agosto de 1944 o esconderijo foi invadido pela Polícia de Segurança, e as oito pessoas foram levadas para uma prisão em Amsterdã, depois transferidos para Westerbork, um campo de triagem. Em 03 de setembro foram deportados e chegaram em Auschwitz (Polônia). Anne e sua irmã foram levadas para Bergen-Belsen, campo de concentração perto de Hannover (Alemanha). A epidemia de tipo assolou o local no inverno, matando milhares de prisioneiros.

Anne Frank morreu de tifo, em Bergen-Belsen, Alemanha, em 12 de março de 1945, com apenas 15 anos. Seu pai foi libertado pelas tropas russas. Os escritos de Anne foram publicados por ele em 1947 com o título “O Diário de Anne Frank”. O livro foi traduzido em mais de 30 idiomas. O local do esconderijo de Anne Frank, em Amsterdã, é hoje um museu.


Fonte: https://www.ebiografia.com/anne_frank/

Sequência didática interdisciplinar - Língua Portuguesa e História

Proponha à sua turma a leitura do livro O Diário de Anne Frank. Peça ao professor de História da turma que contextualize o momento histórico (2ª Guerra Mundial), na qual a obra está inserida para que os alunos façam as devidas conexões. Organize para turma um roteiro de leitura interdisciplinar. 

Dica 1: Crie uma WebQuest com questões relativas ao contexto histórico e à biografia de Anne, sugira  o uso do Google Docs ou Apresentações para elaboração da pesquisa colaborativa. Marque uma aula interdisciplinar, na qual os alunos possam expor o resultado da WebQuest. 

Dica 2: Uma questão interessante para ser debatida com a turma relaciona-se ao fato do diário de Anne ter se tornado uma obra literária e um documento histórico. 

Dica 3: Separe algumas partes do livro, compartilhe sua tela, com os alunos, faça a leitura e explore aspectos relacionados ao gênero diário (linguagem, organização composicional, finalidade, etc.). Aproveite para explorar com a turma o recurso Google Arts & Culture sobre Anne Frank, você poderá, inclusive, apresentar imagens do original do diário.  

Dica 4: Proponha aos alunos que criem um blogue da turma para registrarem, desde o início desta sequência, suas impressões e aprendizagens sobre os temas abordados, a partir da leitura do livro. A proposta é a criação de um diário online.

Dica 5: Acesse, compartilhe e explore com seus alunos o álbum da família de Anne: Anne Frank, sua vida, seu diário, seu legado

Dica 6: Proponha uma visita virtual à Casa da família de Anne Frank


Saiba Mais!!!

Para conhecer um pouco mais da história de Anne Frank, clique no link abaixo e acesse o site: http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/O-resumo-da-historia/

Assista ao Filme Anne Frank e a reportagem  com sua amiga de infância.

Outras dicas de filmes sobre Anne Frank

Leia ou, se preferir, ouça o diário de Anne Frank 

e conheça sua história

Audiobook de Anne Frank, clique na imagem para ouvir.

o_diario_de_anne_frank_-portuguese.pdf

Baixe o PDF do livro O Diário de Anne Frank e boa leitura!

Audiolivro - Os Sete Últimos Meses De Anne Frank de Willy  Lindwer

Link: www.youtube.com/watch?v=mol2YriZqPE ou clique acima para ouvir.


OUTROS DIÁRIOS  E MATERIAIS QUE PODEM SER EXPLORADOS COM OS ALUNOS


Sugestão de links para acesso a outros materiais:

Diários escritos por crianças durante o período do holocausto


Outros livros que poderão ser explorados: