Acervo MuP

Urna funerária de enterro secundário 

Acervo 

História

O acervo do Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP) foi constituído a partir de 1992, dentro da estrutura do antigo centro histórico e cultural. Houve novo avanço em 1997, com a criação da divisão de patrimônio histórico, órgão responsável pela salvaguarda do patrimônio do município. Desde então, foram montadas salas museológicas e a comunidade fez inúmeras doações e transferências, enriquecendo o acervo da instituição, que é formado por elementos vinculados à história e à multiplicidade cultural de Patos de Minas e região do Alto Paranaíba.  


Composição e Natureza

O acervo documental é composto de documentos de fundo público; como atas, correspondências expedidas e recebidas, tributações da Prefeitura, além de centenas de objetos de naturezas diversas, e também de fundo privado; como livros pessoais, publicações, fotografias e arquivos de áudio e vídeo.  

Expostos, e também na reserva técnica, encontram-se bens patrimoniais relacionados à artes e ofícios, saberes, fazeres, celebrações, arqueologia, bem como indumentárias, áudio visual, periódicos, coleções documentais dos séculos XIX e XX, documentação cartográfica e fotográfica. 

O acervo fotográfico possui milhares de fotos originais, reproduções e negativos doados pela comunidade e produzidos por órgãos e servidores municipais atinentes, das áreas de patrimônio cultural, imprensa e comunicação.  

Visando ampliar e qualificar o processo de organização do acervo, foi elaborado o Plano Museológico do Museu Municipal em 2020

Espada do Major Jerônimo Dias Maciel 

A Espada foi concedida em 1890, por José Cesário de Faria Alvim, Presidente da Província de Minas Gerais. 

Cadeira de Olegário Dias Maciel 

A cadeira pertenceu a Olegário Dias Maciel e compunha o mobiliário da sua residência em Patos de Minas, onde funciona atualmente o Museu Municipal. 

Telefone Motorola Microtac II 

Em 1989 A Motorola lançou o celular Microtac. E dois anos depois o Microtac II. A telefonia celular se desenvolveu no Brasil somente em meados de 1990. A tecnologia é recente, mas os avanços são enormes! 

Telefone Berliner´s Universal Transmiter (1ª metade séc. XX)

Telefone usado por Dr. Itagyba da Silva, segundo advogado de Patos de Minas. Ele possuía  dois aparelhos; um instalado na casa na cidade e outro na sua fazenda. 

Receptor de Radioamador (1962)

Aparelho receptor de ondas curtas, marca “Delta – Mod. 209”. A empresa Delta, fabricante do equipamento em questão, surgiu em 1954 em São Paulo. 

Máquina de somar Dalton (Década de 1920) 

Uma das primeiras máquinas de somar da Prefeitura de Patos de Minas adquirida na década de 1920/1930. Trata-se de um equipamento que foi utilizado no setor de contabilidade da Prefeitura. A máquina só efetuava soma e subtração.