Quando fui ver um amigo em novo estúdio de yoga, ele me perguntou por que eu não me inscrevi na academia, e eu lhe expliquei que eu faço ioga e ginástica ocasionalmente em casa para meus exercícios e que eu não sentia realmente a necessidade de ser membro da academia. Sua resposta era previsível: "Yoga... não é apenas um alongamento?"
Eu sorri para a familiaridade da pergunta e depois expliquei o tópico do artigo. Como eu disse, e para aqueles que não saberiam o contrário: Não, a ioga é muito mais do que esticar ou posar e supostamente fazer posições desconfortáveis.
É uma combinação de alongamento, exercícios respiratórios, meditação e, talvez o membro mais negligenciado, seguindo uma dieta adequada.
A palavra yoga, derivada da palavra sânscrita yuj, significa jugo ou escravidão e muitas vezes é interpretada como "união" ou como um método de disciplina.
Seu objetivo final é a união do homem com Deus ou o universo em um só fôlego. Ela também visa a libertação da mente, pois a mente e a razão também estão envolvidas em sua prática.
A ioga é, de fato, o sistema físico-cultural mais antigo do mundo. Além de ser uma forma sistemática e cientificamente comprovada de alcançar uma boa condição física, retarda o envelhecimento, rejuvenesce e melhora a aparência, mantém a flexibilidade e aumenta a vitalidade e a parte criativa da vida.
Com seus exercícios de aquecimento central, os chamados exercícios de saudação ao sol (que de certa forma se assemelham ao exercício de ginástica conhecido como "arrotar"), posturas invertidas, posturas de flexão para frente e para trás, exercícios de equilíbrio de braços e construção do centro de gravidade, o praticante médio confirmará que o yoga pode seguir seu próprio caminho para a aptidão física.
Você acha que a ioga não pode ajudar a desenvolver força? Pense novamente. Desafio o mais hábil fisiculturista a manter a pose simples, mas poderosa de pavão por 90 segundos. Aposto que eles cairiam na metade do caminho... se chegassem tão longe.
A ioga também oferece exercícios respiratórios únicos que são maravilhosos para pacientes com doenças respiratórias e até mesmo para cantores e oradores.
Além disso, com sua postura única de relaxamento, freqüentemente praticada durante e após o exercício, o yoga oferece uma forma sistemática de relaxamento profundo de todo o corpo de uma forma que talvez nenhum outro exercício possa. (Lembre-se, é claro, que muitas das posturas produzem uma massagem corporal profunda, muito parecida com a da sala de estar... Achei que deveria acrescentar isto).
Dados os muitos livros, DVDs, vídeos e aulas disponíveis para todas as idades, níveis de aptidão física e níveis de experiência (alguns dos quais são até gratuitos para as primeiras aulas de ioga experimental), sugiro que você experimente e veja o que ele pode fazer.
Uma coisa eu posso lhe prometer: você vai deixar sua classe e acenar com a cabeça: "Yoga é muito mais do que apenas um alongamento. É um exercício.
Site oficial: https://yogaouioga.com.br/