A escrita, seja acadêmica ou literária começa nas leituras que uma pessoa faz, depois segue pela imaginação que uma pessoa tem e só depois ela perpassa pela sua capacidade de transpor aquilo que carrega na sua imaginação para o papel.
Escrever um produto literário ou acadêmico tem sempre uma intencionalidade maior que escrever. Não é um fim em si mesmo. E não pode sê-lo.
Há quem diga que escrever é algo que acontece apenas de pegar um papel em branco e imediatamente começar a escrever, a produzir novos mundos, criar novos personagens.
Mas de fato escrever, e Sartre em O que é literatura? discorre muito bem sobre isso. Escrever é um ato revolucionário. È também um ato corajoso de quem assumo como missão contribuir um pouco com o Criador, a medida que também o faz quando cria novos personagens, com suas personalidades próprias, recheados de vida, de crenças, de oportunidades e saberes.
Escrever, é ainda mais, é um exercício, que oportuniza a quem o faz, conhecer mais a si mesmo, sobre as próprias visôes sobre a vida. Suas possibilidades de desenvolvimento e criatividade. É algo que se aprende um pouco a cada dia, sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre o ato de escrever, porque sempre há novas técnicas, novas ferramentas de escrita, novos personagens, conflitos e estórias para criar.
Espero que ademais de ser um texto, que seja sobre meu ato pessoal de escrever, seja também um estímulo para começar a escrever.
A seguir, vou compartilhar algumas ferramentas, conteúdos que contribuam para o desenvolvimento do processo de escrita. Não sei muito a respeito, porque é algo que estou aprendendo um pouco cada dia, mas acredito que compartilhar nos ajuda a aprender um pouco mais.
Grande abraço
Prof. Me. Luis Carlos Ribeiro Alves
Bate papo com o professor Adrielliton e a diretora Jaydê Gaspar sobre o poder transformador da leitura e da escrita na vida e na sociedade contemporânea. O momento ocorreu em 29 de julho de 2020 e transmitida ao vivo pelo facebook.
É passo a passo para dar início a sua produção acadêmica que você precisa?
Gravamos essa videoaula que apresenta para você o passo a passo prático para definir sua pergunta de pesquisa e seus objetivos e a seleção de fontes bibliográficas de materiais bibliográficos para seu TCC ou artigo científico.
Você tem vontade de escrever literatura, como contos, ou até mesmo tem aquele sonho de um dia escrever e publicar um Romance?
Mesmo tendo esse sonho, você para diante da página em branco do Word e não tem ideias de como começar suas histórias ou escrever para encantar o seu público?
Tenho certeza que todo mundo que produz alguma coisa em literatura já passou por isso, eu já passei por isso muitas vezes. As vezes a gente chama esses momentos de vazio criativo. Talvez você já tenha se feito algumas dessas perguntas:
É possível resolver esses problemas de falta de criatividade?
É possível vencer a página em branco e escrever um ótimo conto?
Existe alguma ferramenta que pode me auxiliar nesse processo?