Pranayama - o que é e quais são as vantagens de praticá-lo.

Pranayama é muitas vezes definido como controle da respiração.

Eu estaria mais inclinado a dizer aqui - a respiração correta. Na verdade, esta definição não difere da realidade, mas não reflete a totalidade e a essência desta prática. A palavra pranayama é composta das duas palavras "prana" e "ayama".

"Prana" significa uma respiração ou melhor, uma força vital que circula em nosso corpo em canais de energia chamados "nadis". A palavra "ayama" significa espalhar / expandir.

Combinando as duas palavras, obtemos uma definição mais próxima do conceito completo de pranayama = difusão da energia vital.


Sinta seu fôlego

A respiração é um mecanismo que ocorre sem nosso conhecimento. A qualquer momento, porém, podemos direcionar nossa consciência para a respiração e sujeitá-la à observação.

Em nossa pressa diária, não temos consciência de como nosso estilo de vida e nosso estado mental e emocional afetam nossa respiração.

Lembre-se de sua respiração em momentos de estresse. Sinta-o em seu corpo agora. Depois, lembre-se de uma situação em que você se sentiu relaxado e feliz (eu só respirei com meu peito).

A diferença é enorme. Aqui estão algumas evidências de como diferentes estados emocionais são refletidos no corpo. Infelizmente, estar em nossas cabeças apenas diariamente não inclui a plena consciência corporal e a respiração.

Respiração abreviada ou rápida e vários estados emocionais causam restrições no fluxo do prana, o que por sua vez causa uma sensação de fadiga permanente, estagnação de energia, a sensação de falta de energia. A prática do pranayama e a respiração consciente vêm em socorro.

Pranayama - o que é e por que é tão importante
O que é pranayama?
Por que devemos praticar o pranayama?
 
Pranayama é a ciência do controle da respiração. Seu nome vem de palavras sânscritas:

Prana - que pode ser traduzido como energia vital, respiração...
Yama - significa disciplina, controle

A expressão Pranayama, portanto, significa controle da respiração, controle da energia vital. https://pranahathayoga.blogspot.com/2020/08/os-beneficios-do-pranayama.html

Vantagens das práticas respiratórias

Eu sei que você desenvolveu um gosto por isso.

Mas lembre-se que a essência dessas práticas é estar aqui e agora, sem as expectativas que criam a pressão interna. Basta experimentar e observar as mudanças que ocorrem em você quando uma criança dá seus primeiros passos.

O mais importante é permanecer um observador, cuja tarefa principal é ser e aceitar o que está acontecendo sem julgar, para deixar o momento fluir como ele é.

☯️ As práticas respiratórias estão presentes em muitas abordagens e práticas de meditação.

O desenvolvimento da consciência da respiração é uma ponte entre o consciente e o inconsciente. Algumas práticas de purificação que se preparam para a prática correta do pranayama e para a prática correta também afetam diferentes estados de consciência, ou seja, o consciente, o inconsciente, o subconsciente ou o supraconsciente.

☯️ As práticas respiratórias intensivas que levam à hiperventilação resultam na liberação de blocos de energia que são retidos devido a várias tensões e traumas.

A consciência da respiração é uma excelente introdução à meditação. Permite que você acalme sua mente

☯️ A respiração pode ser usada na aplicação de visualizações médicas e muito mais

A prática do pranayama permite que você gerencie sua própria energia da maneira mais eficiente possível.

A respiração rítmica, profunda e lenta também é benéfica para o equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

De um ponto de vista fisiológico

Assim, no papel de parede, a parte autônoma do sistema nervoso que alimenta nossos órgãos internos, incluindo os pulmões e o coração.

Existe uma ligação entre o sistema circulatório e respiratório chamada arritmia respiratória. O que isso significa? Isso significa que quando você inspira, seu ritmo cardíaco aumenta ligeiramente e diminui quando você expira. Não podemos influenciar diretamente o sistema nervoso autônomo, ele funciona independentemente de nossa vontade, mas podemos fazê-lo indiretamente, trabalhando com a respiração.

O sistema nervoso autônomo é dividido em uma parte simpática e uma parte parassimpática. A primeira é estimulante e faz nosso corpo lutar ou fugir, por exemplo, em caso de estresse. A segunda é inibitória e é mais ativa, por exemplo, durante o repouso, relaxamento, digestão.

A arritmia respiratória é considerada um indicador da atividade do sistema nervoso parassimpático. A respiração prolongada estimula o nervo vago (parte deste sistema), colocando-nos em um estado relaxado. Deste ponto de vista, a respiração é uma ferramenta confiável para gerenciar o estresse e o estado mental-emocional.

Numerosas pesquisas científicas também o comprovam. Eles também nos informam que esta relação diminui com a idade, e durante muitas doenças como doença coronariana ou diabetes. A prática respiratória ajuda a solucionar este problema.

Quando praticamos o controle da respiração ou o gerenciamento da respiração, nós o observamos, o que nos leva a nos concentrar completamente na onda de entrada e saída da respiração. Isto acalma a mente apressada e permite que ela descanse.

Assim que você entra no caminho dos oito passos da ioga (parte 1 e parte 2), você sabe que a concentração prolongada é o caminho da meditação. A respiração consciente também muda as condições bioquímicas do sangue para condições mais favoráveis.

Vamos voltar à Índia, isto é, aos 3 principais canais de energia


Existem 3 canais principais de energia:

- O Shushumna nadi como canal central de energia - a sede da energia Kundalini, conectando o primeiro e sétimo centros de energia (chakra base e chakra da coroa)

- ida nadi - canal de energia lunar, corre no lado esquerdo do shushumna, no lado esquerdo da medula espinhal, terminando no hemisfério direito do cérebro, corresponde à narina esquerda

- pingala nadi - canal de energia solar, estende-se do lado direito, termina no hemisfério esquerdo, corresponde à narina direita

É fácil deduzir que a narina direita é mais ativa (aberta) enquanto operamos. A narina esquerda deve ser mais ativa quando chegar a hora de descansar e se recuperar.


Teste rápido


Eu tenho um teste rápido para você. Tudo que você tem que fazer é segurar o nariz de um lado e, ao inalar, verificar a qualidade do fluxo de ar primeiro em uma narina e depois na outra. Verifique várias vezes, por exemplo, de manhã, depois de levantar, à noite antes de dormir, ou quando você se sentir cansado e perder energia.

Se você tem dificuldade em adormecer ou falta de energia pela manhã, e tem dificuldade em se mover para realizar, o pranayama pode ser uma ferramenta muito útil para você.

Verifiquei várias vezes e 100% pela manhã, quando acordei, eu tinha uma narina esquerda ativa (mais aberta). Este é um fenômeno normal, mas eu me conheço e já notei que pela manhã preciso de mais tempo para agir. Depois de uma longa prática, posso dizer que isto mudou. Estou de pé novamente mais rápido, com a mente fresca e focada.

Cada vez que treino, adapto as técnicas às minhas necessidades atuais. Como em qualquer prática, o mais importante é ouvir a si mesmo e ao seu corpo.

Você não precisa ouvir sua mente pela manhã, vale a pena treinar um pouco, pois ela definitivamente tende a se agarrar ao prazer sozinha. Longe de dormir, você gostaria de permanecer nesse estado, mas é suficiente para silenciá-lo em poucas respirações e agir.

Ashtanga, aerojoga, acroyoga... Descubra que tipo de yoga é melhor para você

A yoga clássica tem várias variedades que diferem na dinâmica dos exercícios, na gama de posições praticadas ou no grau de envolvimento espiritual. Cada tipo de yoga tem um efeito diferente na mente e no corpo: alguns ajudam a combater o excesso de peso, outros promovem o relaxamento e aliviam a tensão. Descubra qual é a variedade de yoga certa para você. https://pranahathayoga.blogspot.com/

Perguntas técnicas


Há técnicas para equilibrar o fluxo em ambos os canais e trazê-los em equilíbrio. Há técnicas que são mais relaxantes e energizantes. Elas são aplicadas após as técnicas de limpeza respiratória. Elas também são usadas para limpar as narinas derramando água ou garganta entre elas com um fio, e também para engolir.

No entanto, estas técnicas não são necessárias para mim. Neste ponto, apoio Iyengar, que comentou sobre isso, dizendo que não é natural colocar no corpo algo que não é compatível com sua natureza.

Quando dei os primeiros passos, decidi ter aulas sob a supervisão de um professor e recomendo exatamente a mesma coisa. Entretanto, há muitas técnicas de respiração que podem ser utilizadas com segurança e sem qualquer risco. Provavelmente vou compartilhar algumas delas em meu blog.

Pranayama faz parte da clássica yoga indiana de oito patas e é uma das técnicas de cura do sistema Ayurvédico da medicina. A respiração é uma parte indispensável de muitas práticas de meditação. Finalmente, é uma ferramenta insubstituível para o controle da mente e o gerenciamento do estresse, como mostram as pesquisas. Entretanto, ele só pode começar a funcionar se começarmos a praticar.

Em meu trabalho de escritório, estendo a terapia à aprendizagem da consciência corporal e da respiração, aprendendo meditação e relaxamento.


Nos vemos da próxima vez!

Há pelo menos uma dúzia de variedades de yoga, para que todos possam escolher o estilo de prática que melhor lhes convier. Alguns tipos de yoga colocam mais ênfase na respiração correta, enquanto outros requerem mais precisão na prática de asanas e condicionamento físico. Há também tipos de ioga que têm benefícios para a saúde, como a ioga hormonal ou a ioga do riso, que cura não apenas o corpo, mas também a mente. https://pranahathayoga.blogspot.com/

Nossos Feedburner