Artigos

ANALISIS DEL CURRICULO DESDE LOS NUEVOS ENFOQUES EDUCATIVOS

RESUMO:

A necessidade de pensar a educação a partir de uma abordagem enfocada no desenvolvimento de competências surgiu da necessidade de diálogo entre os espaços e o que fazer com as demandas do mercado de trabalho. Neste contexto, é fundamental descrever papéis, atitudes e comportamentos que possam ser enquadrados como indicadores do desenvolvimento de uma dada competência. O artigo pretende trazer para a discussão as contribuições das novas abordagens educacionais e suas contribuições para o desenho e avaliação curricular, através de uma revisão do estado do conhecimento da questão. A abordagem da complexidade busca analisar a questão do desenvolvimento de uma competência como um processo que acontece durante um período da

vida de um estudante quando este se encontra na escola.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem, Avaliação, competência, currículo escolar.

CITAR ARTIGO:

ALVES, L.C. R. (2021). Análisis del currículo desde los nuevos enfoques educativos. Praxis Pedagógica, 21(31), 96-117. http://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.21.31.2021.96-117

LER O ARTIGO COMPLETO

ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

RESUMO:

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o ensino de sociologia no ensino médio brasileiro, com seus desafios e possibilidades em relação a formação dos estudantes como cidadãos plenos.. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da presença das Ciências Sociais como disciplina escolar, apontando seus principais desafios e as possibilidades para a qualificação de seu ensino. um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Bauman (2001) Gomez (1998), Adorno e Horkheimer (1973), e Silva (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância do ensino de sociologia no espaço brasileiro em tempos de modernidade liquida. Concluiu-se que o ensino de Sociologia na escola média brasileira é imprescindível à qualificação do estudante para a leitura e a transformação da realidade social brasileira. 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; sociologia; desafios; possibilidades.

CITAR ARTIGO:

ALVES, L. C. R.; LOUSADA, E. L. ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.COMPOSIÇÃO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSODO SUL. , v.1, p.47 - 57, 2020.

LER O ARTIGO COMPLETO

LA EDUCACIÓN EN LA SOCIEDAD DEL CONOCIMIENTO: POSIBILIDADES DE ATENCIÓN A DIVERSIDAD

RESUMEN:

Este trabajo tiene como objetivo tejer reflexiones acerca de la posibilidad del desarrollo de estrategias educativas con atención a la diversidad en la sociedad del conocimiento. Mientras tenga un origen burgués o de aburguesamiento, la educación está universalizándose, con eso surgen demandas en alcanzar el ritmo de desarrollo de la sociedad del conocimiento así como atender a las necesidades de las diversas comunidades humanas, sobre todo las comunidades tradicionales. Como respuesta aparece la comprensión de la  diversidad como problema ante currículos enyesados y globales. Surgen como caminos la atención y el respeto al diverso y un diálogo complejo con las comunidades sobre sus saberes y tiempos del currículo.

PALABRAS-CLAVE: Currículo, Diversidad, Educación, Sociedad del conocimiento.


CITAR ARTIGO

Ribeiro Alves, Luis. La educación en la sociedad del conocimiento: posibilidades de atención a diversidad. Praxis Pedagógica., v.19, p.39 - 54, 2019. DOI https://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.19.25.2019.39-54 

LER O ARTIGO COMPLETO

POR UN NUEVO PARADIGMA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL: LA ECOALFABETIZACIÓN

RESUMEN:

El ser humano pautó sus relaciones con la naturaleza, cómo se no afetara a su supervivencia como especie; se impone, por lo tanto la necesidad de reaprender la integración con la naturaleza. El artículo discute a sustitución del paradigma orientador de las actuales relaciónes del hombre con su entorno por un nuevo paradigma de concepción de la educación ambiental: La ecoalfabetización. Desde una amplia revisión bibliográfica, el autor investiga las principales causas de la crisis ecológica y diseña mecanismos de enfrentamiento a los desafíos apuntados; indicando a la vez, agunos caminos para la efetivación de la ecoalfabetización para a transformación de antiguos hábitos con respecto a los princípios organizacionales de las comunidades ecologicamente sostenibes.

PALABRAS-CLAVE: Ecoalfabetización. Educacion ambiental. Paradigma.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. Por un nuevo Paradigma de educación ambiental: La ecoalfabetización. L'ecologie Journal Revistaperuana de ecología y medio ambiente. , v.1, p.58 - 73, 2019.

LER O ARTIGO COMPLETO

EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES.

RESUMO:

O artigo se propõe a analisar e discutir alguns desafios da educação superior brasileira a partir do advento da EAD, por meio de revisão bibliográfica acerca da temática e aproveitando de contribuições de diversos autores, dentre eles, Juan Carlos Tedesco (2004) Maria Suzana Arrosa Soares (2002) e Marília Costa Morosini (2000), bem como referencias dos Ministérios da Educação e de Ciências e Tecnologia. Apresenta um breve histórico da educação superior no Brasil até o surgimento dos cursos a distancia. É uma reflexão sobre a construção da educação superior no Brasil, aproveitando-se de vários estudos já produzidos. Aponta alguns desafios a ser enfrentados pela EAD, bem como perspectivas e possibilidades que se mostram.

PALAVRAS-CHAVE: Desafios; EAD; educação superior; formação; perspectivas.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. Composição: Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , v.18, p.89 -106, 2016.

LER O ARTIGO COMPLETO

CONCEPÇÕES CHAVES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ABORDAGEM COMPLEXA

RESUMO:

Este artigo discute as concepções de escola, educação e conhecimento que fundamentam a luta por educação do Campo no Brasil, cujo principal expoente é o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST). Se apoia na apresentação desses conceitos no Dicionário de Educação do Campo, como também nos Cadernos de Educação do MST. Por meio de uma leitura complexa destes conceitos procura estabelecer vínculos epistemológicos com a tradição filosófica. Se organiza em algumas etapas: Inicialmente apresenta os conceptos como propostos no Dicionário e nos Cadernos, depois analisa as relações desses conceitos com algumas correntes filosóficas, como o marxismo e o existencialismo cristão. Por fim aborda algumas reflexões sobre os apontamentos realizados a partir da ótica da complexidade.

PALAVRAS-CHAVE: Campo; conhecimento; complexidade; educação; escola.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. Concepções Chaves em Educação Campo: Uma Abordagem Complexa. Composição: Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , v.17, p.55 - 76, 2015.

LER O ARTIGO COMPLETO

A CONSCIÊNCIA NA FENOMENOLOGIA HUSSERLIANA

RESUMO:

Este artigo analisa o papel fundamental da consciência na construção da teoria fenomenológica de Edmund Husserl. Divide-se em quatro partes: na primeira apresentamos o questionamento central e as bases da teoria fenomenológica de Husserl; no segundo momento analisa a temática da consciência e sua relação com a intencionalidade para no terceiro momento analisar as relações da mesma com o mundo nos aproveitando de uma breve analise de suas Meditações Cartesianas que analisamos na ultima parte.

PALAVRAS-CHAVE: Consciência. Fenomenologia. Husserl. Intencionalidade.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Consciência na Fenomenologia Husserliana. THEORIA - REVISTA ELETRÔNICA DE FILOSOFIA. , v.V,p.112 - 124, 2013

LER O ARTIGO COMPLETO

A FILOSOFIA E SEU ENSINO: UM CAMINHO SOBRE O QUAL SE ESTÁ A CAMINHO

RESUMO:

O trabalho parte de uma análise reflexiva sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM, que visam efetivar a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 9394/96, enfocando competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio na disciplina escolar de Filosofia, necessários ao exercício da cidadania, unindo teoria e vida cotidiana. Se propõe a refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Filosofia no secundário enfatizando metodologias alternativas às mais utilizadas no presente, partindo da pergunta “o que é isso a filosofia?”. Divide-se em alguns momentos: no primeiro apresenta as questões que movem a reflexão, depois analisa a legislação da educação brasileira. Destaca e reflete a temática das competências e habilidades e analisa a utilização de temas transversais no ensino de filosofia, possibilitando o alcance dos objetivos descritos pelos PCNEMs e sobre práticas de ensino de filosofia enfocando as competências e habilidades, oferecendo pressupostos para a releitura e prática de temas filosóficos no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Competências; Ensino; Filosofia; Habilidades; Metodologia.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Filosofia e seu ensino: Um caminho sobre o qual se está a caminho. Intuitio (Porto Alegre). , v.6, p.49 -61, 2013.

LER O ARTIGO COMPLETO

O HOMEM E A ALIENÇÃO DOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS DE 1844 DE MARX

RESUMO:

O presente artigo analisa o conceito de homem nos Manuscritos Econômico-Filosóficos, de 1844, de Karl Marx. Defende a ideia de que esta obra ainda está relacionada ao grupo de obras da juventude, tratando-se, portanto, de uma antropologia. Inicia-se uma fase de crítica da realidade segundo a qual o homem não pode ser realmente livre, sendo constante vítima de alienação. O artigo se divide em dois momentos. No primeiro se analisa o conceito de homem nos Manuscritos; em seguida se discutem as duas formas de alienação sofridas pelo homem em relação a seu trabalho e a si mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Alienação, homem, Marx, trabalho.


CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. O Homem e a alienação nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844 de Marx. Pólemos. , v.1, p.159 -168, 2013.

LER O ARTIGO COMPLETO

A ONTOLOGIA FENOMENOLÓGICA SARTRIANA DA CONSCIÊNCIA: DAS OBRAS DO JOVEM SARTRE A O SER E O NADA

RESUMO: 

Este artigo analisa o percurso da temática da consciência ao longo das obras do filósofo francês Jean-Paul Sartre, com ênfase em suas obras teóricas. A metodologia adotada é a de revisão bibliográfica. O autor procura destacar os momentos em que a consciência alcança o papel mais importante na filosofia sartriana defendendo que, de acordo com Sartre a ontologia fenomenológica se torna possível pelo fato de esta estar centrada no ser da consciência, enquanto ser que é ao mesmo tempo contingente. 

PALAVRAS-CHAVE: Sartre. Consciência. Fenomenologia. Ontologia.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Ontologia Fenomenológica Sartriana da Consciência: Das Obras do Jovem Sartre a O Ser e o Nada. Theoria (Pouso Alegre). , v.3, p.10 - , 2011.

LER O ARTIGO COMPLETO

PCN's E ENSINO DO FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

RESUMO: 

Este artigo objetiva analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM e as orientações ligadas à eles produzindo uma reflexão sobre a posição destes quanto à filosofia e seu ensino, caracterizando os principais desafios enfrentados pelos filósofo-educadores. Além dos Parâmetros Curriculares e das orientações posteriores do Ministério da Educação brasileiro aponta para as reflexões de filósofos como Kant e Hegel acerca da possibilidade do ensino-aprendizagem da filosofia, dialogando com reflexões contemporâneas acerca do ensino de filosofia encontradas em livros e artigos em revistas científicas, procurou-se investigar e discutir a partir dos desafios encontrados pelos filósofo-educadores na sua prática docente e as perspectivas que se apontam como possíveis soluções a esses desafios. A metodologia da pesquisa foi a Revisão de Literatura seguida de estudo de caso acerca de metodologias utilizadas no ensino de filosofia nas escolas públicas de ensino médio. Os resultados permitiram verificar a importância da filosofia para o pleno desenvolvimento do educando, sobretudo quando são utilizadas metodologias de ensino que relacionam textos filosóficos a problemas do cotidiano dos estudantes, possibilitando um ensino de filosofia e um filosofar a partir da própria realidade dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Desafios. Ensino de Filosofia. PCNEM. Perspectivas. 

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. PCN's e ensino de filosofia na escola pública: desafios e perspectivas. INTUITIO (PORTO ALEGRE). , v.4,p.215 - 223, 2011.

LER ARTIGO COMPLETO

A CONSCIÊNCIA: O SER PARA-SI E A TEMPORALIDADE NA FILOSOFIA SARTRIANA

RESUMO:

Este artigo analisa a noção de consciência apresentada por Sartre na obra O Ser e o Nada. Se divide em três momentos onde analisa e discute alguns dos aspectos da consciência apresentados pelo filósofo em sua obra. No Primeiro momento apresenta a consciência enquanto Para-si e as suas estruturas imediatas, enfatizando o papel dessas estruturas na realidade humana. No segundo momento apresenta o problema da temporalidade e a ontologia da consciência ante o problema do tempo. No terceiro momento apresenta considerações acerca da temática analisada e destaca a importância de refletir com Sartre o problema da consciência.

Palavras-chave: consciência, ontologia, Sartre, ser.

CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Consciência: O ser Para-si e a temporalidade na Filosofia sartriana. Composição: Revista de CiênciasSociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , v.6, p.24 - 38, 2010.

LER O ARTIGO COMPLETO

A EMANCIPAÇÃO HUMANA NA "A QUESTÃO JUDAICA" DE MARX

RESUMO:

Este artigo analisa a compreensão marxiana de emancipação humana na obra “A Questão Judaica”, seja esta emancipação particular ou universal. No primeiro momento enfatiza a crítica de Marx a Bauer; apresenta os principais argumentos de Bauer e as críticas de Marx aos mesmos. No segundo momento dá ênfase à contribuição de Marx à questão judaica ressaltando a importância da concepção marxiana de emancipação enquanto libertação de todo mecanismo opressor do homem. No processo de emancipação em relação ao Estado, Marx passa por uma emancipação – ou ultrapassagem – da religião enquanto instrumento de alienação que desvia seus membros para uma esfera extra-mundana. 

PALAVRAS CHAVE: Alienação, emancipação, Estado, homem, Marx.


CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Emancipação Humana na ´´A questão judaica`` de Marx.. Composição: Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. , v.4, p.4 - 13, 2009.

LER ARTIGO COMPLETO

A PSICANÁLISE EXISTENCIAL DE SARTRE ENQUANTO OLHAR ALTERNATIVO PARA O HOMEM

RESUMO:

Este artigo analisa a possibilidade de uma passagem da psicanálise freudiana à psicanálise fenomenológica existencial de Sartre a partir das noções de ego e consciência, fundamentais para a constituição do sujeito humano. Compara e apresenta as duas teorias, mostrando as influências e os embates entre ambas e enfatiza a mudança de olhar que é inerente à compreensão do homem pensada por Sartre.

PALAVRAS-CHAVE: Consciência. Ego. Homem. Psicanálise.


CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A Psicanálise existencial de Sartre enquanto olhar alternativo para o Homem. Theoria (Pouso Alegre). ,v.1, p.12 - 25, 2009.

LER ARTIGO COMPLETO

A URGÊNCIA DE UMA NOVA ÉTICA AMBIENTAL

RESUMO: 

A sociedade contemporânea vem perdendo a identidade das nações em prol de uma “mundialização” dos processos sociais. Com o avanço da globalização, as grandes questões ocupam um campo mais amplo: o global. Este artigo examina tal processo e os fatores que contribuíram para seu avanço, assim como os retrocessos que traz ao planeta. Enfatiza o surgimento de uma nova ética ambiental como paradigma econômico, social e político em uma nova consciência cosmológica. Toma como base as reflexões da filosofia, da teologia e da literatura em Vittorio Hösle, Leonardo Boff e Fritjof Capra, que afirmam ser a resposta de base espiritual.

PALAVRAS-CHAVE: Ecologia, espiritualidade, ética, mundialização.


CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. A urgência de uma nova Ética ambiental. Polymátheia (UECE). , v.IV, p.237 - 249, 2008.


LER ARTIGO COMPLETO

DÚVIDA E EPISTEMOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA METAFÍSICA CARTESIANA.

RESUMO:

Pretendemos analisar o processo de desenvolvimento da metafísica cartesiana a partir utilização da duvida hiperbólica como meio de chegar a verdade. Analisaremos o surgimento da dúvida cartesiana no desenvolvimento de sua ontologia, tomando por base seu olhar sobre o  mundo  e  as  coisas;  ou  seja,  passando  pela  criação  do  método.  Tomaremos  como  base  o conjunto  de  suas  obras  metafísicas,  desde  o Discurso  do  Método que  a  anuncia,  passando pelas Meditações, até aos Princípios da Filosofia, explanando as razões de sua epistemologia e  da  atitude  de  duvidar.  Refletiremos  acerca  das  regras  que  adotou  para  conduzir  sua investigação de uma verdade indubitável: o Cogito, que seria útil como resposta aos céticos e ao senso comum de que cada indivíduo se julgava possuidor, passando para tal, por problemas como da veracidade das essências matemáticas, da certeza das coisas sensíveis, dentre outros.

PALAVRAS CHAVE: Cogito, Descartes, dúvida, epistemologia, metafísica.


CITAR O ARTIGO:

ALVES, L. C. R. DÚVIDA E EPISTEMOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA METAFÍSICA CARTESIANA.. Ameríndia (Fortaleza.Online). , v.5, p.17 - , 2008.

LER ARTIGO COMPLETO