Situada na Avenida Getúlio Vargas, na praça da Matriz, a Escola Normal originou-se do Instituto Sul-Americano, fundado em 1929 pelo Professor Antônio Dias Maciel. Educandário de nível médio, criado em 1932, via decreto assinado pelo então presidente da província de Minas Gerais, Olegário Maciel, a escola inicia suas atividades, provisoriamente, na residência do próprio político, hoje o MuP.
Posteriormente funcionou em um chalé na Praça Antônio Dias. Durante esse período, o estado adquire o terreno para a construção da sede própria, tendo à frente o secretário de Educação Dr. Noraldino Lima e o coletor estadual Anísio Assunção (patense). Ainda em 1932, recebeu as escrituras e efetuou o pagamento.
As obras foram iniciadas e concluídas em 1933, quando começou a funcionar o imponente edifício, cujo nome homenageia um de seus ilustres incentivadores: Antônio Dias Maciel.
De estilo clássico, foi inaugurado em setembro de 1934, no governo Benedito Valadares. Em 1935 formou-se a primeira turma de normalistas, marco importante na história educacional do Alto Paranaíba.