Exposição Paulo Freire +


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” - Paulo Freire

Nessa instalação, o total de 21 “dispositivos de ver” remetem ao ano do centenário de Paulo Freire - 2021 e, a forma circular, remete aos Círculos de Cultura.

A abertura onde no interior está a imagem acessa a ideia de curiosidade que associada à observação é essencial para o aprendizado.

O joelho com a abertura voltada para o exterior diz respeito ao pensamento Freireano de ampliação do olhar.

A verticalidade dos tubos foi pensada como resistência, sustentação e, as diferentes alturas, que formam os “dispositivos de ver” provocam o espectador a sair de sua zona de conforto.

Este trabalho se complementa no exercício de imagens e frases Freireanas. Uma forma estética de diálogo do PA com a proposta do CEPF/FACED/UFU.

Exposição Paulo Freire + Virtual

Experimentações

O Coletivo Professor Artista é a realização de um desejo de professores de Artes de duas instituições: ESEBA –Escola de Educação Básica UFU e RME – Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, que se efetivou em 2011.

Esse coletivo é formado por professores de Arte atuantes e aposentados/as que, para além da prática docente experienciam o fazer artístico. Cada um dos 20 integrantes do Coletivo possui seu processo de criação individualizado. Este sempre resulta de muitas discussões e experimentações.

Professores? Sim! E o artista, onde havia se escondido? Não se esconde mais, estamos presentes aqui e acolá, onde a arte faz sentido tal como no projeto de 100 anos + PAULO FREIRE com nossos DISPOSITIVOS DE VER.

Abertura do evento e exposição