Livro O Ensino de Criptografia na Educação Básica

Já pensou em aliar computação e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental?

Este material surgiu da parceria entre dois projetos de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: a OPM e o TIChers, que se unem em um mesmo propósito: articular ensino de matemática e de computação desde os anos iniciais da educação básica.

Quando falamos em computação pensamos em códigos complicados e computadores potentes, apenas coisas fora do nosso alcance enquanto professor. Contudo, os princípios da computação e da programação residem em coisas simples, como dar instruções claras e diretas.

Para articular estes dois conhecimentos, buscamos apoio na criptografia, que já fazia parte da história da humanidade muito antes dos computadores modernos.

Que tal convidar seus alunos para discutir mais sobre criptografia e ainda aprender matemática e computação?


Como citar: PANOSSIAN, M. L. et al. O Ensino de Criptografia na Educação Básica: articulações entre a matemática e a computação. Curitiba, 2022.

ISBN: 978-65-00-59005-0


O CURSO QUE DEU ORIGEM AO LIVRO


O curso de formação continuada "O Ensino de Criptografia na Educação Básica: articulações entre a matemática e a computação" foi criado a partir da parceria entre o projeto Oficina Pedagógica de Matemática e o projeto TIChers.

O objetivo do curso foi discutir como a computação e a matemática podem ser ensinadas juntamente nos iniciais da educação básica. O curso online e gratuito teve duração de 40h e foi composto por cinco encontros síncronos, em todas as segundas-feiras de agosto de 2020, entre 19h30 e 21h30. Em cada encontro os participantes, professores de 1º a 5º ano, tiveram contato com formas de criptografia que podem ser discutidas na educação básica.

ORGANIZADORAS DO CURSO E DO LIVRO

TIChers é um projeto de extensão do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto realiza ações de conscientização e formação de docentes da Educação Básica a fim de aumentar

a representatividade

feminina na área de Computação.

A Oficina Pedagógica de Matemática é um projeto de extensão vinculado ao Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR. Este é um espaço destinado à formação continuada de professores, onde são discutidos os processos de ensino e aprendizagem, aliando a teoria e a prática através dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino.