Quando praticamos o controle da respiração ou o gerenciamento da respiração, nós o observamos, o que nos leva a nos concentrar completamente na onda de entrada e saída da respiração. Isto acalma a mente apressada e permite que ela descanse.
Assim que você entra no caminho dos oito passos da ioga (parte 1 e parte 2), você sabe que a concentração prolongada é o caminho da meditação. A respiração consciente também muda as condições bioquímicas do sangue para condições mais favoráveis.
Vamos voltar à Índia, isto é, aos 3 principais canais de energia
Existem 3 canais principais de energia:
- O Shushumna nadi como canal central de energia - a sede da energia Kundalini, conectando o primeiro e sétimo centros de energia (chakra base e chakra da coroa)
- ida nadi - canal de energia lunar, corre no lado esquerdo do shushumna, no lado esquerdo da medula espinhal, terminando no hemisfério direito do cérebro, corresponde à narina esquerda
- pingala nadi - canal de energia solar, estende-se do lado direito, termina no hemisfério esquerdo, corresponde à narina direita
É fácil deduzir que a narina direita é mais ativa (aberta) enquanto operamos. A narina esquerda deve ser mais ativa quando chegar a hora de descansar e se recuperar.
Eu tenho um teste rápido para você. Tudo que você tem que fazer é segurar o nariz de um lado e, ao inalar, verificar a qualidade do fluxo de ar primeiro em uma narina e depois na outra. Verifique várias vezes, por exemplo, de manhã, depois de levantar, à noite antes de dormir, ou quando você se sentir cansado e perder energia.
Se você tem dificuldade em adormecer ou falta de energia pela manhã, e tem dificuldade em se mover para realizar, o pranayama pode ser uma ferramenta muito útil para você.
Verifiquei várias vezes e 100% pela manhã, quando acordei, eu tinha uma narina esquerda ativa (mais aberta). Este é um fenômeno normal, mas eu me conheço e já notei que pela manhã preciso de mais tempo para agir. Depois de uma longa prática, posso dizer que isto mudou. Estou de pé novamente mais rápido, com a mente fresca e focada.
Cada vez que treino, adapto as técnicas às minhas necessidades atuais. Como em qualquer prática, o mais importante é ouvir a si mesmo e ao seu corpo.
Você não precisa ouvir sua mente pela manhã, vale a pena treinar um pouco, pois ela definitivamente tende a se agarrar ao prazer sozinha. Longe de dormir, você gostaria de permanecer nesse estado, mas é suficiente para silenciá-lo em poucas respirações e agir.