As Folias de Reis integram o patrimônio cultural brasileiro, mineiro e patense. Repletas de religiosidade, elas fazem parte das celebrações denominadas de Reisados, ou seja, as festas do ciclo natalino que festejam o Natal e Reis, entre 25 de dezembro e 06 de janeiro.
Por meio de peregrinações, chamadas de “Giro”, as Folias relembram a jornada dos três Reis Magos que, vindos do Oriente e guiados por uma estrela, foram ao encontro do Menino Jesus, recém-nascido, em uma estrebaria. Ao longo da peregrinação, os foliões cantam e oram nas casas dos devotos de Santos Reis. Nessas ocasiões, os devotos também oferecem esmolas para ajudar os mais necessitados.
As Folias são um dos bens imateriais mais importantes da cultura local. Sua história confunde-se com a própria história de formação do município de Patos de Minas. Preservar e valorizar suas tradições é fundamental para que as gerações futuras conheçam melhor a si mesmas e a seus antepassados.
Atualmente o Município possui mais de 60 grupos ativos, espalhados no campo e na cidade. A ação cultural-religiosa transforma-se também em ação social, uma vez que as Folias doam donativos arrecadados para o Dispensário São Vicente de Paulo, associação beneficente ligada à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Registros: Municipal e IEPHA)