Você já parou para pensar no quanto pode ser prejudicial ter um processo fora de controle ?
Processos os quais sofrem a influência de uma causa especial, são processos considerados processos fora de controle, isso indica que a possibilidade de gerarem produtos ou serviços fora da especificação é muito grande.
Um processo fora de controle gera refugo, retrabalho.
Tanto refugo quanto retrabalho são desperdícios que vão diminuindo as margens de lucro, pois podem inutilizar matéria-prima e mão-obra-obra que deveriam gerar produtos ou serviços bons.
CEP – Controle estatístico do processo.
É uma ferramenta preventiva, que coleta amostras ao longo dos processos e informa se os mesmos estão saudáveis (produzirá bons produtos ou serviços), através dos índices Cp e Cpk.
Processos com Cp e Cpk acima de 2,0, são considerados 6 sigma e tem potencial de gerar apenas 3,4 defeitos para 1.000.000 de oportunidades.
Para ter um processo estável e capaz é necessário eliminar as causas comuns e causas especiais de um processo e isso demanda tempo e dedicação além de muito conhecimento técnico, no produto ou serviço.
Cp e Cpk.
Cp e Cpk e Pp e Ppk são índices de medição de capabilidade dos processos e determinam se o processo atende ou não as especificações de produto. Índices de Cp e Cpk acima de 1,33 são considerados aprovados, idealmente para produtos novos os indíces de Pp e Ppk devem ser acima de 1,67.
Enquanto Cp e Pp verificam se a média dos dados está centralizada e próxima a média da especificação, o Cpk e Ppk, verificam o quão distante da média da especificação os dados estão deslocados em relação a média da especificação.