Edições

Editoração Científica: Dossiê Cognição & Linguagem

Revista Aufklärung - UFPB (ISSN 2318-9428)v. 8 n. esp.

O que observamos ao pesquisar qualquer tópico que se enquadre sob os rótulos Cognição e/ou Linguagem é a grande diversidade de perspectivas sob as quais podemos considerá-los e de aspectos relevantes sobre os quais devemos nos debruçar. Muitas vezes, durante a pesquisa, esclarecemos alguns pontos muito específicos, algumas vezes obtemos uma visão perspícua e panorâmica sobre um determinado foco de debate, mas sempre temos o objetivo de obter uma visão perspícua e panorâmica ampla o suficiente para iluminar as grandes questões que temos acerca da nossa própria condição humana, enquanto seres linguísticos. Os esforços que venho empenhando e que convergem neste volume vão nessa direção: a de obter uma visão perspícua e panorâmica dos diversos focos de debate que compõem um amplo cenário de compreensão acerca da nossa condição humana.


Edição de livro: Epistemologia dos eixos 

ISBN 978-65-5460-001-9 DOI: https://doi.org/10.36592/9786554600019 

Com Plínio Smith 


A epistemologia dos eixos é uma forte e crescente perspectiva. Ela é central para a epistemologia contemporânea por tratar do ponto principal dos argumentos cartesianos sobre o conhecimento, a saber, a ideia de que não podemos ter conhecimento acerca do mundo que nos cerca e, consequentemente, atestar a verdade de proposições supostamente empíricas como “Existem objetos externos”, “Eu tenho uma mão” etc.

O livro oferece acesso a um importante material em língua portuguesa, que apresenta as bases desta epistemologia, tendo em vista estimular o ensino, pesquisa e debate filosófico tanto no Brasil quanto nos demais países de língua portuguesa. O livro conta com contribuições de importantes epistemólogos brasileiros e estrangeiros e, cabe mencionar,  proporá a seguinte tradução para 'Hinge Epistemology': Epistemologia dos Eixos. Essa tradução enfatiza uma das principais características das proposições ‘hinge’, a saber, elas são aquelas em torno das quais as demais orbitam. 


* Atualmente a ‘hinge epistemology’ é chamada em português de ‘epistemologia dobradiça’.

Editoração Científica: Dossiê Filosofia da Mente e da Linguagem

Revista Sofia - UFES  (ISSN2317-2339), V.8, N.1, P.I-III, JAN./JUN.2019

Com César Meurer e Raquel Krempel

Os artigos que compõem este dossiê lidam com temas centrais da filosofia da mente e da filosofia da linguagem. Alguns deles abordam temas clássicos e apresentam panoramas em língua portuguesa, de modo que se fazem úteis a jovens leitores. Outros textos apresentam propostas mais ousadas e prometem incitar debate entre filósofos mais experientes. Desse modo, este volume se equilibra ao oferecer conteúdo para diversos públicos. Em filosofia da mente, há discussões sobre o consciente e o inconsciente, qualia, fisicalismo, alucinações, hipótese da mente estendida, emoções, o problema da lacuna explicativa e reducionismo nas explicações em ciências cognitivas. Em filosofia da linguagem, são tratados temas como a relação entre pensamento e linguagem, normatividade linguística e demonstrativos. Além disso, contamos com textos com abordagens históricas que tratam dos escritos de Wittgenstein acerca da psicologia e da investigação de Antístenes acerca dos nomes.