Os poderosos podem matar uma, duas, três flores, mas jamais deterão a primavera!
Che Guevara
"A 5ª Turma da disciplina de Princípios Éticos Freireanos, ocorreu no ano de 2022, no nosso retorno ao tempo presencial, com muitos desafios. Após dois anos de atividades remotas, retomamos o tempo e a dimensão presencial do estudo em nossas atividades cotidianas. Uma adaptação importante e necessária, mas que trouxe um movimento de percepções, sensações e sentimentos diversos e contraditórios. O isolamento, os medos, as perdas, a situação vivenciada por cada um e cada uma, trouxe características para esse retorno que a gente não poderia prever. Pessoas ansiosas, tristes, adoecidas, sem ânimo, somado com um contexto político que não depositava qualquer esperança para um ou uma humanista ou um ou uma progressista."
Profª Drª Camila Lima Coimbra
"Assim, fomos constituídos de 6 aprendentes. Uma Turma pequena em número que mais me surpreendeu com a grandeza que se transformou. Turma solidária, unida, divertida, responsável, silenciosa, amigável com muita disponibilidade para viver a experiência da disciplina, do começo ao fim."
Profª Drª Camila Lima Coimbra
"Um movimento que não deu certo do jeito antigo nessa Turma, foi o bonsai. Primeiro, não achei bonsai. Fizemos o movimento inicial com uma “flor do deserto”. Ela teve que ficar em minha casa e, infelizmente, morreu. Só contei no último dia, para não provocar um desânimo maior do que poderia suportar. Aproveite uma plantinha que tinha em um grande amigo Leonardo Barbosa, que foi fazer o pós-doc em Coimbra, Portugal, fez mudas de “flor do deserto” para deixar conosco, de seu Grupo do OPP, assim nomeei cada muda com o nome de um/uma aprendente. Vamos levar essa muda/esperança para casa."
Profª Drª Camila Lima Coimbra
"Caminhamos juntes, sem soltar a mão de ninguém e decidimos, em nossa síntese coletiva, por elaborar histórias sobre nossa trajetória/vida e fazermos uma leitura para registrar as histórias. Elaboramos, criamos as histórias e fizemos a sua apresentação em roda pra nós mesmos. O sentido é singular e coletivo. Não foi fácil, mas um movimento importante vivido."
Profª Drª Camila Lima Coimbra